Marcadores

terça-feira, 7 de julho de 2020

- 1º A, B, C, e D 2ª ATIVIDADE - BIOLOGIA

                             
MEMBRANA PLASMÁTICA


A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. Ela atua delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem, como oxigênio e nutrientes, e outras saiam, como os resíduos.

Apresenta em sua constituição proteínas, lipídios, entre outras substâncias. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido.

Constituição da membrana plasmática

A membrana plasmática é uma estrutura com cerca de 6 a 10 nm de espessura e apresenta em sua constituição diversas moléculas de proteínas inseridas em uma camada dupla (bicamada) constituída por fosfolipídeos. A forma como é constituída a bicamada lipídica e como estão distribuídas as proteínas nessa bicamada permitiu a proposição do que se chama de modelo do mosaico fluido, como veremos mais adiante.

 
A membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica com proteínas inseridas, além de carboidratos e esteroides.


Além de proteínas e lipídeos, a membrana plasmática também apresenta em sua constituição cadeias de carboidratos. Essas cadeias encontram-se ligadas às proteínas ou lipídios presentes na superfície externa da membrana, formando glicoproteínas e glicolipídios, respectivamente.

O conjunto formado por glicoproteínas e glicolípidios presentes na membrana é denominado de glicocálix ou glicocálice. Nas membranas, podem ser encontrados também esteroides, como o colesterol, presente em células animais, diminuindo sua fluidez e aumentando sua estabilidade.
Função da membrana plasmática

A membrana plasmática desempenha diversas funções importantes na célula, como:

             Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo;
             Protege a célula contra a ação de diversos agentes;
             Controla as substâncias que entram e saem da célula;
             Detecta sinais do meio externo;
             Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
Modelo do mosaico fluido

Proposto por S. Jonathan Singer e Garth L. Nicholson no ano de 1972, o modelo denominado de mosaico fluido busca explicar a estrutura da membrana plasmática, a qual se assemelha a um mosaico formado por proteínas que se encontram inseridas em um fluido de lipídios.

A membrana plasmática apresenta uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (apresenta afinidade com a água), denominada “cabeça”, ligada a duas “caudas”, hidrofóbicas (apresentam aversão à água).

A bicamada lipídica apresenta a parte hidrofílica das moléculas lipídicas em contato com a água presente no exterior e interior da célula, enquanto as partes hidrofóbicas encontram-se em contato umas com as outras. As moléculas lipídicas encontram-se em constante deslocamento, por isso esse modelo é chamado de fluido.

Na bicamada lipídica, estão inseridas inúmeras proteínas, com as mais diversas funções, formando uma estrutura semelhante a um mosaico. As proteínas também são moléculas anfipáticas, assim, sua parte hidrofílica fica em contato com a região aquosa. Algumas apresentam, inclusive, um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas.

Algumas proteínas encontram-se parcialmente imersas, assim, apenas uma parte encontra-se exposta para a parte extracelular ou para a parte interna (citosol). Há proteínas que atravessam totalmente a membrana, de um lado a outro, sendo denominadas de proteínas transmembrana. Algumas proteínas inseridas na bicamada lipídica podem deslocar-se lateralmente por ela.

Transporte pela membrana plasmática

Como dito anteriormente, a membrana plasmática atua como uma barreira seletiva, permitindo apenas que algumas substâncias passem através dela, seja para o interior, seja para o exterior da célula. Esse transporte de substâncias através da membrana pode ocorrer de duas formas:

             Transporte passivo: a passagem de uma substância através da membrana ocorre de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada. Nesse tipo de transporte, não há gasto de energia pela célula. São exemplos de transporte passivo a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

             Transporte ativo: a passagem de uma substância através da membrana ocorre de uma região onde ela está menos concentrada para uma onde está mais concentrada. Nesse tipo de transporte, contra o gradiente de concentração, há gasto de energia pela célula, sendo necessária a ação das chamadas proteínas de transporte. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.


No transporte passivo, as substâncias atravessam a membrana de uma região onde estão mais concentradas para outra região onde estão menos concentradas.

Resumo sobre membrana plasmática
             A membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula, separando meio externo e meio intracelular;
             A membrana plasmática apresenta em sua composição proteínas, lipídios, carboidratos e esteroides;
             O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido;
             Dentre as funções da membrana plasmática, podemos destacar o fato de atuar como uma barreira seletiva, delimitando o que entra e sai da célula;
             O transporte de substâncias pela membrana pode ocorrer de duas formas: transporte ativo e transporte passivo.

Por Helivania Sardinha dos Santos

TRANSPORTE PASSIVO PELA MEMBRANA PLASMÁTICA
O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

→ Difusão simples
A difusão simples ocorre com o movimento de partículas de um meio onde estão mais concentradas para um onde estão menos concentradas. No entanto, essas substâncias devem ser pequenas o suficiente para atravessar a membrana, e a membrana deve ser permeável a elas. É assim que acontece geralmente a difusão de gases, como o oxigênio e o gás carbônico.
Nesse processo, as substâncias podem difundir-se ainda de acordo com um gradiente de concentração – do meio mais concentrado para o menos concentrado – utilizando-se de proteínas que atuam como canais, ou poros, permitindo a passagem das substâncias, denominadas de porinas.
 
Na difusão facilitada, proteínas reconhecem a substância a ser transportada em um mecanismo de “chave e fechadura”

→ Difusão facilitada
Na difusão facilitada, ocorre a ação de algumas proteínas que atuam trasportando a substância através da membrana. Diferentemente das proteínas da difusão facilitada, essas proteínas mudam a sua configuração e reconhecem a substância a ser transportada como em um mecanismo de “chave e fechadura”. Nesse mecanismo, ocorre a difusão de substâncias como aminoácidos e monossacarídios.

→ Osmose
Na osmose, ocorre a difusão das moléculas de água (solvente) para o meio onde há maior concentração de solutos. Uma pressão atua equilibrando a entrada de água na célula dependendo da quantidade de soluto ali presente, denominada de pressão osmótica.
Quando a célula se encontra em um meio onde a concentração de solutos no meio intracelular e no meio onde ela está inserida são equivalentes, a pressão osmótica entre eles é igual, não havendo perda nem ganho de água entre eles. Os meios intracelular e onde a célula está inserida são denominados de isotônicos.

Quando há maior concentração de solutos no meio onde a célula está inserida, ele exercerá maior pressão osmótica (hipertônico) sobre o meio intracelular (hipotônico) e a célula perderá água. Quando há menor concentração de solutos no meio onde a célula está inserida, ele exercerá menor pressão osmótica (hipotônico) sobre o meio intracelular (hipertônico) e a célula ganhará água.
Na osmose, a água passa do meio com menor concentração de soluto para o meio de maior concentração
Na osmose, a água passa do meio com menor concentração de soluto para o meio de maior concentração

Fonte: Helivania Sardinha dos Santos


Membrana Plasmática - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=hNbzWFJfTNw



Aula 02 Biologia TRANSPORTE passivo

https://www.youtube.com/watch?v=vVYgpqpBXEw






Atividade de averiguação de aprendizagem



Responder preferencialmente pelo Google forms, ou copiar no caderno a caneta e enviar foto com as resposta para o whatsapp da professor 



1ª) Sobre a membrana plasmática marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):
(  ) permite a entrada e saída de substâncias – permeabilidade seletiva
(  ) a membrana é totalmente permeável e flexível
(  ) a entrada e saída de substâncias ocorre por transporte ativo e transporte passivo
(  ) No transporte passivo há gasto de energia, enquanto no ativo não há
(  ) Em meios isotônicos a concentração de água é igual dentro e fora da célula
(  )  na osmose a célula passa do meio de menor concentração de solvente para menos concentração do mesmo
(  ) A membrana plasmática apresenta em sua composição proteínas, lipídios, carboidratos e esteroides


2ª) A membrana plasmática possui duas regiões: uma hidrofílica e outra hidrofóbica. Qual a função dessas regiões para a membrana?
Resposta:______________________________________________________________


3ª) Sobre o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática é correto afirmar:
a)           Na Difusão simples, o solvente é transportado para um local de maior concentração
b)           Na Osmose, o solvente passa de um local de menor concentração de soluto para um local de maior concentração deste
c)            Na difusão facilitada as proteínas aderidas a camada de fosfolipídios da membrana funcionam como barreiras para o transporte de substâncias como os aminoácidos
d)           A difusão do gás oxigênio nas células ocorre por Osmose



Atenção!    

Atividade complementar: 

Façam a leitura do texto no livro didático do aluno - capítulo 5: estrutura da célula: membrana plasmática – pág. 82 à 88


Em seguida respondam a atividade!



Observações:

             Responder a atividade abaixo pelo google forms e arquivar no caderno (perguntas e respostas) - os alunos que, por ventura, não conseguirem responder pelo forms enviem ao meu whatsapp foto ou documento (pdf, word) até a data final de entrega (20/07).     
             Lembrando que nossa monitoria será amanhã (08/07)
             Não esqueçam de se identificar, no próprio caderno, quando enviar pelo whatsapp, colocando: nome, turma, colégio, data... ok?! 
             Segue o Link para a atividade no google forms 👉🏻      

https://forms.gle/Tue4FrnSvtHTV9nM8