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quarta-feira, 17 de junho de 2020

1º ANOS A, B, C e D - Ensino Médio, 1ª ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Colégio Estadual "Fausto Cardoso"
Turma/Série: 1º anos A, B, C e D - Ensino Médio
Disciplina: História
Professor: Antonio José dos Santos Junior
Tema: História, cultura, patrimônio e tempo


Para que serve a História?
Imagem: O escritor no interior da ampulheta do tempo 
Estudar História pode ter várias finalidades. Vamos apresentar uma que consideramos importante.

Segundo Gilberto Cotrin, os estudos históricos interpretam as experiências humanas ao longo do tempo. Analisando essas interpretações, podemos adquirir consciência do que fomos (passado) para transformar o que somos (presente).

No caso do nosso país, por exemplo, percebemos a existência de grandes desigualdades sociais. Dados recentes da Receita Federal demonstram que 71 mil pessoas (que caberiam em uma arena de futebol) detêm 22% da riqueza no país. Os estudos de história brasileira podem nos ajudar a compreender as raízes dessas desigualdades. Sem consciência histórica, podemos achar tudo isso muito “natural” e não enxergar uma maneira de modificar essa situação. Quando adquirimos conhecimento histórico, percebemos que, se algumas coisas mudaram no passado, também podem mudar no presente.

Nesse sentido, uma atitude historiadora pode despertar a consciência de cada um de nós para a tarefa de construir uma sociedade mais justa, mais democrática e mais inclusiva.



O que a História estuda?

A palavra história tem origem grega e significa conhecimento por meio de uma indagação e deriva de histor: “sábio ou conhecedor”. Alguns estudiosos deram definições diferentes para história, como o filósofo e escritor alemão Johann Gottfried Von Herder, para o qual a história é o estudo do passado, o historiador francês Marc Bloch definiu como sendo a ciência dos homens no transcurso do tempo, já o francês Lucien Febvre define a história como o processo de mudança contínua da sociedade humana.

Para o escritor e lexicógrafo brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, história é a “narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral”. Para Sérgio Buarque de Holanda, historiador e sociólogo, “a história é o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam, das idéias que tinham”.

Tomando como base os conceitos apresentados acima a história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.



As Fontes da História

O trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. Ambos buscam evidências para entender e analisar o que aconteceu. Para escrever a história, são buscados registros deixados por cada sociedade, que podem ser materiais ou imateriais. Chamamos esses registros de fontes.

Para examinar cada tipo de fonte existem metodologias diferentes e cabe ao pesquisador escolher a mais adequada para conseguir elaborar o conhecimento científico. Tudo o que conhecemos sobre a história do Brasil e do mundo vem do cruzamento dos vários tipos de fontes disponíveis. Podemos dividi-las em:

Fontes escritas:São as mais tradicionais na pesquisa histórica.  Podemos citar cartas, jornais, revistas, diários, atas, livros, certidões de nascimento e óbito, processos criminais, manifestos, manuais, entre outros.

Fontes materiais:É possível trabalhar com todo o tipo de vestígio material produzido por cada sociedade. Alguns exemplos são monumentos, utensílios, ferramentas de trabalho, moedas, fósseis, vestimentas, moradias e meios de transporte.

Fontes orais:Nas últimas décadas, as fontes orais tem ganhado cada vez mais importância para a escrita da história. Ouvir e interpretar informações que podem ser transmitidas pela fala, como experiências pessoais, cantos, lendas e orações permitem que o historiador entenda o passado por meio de memórias individuais e coletivas.

Fontes iconográficas:
A arte produzida por cada grupo social pode revelar muito sobre a forma como se expressavam, viviam e pensavam. Além disso, é possível estudar o papel que a arte tem em cada sociedade, a importância a ela conferida, como era patrocinada e comercializada, entre outras características. Pinturas e fotografias são exemplos de fontes iconográficas.

REFERÊNCIAS
Mota, Myriam Becho. História : das cavernas ao terceiro milênio / Myriam Becho Mota, Patrícia Ramos Braick. – 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.
Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
O QUE É HISTÓRIA, FONTES HISTÓRICAS E CONTAGEM DO TEMPO: https://cursoenemgratuito.com.br/o-que-e-historia/
Canal do Youtube, se liga nessa História - O QUE É HISTÓRIA?: https://www.youtube.com/watch?v=RsREswPzsYg




Atividade de averiguação de aprendizagem
Entregar para o professor via whatsapp ou formulário google, ate o dia 30/06
A partir do texto acima, vídeoaula e dos links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.



1. Para que serve a História? Marque a resposta incorreta.

a) Os estudos históricos interpretam as experiências humanas ao longo do tempo;
b) Os estudos de história brasileira podem nos ajudar a compreender as raízes das desigualdades sociais, no Brasil.
c)  Para buscar orientações diante das carências da vida prática e do tempo presente;
d) Prever exatamente o que ocorrerá no futuro de um país.


2. Em sua opinião qual a importância de se estudar a História?
R__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. O que a História estuda? Marque a resposta incorreta.

a) Para Marc Bloch, a história é uma ciência que estuda os homens no transcurso do tempo;
b) Para o escritor e lexicógrafo brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, história é a “narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos;
c) A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade;
d) A história é uma ciência que estuda os feitos dos animais (serpentes, porcos, cavalos...)



4. O que são fontes históricas? Marque a resposta incorreta.

a) São as fake news postadas nas redes sociais;
b) Registros deixados por cada sociedade, que podem ser materiais ou imateriais;
c) Registros deixados pelo homem, nos diversos períodos da história;
d) As mais variadas formas de cultura do homem, no tempo;



5. Sobre os tipos de fontes escritas, identifique a resposta correta.

a) jornais
b) cantos
c) vestimentas
d) fotografias