Marcadores

terça-feira, 23 de junho de 2020

1º ANOS A,B, 1ª ATIVIDADE DE QUÍMICA

SOLUÇÕES

   Olá, pessoal!
   Na aula de hoje, vamos relembrar alguns conceitos importantes para o estudo da química, que foram estudados em nossas primeiras aulas presenciais. Além disso, aprenderemos a interpretar os diagramas de mudanças de estado físico da matéria, bem como a identificar os fenômenos físico e químico.
Vamos nessa!





   O vídeo a seguir ajudará você a relembrar esses termos:


Sabendo o ponto de fusão (PF) e o ponto de ebulição (PE) de uma substância, pode-se prever seu estado físico.
Ex:

   A 25ºC, por exemplo, a água encontra-se no estado líquido, uma vez que essa temperatura é maior que seu ponto de fusão (0ºC) e menor que seu ponto de ebulição (100ºC).



   Sabendo os pontos de fusão e ebulição dos materiais, é possível classificá-los em substância pura ou mistura por meio da análise dos chamados diagramas de mudança de estado físico. O vídeo a seguir vai ajudar você a entender isso.






   Para finalizar a aula de hoje, vamos entender a diferença entre fenômeno físico e fenômeno químico.





Veja esse vídeo sobre o tema: 

Leitura complementar:
Em seu livro didático, conteúdos abordados nessa aula encontram-se nas seguintes páginas:
28 a 32, 39 a 43, 54 a 56


   Chegou a hora de praticar o que você aprendeu nessa aula!


Atividade de averiguação de aprendizagem 
Copiar no caderno e responder as atividades e enviar para o professor via whatsapp por meio de foto.

  
1) O ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades específicas da matéria.
 Observe a tabela e indique a alternativa correta:


a) O mercúrio encontra-se no estado gasoso a 38 ºC.
b) A -33,4 ºC, a amônia começa a passar do estado sólido para o líquido.
c) O benzeno encontra-se no estado líquido a 90 ºC.
d) O naftaleno encontra-se no estado líquido a 60 ºC.
e) A 200 ºC, o mercúrio encontra-se no estado líquido.


2) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições  climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas  transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água  ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente,  algumas das moléculas do líquido podem ter energia  necessária para recomeçar a subir para a  atmosfera. A transformação mencionada no texto é a: 

a) Fusão.     
b) Liquefação.     
c) Evaporação.     
d) Solidificação.     
e) Condensação.


3) Vários fenômenos químicos e físicos podem ser observados em nosso dia a dia. Dentre os exemplos abaixo, o único que pode ser considerado um fenômeno físico é:

a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

4) O diagrama abaixo representa mudanças de estado físico de um material. Os nomes corretos das transformações ocorridas nos intervalos X e Y são, respectivamente:


a) solidificação e condensação.
b) fusão e ebulição.
c) liquefação e vaporização.
d) sublimação e sublimação.
e) fusão e liquefação.


5) As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Indique a alternativa que apresenta três substâncias simples e duas compostas, respectivamente.
a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S
b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,
c) S, O2, O3, CH4, CO2
d) H2SO4, Cu, H2, O2
e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2


6) Em uma aula de química, onde estavam sendo analisados diagramas de mudanças de estado físico, o professor apresentou o diagrama a seguir e fez as seguintes perguntas: I- Esse gráfico refere-se a uma
Substância pura? II- Qual o ponto de ebulição do material?



  A alternativa que contém as respostas corretas para essas perguntas é:

a) I – Sim. II – 40ºC
b) I – Sim. II – 60ºC
c) I – Sim. II – 15ºC
d) I – Não. II – 40ºC
e) I – Não. II – 60ºC