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quarta-feira, 8 de julho de 2020

2ª SÉRIE D- 2ª ATIVIDADE DE QUÍMICA


  
   Olá, amigos!
   Na aula de hoje, estudaremos dois processos constantemente presentes em nosso dia-a-dia: diluição e mistura de soluções. Vamos nessa!

   Os vídeos a seguir trazem mais informações sobre processos de diluição e mistura de soluções.



Obs.: Nas videoaulas acima, encontramos o termo mol. Caso você não lembre o que isso significa, assista ao vídeo a seguir. Nele, percebemos que mol diz respeito à quantidade de matéria.






   Leia o texto a seguir:

   Os estudantes do segundo ano, do colégio Fausto Cardoso, adoram estudar Química!
   Com a proximidade das avaliações, alguns estudantes decidiram formar um grupo de estudo e reuniram-se para revisar o conhecimento construído acerca das Soluções.
   Para tornar esse momento mais agradável, resolveram levar um lanche. A aluna Astrogilda ficou responsável por levar o café e o suco. Ambos já estavam açucarados.
   No café, o açúcar estava presente na concentração de 80 g/L. Já no suco, a concentração era de 90 g/L.
   Os colegas de Astrogilda, ao provar o suco, disseram que o mesmo estava muito forte e decidiram adicionar água para tentar melhorar o sabor. Esse procedimento recebe o nome de diluição. Sendo assim, a diluição consiste na adição de solvente a uma solução.
   No que diz respeito ao café preparado pela aluna, seus colegas afirmaram que o mesmo estava muito doce. Como o aluno Rafael também tinha trazido uma garrafa de café e o mesmo continha pouco açúcar, os estudantes decidiram misturar o café de Astrogilda com o de Rafael. Nesse procedimento, os estudantes realizaram uma mistura de soluções com mesmos solutos e solvente.
  

   Diante do exposto no vídeo que explica a diluição de soluções, percebemos que, após essa prática, a concentração de soluto na solução diluída é menor que na solução inicial. Quando, por exemplo, adicionamos 1L de água a 1L de água salgada cujo sal está presente na concentração de 50 g/L, a nova concentração será 25g/L. Isso porque a quantidade de soluto não mudou (50 g), mas o volume dobrou (2 L). Veja:

C = m /V
C = 50 / 2
C = 25 g/L

   No que diz respeito ao vídeo que explica a mistura de soluções, percebemos que, ao misturar duas soluções que possuem os mesmos soluto e solvente, o valor da concentração de soluto na solução resultante estará entre os valores das concentrações nas duas soluções utilizadas.
   Quando, por exemplo, misturamos 1 L de água salgada que possui C = 100 g/L com 2 L de água salgada que possui C = 70 g/L, estamos formando 3 L de solução que possui C = 80 g/L, uma vez que, nessa solução, estão presentes 240g de sal (100g de uma mais 140g da outra). Veja:
 
C = m /V
C = 240 / 3
C = 80 g/L

   Após ter estudado os processos de diluição e mistura de soluções, faça a atividade a seguir.




2ª  ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

  
Sobre o exemplo presente no texto da nossa aula, responda às questões 1 e 2.


1) Ao adicionar 1L de água a 1L do suco preparado por Astrogilda, qual será a concentração final de açúcar? (0,4).

a) 90 g/L
b) 30 g/L
c) 55 g/L
d) 45 g/L
e) 180 g/L

2) Sabendo que a concentração de açúcar no café levado por Rafael é de 40 g/L, qual a concentração de açúcar na mistura de 1 L desse café com 1 L do café levado por Astrogilda? (0,4)

a) 90 g/L
b) 30 g/L
c) 55 g/L
d) 45 g/L
e) 180 g/L

3) A diluição é uma operação muito empregada em nosso dia a dia. Essa prática é percebida, por exemplo, quando é adicionada água ao “café forte” para torná-lo mais “fraco”. Na diluição de uma solução, podemos afirmar que: (0,4)
A massa do solvente permanece constante.
A massa do soluto permanece constante.
O volume da solução permanece constante.
A concentração em g/L da solução permanece constante.
O volume do solvente permanece constante.

4) Os refrescos vendidos por Marcos são preparados a partir da diluição de um suco concentrado 50g/L. Para preparar o refresco, Marcos adicionou 4 L de água a 1 L do suco concentrado. Qual a concentração desse refresco? (0,3)
a) 40 g/ L
b) 10 g/L
c) 5 g/L
d) 30 g/L
e) 20 g/L