Marcadores

quinta-feira, 2 de julho de 2020

1ª Ano C, 2ª Atividade de Geografia





Migrações Internacionais

Uma das mais antigas e marcantes características humanas é o seu poder de deslocamento no espaço da superfície terrestre. Quando se trata de movimentos populacionais que envolvem dois países diferentes, eles são chama¬dos de migrações internacionais ou migrações externas.

Nesse caso, uma população, ao sair de seu país de origem, é denominada emigrante e, ao entrar no novo país, é chamada de imigrante.

EMIGRAÇÃO IMIGRAÇÃO

Na atualidade, as migrações inter¬nacionais são o reflexo das desigualdades entre países ricos e países pobres, entre países estáveis e países instáveis, formando um conjunto de causas sociais, econômicas, políticas e bélicas.

A pressão demográfica, unida ao alto nível de miséria de algumas populações, torna inevitável a emigração em alguns países subdesenvolvidos do mundo. Os emigrantes assumem o risco de sair de seus países de origem por não terem o que perder.

O atrativo que exerce o mundo desenvolvido é um grande estímulo para o empreendimento da emigração, apesar de todas as dificuldades que cercam o processo de instalação e adaptação de qualquer população em um novo país, mesmo que haja semelhanças culturais e de língua entre eles.

Cada lugar com um mínimo de história é carregado de cultura e tradições, o que o torna uma entidade especial e particular no espaço geo¬gráfico. Por isso, as regiões do mundo marcadas pela entrada de imigrantes sofrem, de um lado, o impacto da carga cultural dos que chegam e, estes, vivenciam as dificuldades típicas de adaptação ao novo ambiente.

Somente o tempo e a tolerância são capazes de criar condições para o aparecimento de uma nova cultura regional, fruto das influências mútuas que fatalmente ocorrerão.

É por conta do receio dessas influências culturais e pelo medo da perda de identidade que muitos paí¬ses do mundo têm tratado o tema da migração internacional com preconceito. Se, de um lado, alguns países precisaram e até hoje precisam de mão-de-obra para suprir setores para os quais não há disponíveis demo¬gráficos locais, e a solução seria estimular a entrada de estrangeiros, por outro, predomina ainda o medo dos enquistamentos culturais (núcleos populacionais fechados 
culturalmente). É importante ressaltar que os enquistamentos só ocorrem quando contingentes significativos de imigrantes se concentram num determinado lugar, for¬mando núcleos como vilarejos e bairros. Aí, em função das facilidades do isolamento, os imigrantes pouco se integram ao novo país, mantendo a língua de origem e suas tradições relativamente intactas.

Não devemos também esquecer que, num mundo cheio de instabilidades, o desemprego estrutural (causado pelo desenvolvimento tecnológico), que é uma realidade de escala global é, geralmente, usado para estabelecer limites rigorosos com relação à imigração, com o pretexto político de proteger os empregos das populações locais.

Migrações extracomunitárias rumo à UE:


Em rosa: países emissores; Em verde: países receptores; Seta: fluxo de emigrantes.
Os problemas atuais decorrentes das migrações internacionais

As migrações, pelo que se pode deduzir do que foi tratado até agora, podem gerar conflitos individuais, sociais e políticos. Os problemas decorrentes dos fluxos migratórios são importantes e, em alguns países, chegam a alcançar níveis de certa gravidade.

As causas desses problemas residem num velho debate que existe nos países receptores, sobre se os imigrantes vão integrar-se à comunidade ou manter-se enquistados, marginalizados, com regras próprias que regem suas vidas.

Por um lado, os imigrantes são vistos como pessoas diferentes, em virtude de questões religiosas, étnicas ou culturais. Por outro, dependendo das condições, são os próprios imigrantes que adotam a atitude de defesa de não se integrar.

Como consequência dessas dificuldades de integração, os imigrantes correm muitos riscos e enfrentam uma série de problemas em alguns países receptores, o que estimula o retorno de parte deles ao país de origem.

As diferenças linguísticas são o primeiro obstáculo para as relações sociais e o exercício da atividade profissional para o imigrante. Os tipos de trabalho em certos setores, como a construção civil, agricultura e alguns serviços menos valorizados, têm características pouco atrativas, pois são temporários, pouco remunerados e rejeitados socialmente pela população local, o que leva o imigrante a questionar sua permanência.

              Há estudiosos que afirmam que na maioria dos casos o imigrante nutre o desejo e a esperança de retornar ao país de origem, principalmente se obtiver sucesso financeiro, em especial quando se trata de migração motivada por crises econômicas. Entretanto, a assimilação cultural acomoda tais expectativas e, de maneira geral, o “enriquecimento”, que não passa de um sonho do imigrante, faz com que ocorra a permanência da maioria no novo país.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros. O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

Conforme relatório de desenvolvimento humano de 2009, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aproximadamente 195 milhões de pessoas moram fora de seus países de origem, o equivalente a 3% da população mundial, sendo que cerca de 60% desses imigrantes residem em países ricos e industrializados. No entanto, em decorrência da estagnação econômica oriunda de alguns países desenvolvidos, estima-se que em 2010, 60% das migrações ocorram entre países em desenvolvimento.

           Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.

           A migração internacional promove uma série de problemas socioeconômicos. Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado bastante. No entanto, esses mesmos países adotam ações seletivas, permitindo a entrada de profissionais qualificados e provocando a “fuga de cérebros” dos países em desenvolvimento, ou seja,
pessoas com aptidões técnicas e dotadas de conhecimentos são bem-vindas.
Outra consequência é o fortalecimento da discriminação atribuída aos imigrantes internacionais, processo denominado “xenofobia”.
Refugiado é toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar o seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países.
Forma de entrada dos refugiados no país:
Vêm pela própria via ou custo , barco, avião ou via terrestre.
Um pequeno número de refugiados também chega em função do Programa de Reassentamento, que oferece uma solução para aqueles refugiados que continuaram a ter problemas de segurança no primeiro país ao qual chegam, ou que enfrentam insuperáveis impedimentos para a integração na nova sociedade. Por exemplo, a impossibilidade de obter documentação que lhes permita trabalhar, ou a impossibilidade de obter acesso à educação para os filhos menores. Esse caso está previsto na Convenção de 1951, o qual todo cidadão de um país que sente-se ameaçado e perseguido, porém enquadre-se na condição acima, pode solicitar asilo.



ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS PARA O WHATSAPP DO PROFESSOR

1. (UFG-GO) Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado
a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.
b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.
c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.
d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.
e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

2. (FUVEST) Tendo em vista a dinâmica mundial dos movimentos migratórios na atualidade, qual das afirmações a seguir pode ser considerada correta?
a) As graves crises econômicas e políticas que estão ocorrendo na África, têm feito com que as fronteiras de alguns países sejam palco de afluxo de milhares de refugiados, produzindo o que podemos chamar de "fronteiras em caos".
b) A fronteira que separa a Europa do Noroeste da África mantém a mesma abertura da década de 50 e essa situação é de suma importância para o fluxo migratório em direção à Europa.
c) Na África, as migrações entre países pobres não encontram impedimentos por parte dos Estados, fato que provoca uma grande mobilidade da população em todo o território africano.
d) As migrações oriundas da região do Caribe, em direção à América do Norte, não conhecem nenhum tipo de obstáculo, fato que tem contribuído para o aumento dos fluxos migratórios.
e) As "fronteiras abertas" dos países da Europa Ocidental têm permitido o livre fluxo de imigrantes oriundos, principalmente, dos países do Caribe e da África que apresentam graves problemas econômicos.

3. (FGV) Considere as afirmações abaixo para assinalar a alternativa correta:
I. Os refugiados e demais migrantes que pedem auxílio ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) concentram-se nos países subdesenvolvidos, especialmente da Ásia e África, onde ocorrem conflitos resultantes de instabilidade política, grandes desigualdades sociais e de questões étnicas e religiosas.
II. A transferência de profissional competente operada por empresas transnacionais, para dar suporte à implantação de novas tecnologias e novos procedimentos de trabalho entre suas filiais, é um exemplo de "migração de cérebros", que pode ocorrer de um país desenvolvido para um subdesenvolvimento.
III. Os hispano-americanos que residem nos Estados Unidos, os trabalhadores de origem magrebina que imigraram em massa para a Alemanha e o elevado número de turcos e de seus filhos, inclusive os já nascido na França, sofrem a crueldade dos movimentos xenófobos existentes nesses países.
Sobre o processo migratório atual, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
4. (UNIRIO) A partir da Segunda Guerra Mundial, as migrações internacionais passaram por importantes mudanças. Novas correntes migratórias foram surgindo, impulsionadas pelas condições existentes tanto nos países de origem quanto nos países de destino dos migrantes. Nesse quadro, os Estados Unidos foram se firmando como o país que mais recebe imigrantes, o que o obriga a repensar seguidamente sua política imigratória.
A política imigratória em vigor nos Estados Unidos:
a) Coibe a entrada de imigrantes qualificados que disputam empregos no mercado de trabalho, que desde o esgotamento do modelo de desenvolvimento fordista, na década de 1970, está em crise.
b) Atende às necessidades de mão-de-obra das fazendas do sudoeste do país e das atividades terciárias das cidades da Califórnia e controla as levas de clandestinos que entram pela fronteira com o México.
c) Contém os fluxos de imigrantes oriundos dos países do leste europeu e dos países da Ásia, abalados pelos recentes conflitos internos que se originaram por razões étnicas, políticas e territoriais.
d) Estimula a entrada dos "não-documentados", pois estes constituem uma importante parcela de mão-de-obra barata e apta para desempenhar as tarefas que os norte-americanos não estão dispostos a executar.
e) Impede a entrada de clandestinos, acusados de tirar os empregos dos norte-americanos, mas atrai especialistas estrangeiros para atender às necessidades das empresas de alta tecnologia.

5. (UEL) Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.
a) Atração populacional.
b) Aumento das taxas de natalidade.
c) Crescimento vegetativo.
d) Migrações populacionais.
e) Diminuição das taxas de mortalidade.

6. (UFG) As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas
a) a desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos países ricos.
b) o desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.
c) a competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.
d) o crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica nos países ricos.
e) a crise fiscal nos países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.

7. (MACK) Considere as afirmações abaixo, a respeito dos efeitos positivos da imigração nos Estados Unidos da América.
I. A mão-de-obra estrangeira é mais barata, diminuindo o custo de produção.
II. A mão-de-obra estrangeira disputa os mesmos empregos com os trabalhadores nacionais, pressionando os salários para baixo.
III. A mão-de-obra estrangeira integra-se bem ao mercado de trabalho, suprindo a carência de mão-de-obra qualificada.
IV. A mão-de-obra estrangeira amplia o mercado interno.
Estão corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas III e IV.
d) apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

8. (ESPM) Observe o texto:
As autoridades informam novos choques na noite de segunda-feira para terça, com 1.173 carros queimados em todo o país, comparados a 1.408 na noite anterior. “A intensidade da violência está em queda”, disse o chefe da Polícia Nacional, Michel Gaudin. Segundo ele, foram registrados atos de vandalismo em 226 cidades, contra quase 300 na noite de domingo para segunda.
(O Estado de São Paulo, 08/11/2005)
A matéria diz respeito aos distúrbios ocorridos recentemente em um país europeu. Sobre o assunto, podemos afirmar que:
a) Os recentes distúrbios são consequências da proibição do uso do véu para as mulheres muçulmanas em vias públicas.
b) A restrição britânica à entrada maciça de turcos levou a uma indignação dos imigrantes no país;
c) A exclusão social dos filhos de imigrantes, oriundos de ex-colônias, está na base das manifestações.
d) O aumento do desemprego em países mais pobres, como a Irlanda, acirrou o descontentamento com a integração europeia.
e) Os distúrbios foram promovidos por grupos xenófobos, contrários a presença de imigrantes árabes.

9. (UFPE) As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:
1) as desigualdades econômicas regionais.
2) os conflitos bélicos.
3) a destruição do bloco soviético.
4) a formação de blocos econômicos.
5) a nova onda de epidemias.
6) o fim das divergências étnicas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 6
c) 1, 5 e 6
d) 1, 2, 3 e 4
e) 2, 3, 4 e 5

10. (U.E.SANTA CRUZ) Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior — de forma legal ou ilegal —, quanto os refugiados.
IMIGRANTES e refugiados. Disponível em:  Acesso em: 21 out. 2009. Adaptado.
Considerando-se as informações contidas no texto, é correto afirmar:
a) O aumento da imigração ilegal da África subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos.
b) O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sul-americanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos.
c) A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra.
d) A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho.
e) Os Estados Unidos, nos dias atuais, devido à crise econômica, apresentam-se como o país de maior emigração do globo.

11. (UNIOESTE) Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas abaixo:
I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra.
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais aos migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA.
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades europeias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático.
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.).
Assinale a opção que contém as afirmações corretas.
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) IV e V.
e) V e I.

12. Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:
a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.
b) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.
c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.
d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.
e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais.