Marcadores

quinta-feira, 18 de junho de 2020

3º ANOS C- D- 1ª ATIVIDADE DE GEOGRAFIA


COMO ESTAVA DIVIDO O MUNDO ATÉ 1989?





1-Duas potências, dois blocos: 

    Após a segunda guerra mundial, os Estados Unidos (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os países mais poderosos do mundo. O mundo ficou dividido entre países capitalistas liderados pelo EUA e países socialistas liderados pela URSS, assim o mundo se tornou bipolar. A disputa entre esses dois países ficou conhecida como GUERRA FRIA, já que os dois países nunca se enfrentaram diretamente.


A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.

    O espaço mundial pode ser regionalizado de diversas formas. Mas o que é isso: regionalizar?
    Regionalizar nada mais é do que dividir os países de acordo com algum critério: ricos, ou pobres, subdesenvolvidos ou desenvolvidos, nível social, línguas, culturas, posição geográfica, etc.
    A Regionalização Mundial do espaço: Países do Norte e do Sul, divisão socioeconômica. Com o endereço abaixo, vocês podem visualizar o mapa da Regionalização norte e sul.

 

   A divisão regional se dá entre países ricos (ao norte) e países pobres (abaixo da linha).  Isso acontece porque como podemos observar geograficamente os países ditos “ricos” estão acima, e os ditos “pobres” abaixo. Portanto a denominação: países do norte e países do sul também estão corretas.

   Assim, se levarmos o critério socioeconômico podemos dividir o mundo em dois grandes grupos: Países desenvolvidos e Países subdesenvolvidos.

    Sendo assim estudaremos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que como o próprio nome propõe, é um índice de requisitos básicos para alavancar e desenvolver a população de um determinado lugar/região.

        Mas e o IDH? Vamos entender o que é?

     O Índice de Desenvolvimento Humano- É através desse índice que podemos conhecer e entender mais a fundo como uma país se comporta, qual o nível da população em termos de qualidade de vida, taxas de natalidade, mortalidade, renda per capita e taxas de analfabetismo, expectativa de vida, poder de compra, acesso a saúde, entre outros.

    Devido a esses índices temos um mundo bastante desigual, nem todos os países apresentam taxas com elevados índices, há uma grande disparidade entre ricos e pobres. Hoje, existem no mundo pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia. Portanto investimentos, garantia de políticas públicas e sociais deveriam ser promovida nesses países que mais necessitam, ao menos para garantir as populações seus direitos humanos.








1ª ATIVIDADE  DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

01) Observe a charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

02) (UFPE)
Verifique os dados apresentados a seguir.


Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:
a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.
b) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.
c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.

d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.
e) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.

03) O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.
c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.
e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.

04) Como era a regionalização mundial até 1989? Explique sua resposta.

05) Leia o um trecho da música de Edson Gomes, Guerreiro do 3°mundo, e responda:
(...)Que vive tão desesperado
Sem ter o que comer
De manhã, à tarde, à noite
Sem saber o que fazer
Surge mais um guerreiro do terceiro mundo
Estamos enchendo as calçadas
Superlotando as prisões
As favelas não suportam mais
Tanta gente em aflição, oh, não!
Surge mais um guerreiro do terceiro mundo (...)


a)O que significa a expressão "3° mundo"?


b)Quem é o guerreiro do 3° mundo, e por quê?

BONS ESTUDOS!