Marcadores

terça-feira, 16 de junho de 2020

2º e 3º ANOS- ARTE-TODAS AS TURMAS

ARTE RENASCENTISTA


Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. Considerado o marco da história da arte, a partir do qual o homem passa a ter consciência de sua própria existência, foi um movimento cultural nascido durante o século XIV na rica cidade de Florença na Itália. Os ideais renascentistas se espalharam por toda a Europa até o final do século XVI. Os artistas desse movimento visavam resgatar os valores da cultura greco-romana segundo eles, abandonados no período conhecido comoidade média.
Os renascentistas colocavam em primeiro plano a existência humana, ao contrário do que acontecia no período medieval, em que havia uma excessiva preocupação com os valores religiosos. Como a Igreja Católica havia se transformado na instituição mais poderosa da Europa, ela controlava tudo o que era produzido e divulgado na sociedade.
Deus não era negado pelos homens do Renascimento, no entanto a preocupação com o ser humano e os assuntos terrenos deveria estar em primeiro lugar. A base da cultura renascentista era o humanismo, movimento que apresentava como principais características:
·    Antropocentrismo: homem como o centro do universo;

· Racionalismo: capacidade de raciocinar, a busca da verdade deve ocorrer por meio da investigação, visto que o homem é um ser racional. A razão como base do conhecimento.

O Desenvolvimento da Arte Renascentista

            O fortalecimento da burguesia na Europa estimulou a expansão dos ideais renascentistas. Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos banqueiros e comerciantes conhecidos como mecenas, estes financiavam e divulgavam o trabalho dos artistas em troca de reconhecimento social. A beleza das obras de arte gerava um grande prestígio para as cidades, o que levava os mecenas a competirem para contratar os melhores artistas.

Características da Arte Renascentista

            O Renascimento e suas mais variadas expressões surgiram em Florença, mas ao se espalhar para outras regiões da Europa adquiriu especificidades de cada local. Apesar da liberdade de criação de cada artista, a arte renascentista apresentava algumas características em comum, entre elas pode-se destacar:
Realismo: os artistas buscavam representar suas criações com o máximo de realidade, para isso no centro de suas obras estava o homem e a natureza. Com o objetivo de se aproximar dessa realidade, eles desenvolveram técnicas que visavam expressar os sentimentos e emoções humanas.
Valorizavam-se muito os prazeres terrenos e a beleza do corpo, o que antes era considerado pecado pela sociedade medieval.
A Técnica da Perspectiva:a utilização dessa técnica criava uma sensação de profundidade e volume às telas. Seu emprego só foi possível a partir da utilização de figuras geométricas e estudos matemáticos. Até mesmo as obras de arte eram fruto de incansáveis estudos científicos.
Valorização da cultura greco-romana:Os renascentistas admiravam a relação dos gregos e romanos com os sentimentos humanos e a natureza. Para eles tudo o que foi criado por essas duas grandes civilizações da antiguidade clássica foi perdido durante a Idade Média, devido aos dogmas religiosos.



Humanismo: representa a valorização do ser humano e a sua condição acima de tudo, valorizaçãodas formas (aspectos físicos e até morais) humanas na arte. Forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião etc;
Hedonismo:valorização dos prazeres do corpo e do espirito, o que antes era considerado pecado pela sociedade medieval;
Individualismo: valorizaçãodoindividuocolocando o homem em “posição central”. Valorização da capacidade de criação e espírito de competição;
Cientificismo: Entre as características do Renascimento essa é reconhecida por colocar a ciência em posição de superioridade com as demais formas de compreensão humana (religião, metafísica, filosofia, etc.);


Pontos importantes:

O Renascimento divide a história à luz das realizações humanas: Antiguidade Clássica (apogeu), Idade Média (idade das trevas, 1000 anos de escuridão) e o 'Renascimento (retorno à Antiguidade Clássica, marcada pelo antropocentrismo e racionalismo). Há uma ruptura entre a Fé e a Razão, porém o Homem não perde o seu espírito religioso; ele só não tem mais medo de se enxergar, enquanto homem que é. 

Fases 

Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca(“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri(“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”). Já no Quatrocento(1400, século XV), com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura).
Na fase final do Renascimento, o Cinquecento (1500, século XVI), ganhou grandes proporções, dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal, podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albrercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico, devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau CopérnicoGalileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes, até então controlados pela Igreja.

Justificativa 

São dois os motivos que justificam o renascimento: o contextual (ressurgimento do comércio, da vida urbana, a burguesia) e a exaustão (evolução do artista, vontade de se expressar distintamente do que, até então, sucedia no mundo).





Principais Artistas do Renascimento:


Giotto di Bondone: pintor e arquiteto italiano, os traços realistas expressados em suas obras fazem dele um dos percussores do movimento renascentista. É concebido como o fundador da pintura moderna e o pai da Renascença;
Michelangelo Buonorroti: destacou-se na pintura, na arquitetura e na escultura. 
Rafael Sanzio: ficou reconhecido pela pintura de várias Madonas (representação da virgem Maria com o menino Jesus)
Leonardo da Vinci:um dos artistas mais completos do período renascentista destacou-se por seus estudos científicos sobre os mais variados assuntos. Pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc
Sandro Botticelli: reconhecido por suas representações de cenas da mitologia clássica. Entre suas principais obras estão O Nascimento de Vênus e Primavera.
Filippo Brunelleschi: sua principal criação foi à cúpula da catedral de Florença, modelo para a arquitetura renascentista.
Donatello: apesar de também exaltar a figura humana, o artista ficou conhecido por suas esculturas com temas religiosos. 













EXERCÍCIO


        1º   Como surge o renascimento? Qual seu valor histórico? Qual ou quais características renascentistas perduram até os dias atuais em nossos povos?


   2º     (Uneb-BA)
Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
d) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.
e) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade          Moderna.


















REFERENCIAS:




https://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/

https://www.youtube.com/watch?v=PcR2q0GFBow&t=157s