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terça-feira, 30 de junho de 2020

1º Anos A//B/C/D, 2ª ATIVIDADE DE ARTES



História do circo

No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes. Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado.
De fato, o circo demorou muito tempo até chegar à forma sistematizada por nós hoje conhecida. Somente no século XVIII é que o picadeiro e as mais conhecidas atrações circenses foram se consolidando. Existem indícios de que as artes circenses já eram praticadas há 4 mil anos em inúmeras civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia. Entretanto, o primeiro grande circo que se tem conhecimento nos moldes que se assemelham ao que conhecemos hoje foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga. 
O chamado “Circo Máximo” era o local onde as massas plebeias reuniam-se para assistir às atrações organizadas pelas autoridades imperiais.

Circo no Brasil 

A história do circo no Brasil teve inicio no século XIX. Foi nesse período que muitas famílias europeias aportaram no país e reuniram-se em guetos, nos quais compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.
O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.
Os espetáculos eram feitos sempre respeitando o gosto e interesse dos espectadores. Por conta disso, o "palhaço" ganhou uma roupagem diferente do personagem europeu, que lá é mais calado, realiza mais mímicas e possui um humor sutil.
Aqui no Brasil, o palhaço já tem características mais efusivas, muito falante e geralmente utiliza humor sorrateiro. Os palhaços que fizeram mais sucesso nacional foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. 
Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.

Circo Contemporâneo

Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circo contemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de pai para filho como antigamente. Uma das primeiras escolas de circo surgiu em São Paulo, a Academia Piolin, em 1978. No Rio de Janeiro, em 1982, foi aberta a Escola Nacional de Circo. Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao público.
Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.

Personagens circenses

O circo possui muitas apresentações e artistas com habilidades diversas. Conheça um pouco sobre algumas dessas atrações e seus personagens.

Palhaços 

O palhaço é uma figura inocente e divertida que permeia o imaginário das pessoas há muito tempo. A origem de tal personagem, com características mais próximas do que temos hoje, remonta o Antigo Egito, em 2.500 a.C. Há ainda indicações de que existiram na Grécia, Roma, China e demais civilizações, como a asteca, na América Latina. 

Malabaristas 
A arte dos malabares também já era praticada na antiguidade em cerimônias religiosas. Na China Antiga já se fazia uso de pratos girando, equilibrados em varinhas. Já na Grécia e Egito, a preferência era pelas bolas e mais tarde por tochas acesas.
Mágicos (ou ilusionistas)
A origem do ilusionismo data de 2.000 a.C., relatada em documentos egípcios. Também havia ilusionistas durante o período medieval na Europa que foram apontados como bruxos e bruxas. Apenas mais tarde, no século XIX, que essa arte foi reconhecida e pôde desenvolver-se.
Trapezistas
O trapézio é uma técnica que exige muita confiança entre as pessoas que participam, por conta disso, geralmente os números são realizados por membros da mesma família. Os saltos são feitos a pelo menos 10 metros de altura, embaixo há uma cama elástica por motivos de precaução e segurança.
Contorcionistas
Sabe-se que na Grécia Antiga já se praticava contorcionismo há pelo menos 2.500 anos. Além disso, há registros que indicam que essa era uma prática utilizada na China como parte do treinamento de guerreiros, há mais de 5.500 anos.
Domadores de animais
A palavra "domador" tem origem do latim domare, que significa “amansar, dominar", essa por sua vez deriva de domus, "casa". Então, a arte de domar animais sugere que eles ficariam tão mansos que poderiam conviver nas casas com as pessoas. Hoje em dia, os circos modernos normalmente não usam mais animais em suas apresentações, pois havia muitos casos de maus tratos desses bichos.
Equilibristas na Corda Bamba
Essa arte surgiu na China e data de pelo menos 108 a.C. Durante uma celebração no palácio do imperador, alguns artistas se apresentaram com números de acrobacias e corda bamba. 
Engolidores de Espadas
Essa é uma das atrações que mais impressiona a plateia. Para realizar o feito, o artista precisa ter muita consciência corporal e nivelar a boca, garganta e esôfago com maestria, a fim de que a espada não cause nenhuma perfuração. Geralmente são utilizadas espadas de 2 cm de largura e comprimento de 38 a 51 cm.


Atividade de averiguação de aprendizagem

Responder preferencialmente pelo Google forms, ou copiar no caderno a caneta e enviar foto com as resposta para o whatsapp da professor 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE4eGxcDd4IDa7PlClA_hKui8BSUy4E7V7jTiu8lYdE0NUng/viewform?usp=sf_link


1.    Sobre o ensino de números circenses, é incorreto o que se afirma em:

(a)  Nas escolas contemporânes circenses o ensino se dar como antes, sendo passado de pai para filho;
(b)  Nas escolas contemporâneas, osjovens aprendem as técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao público;
(c)  No ensino tradicional é passado de geração para geração; 
(d)  Uma das primeiras escolas de circo surgiu em São Paulo, a Academia Piolin, em 1978.
(e)  Uma ramificação do circo atualmente é o circo contemporâneo, que é aprendido em escolas.


2. A arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com   base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

              I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica. A exemplo disso, o circo contemporâneo. 
       II. Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades     tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.
               III. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformaçõesnão foram significativas do ponto de vista da economia circense.
              Está correto o que se afirma em:
a)I, II e III.
b)I e II apenas.
c)II e III apenas.
d)I e III apenas.
e) I apenas.


3. O circo possui muitas apresentações e artistas com habilidades diversas.
                Sobre os personagens circenses, aponte a afirmativa correta:

 a) O palhaço europeu, por ter característica ser mais falastrão, realiza mais mímicas e possui um humor sutil.
 b)  Aqui no Brasil, o palhaço tem característica de ser introvertido, muito falante e geralmente utiliza humor sorrateiro. 
 c) Os palhaços que fizeram mais sucesso nacional foram: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Pixinguinha. 
 d)  A arte de equilibrista de corda bamba surgiu na Europa e data de pelo menos 108 a.C. 
 e)  No Brasil, o palhaço tem características mais sociáveis, muito falante e geralmente utiliza humor sorrateiro. 


4. Para esta questão assista a cena do filme O palhaço, em anexo. Dentro do enredo do filme, exibido nessa pequena cena, alguns artistas de diferentes especialidades no picadeiro são apresentados, bem como, algumas funções de bastidores. Alguns desses estão identificados em:

a) público, pipoqueiro e palhaço;
b) malabaristas, doceiro e iluminador;
c) dançarinas, acrobatas e público;
d) palhaços, dançarinas, apresentador, músicos, técnicos de som e iluminação, atores de circo-teatro;
e) todas as anteriores.  




Referências




https://www.youtube.com/watch?v=i0i1LjQfvsI