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segunda-feira, 6 de julho de 2020

3º ANOS A/B/C/D, 2ª Atividade de Sociologia

Colégio Estadual Fausto Cardoso


Simão Dias – Sergipe

Prof. M.Sc. Alvaro Machado de Andrade Júnior

Aluno(a) _____________________________________   

Data__/___/____
  
Série 3º ano A, B, C, D.



          
                              
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

1.      Leia atentamente os textos abaixo e depois assinale a alternativa correta.
“A segregação racial ocorreu em vários países da América. Nos Estados Unidos ocorria em instalações públicas e privadas, nos serviços, nas oportunidades sociais e atingiu as populações afro-americanas. Escolas, bancos de ônibus, bares, igrejas, aí estava uma lista longa que impunha a segregação de pessoas que nasceram iguais e cujas potencialidades são idênticas.”
                   Lilia Moritz Schwarcz. Revista Veja. 2017.
    “No Brasil não tivemos uma segregação regulamentada como nos Estados Unidos. Pode-se dizer que o preconceito racial aqui é de conveniência. Por isso, o racismo à brasileira é seletivo. Quando é bom exaltar a negritude e a miscigenação, o preconceito some, mas quando não é interessante valorizar a cultura negra, o preconceito e o racismo logo voltam e aparecem com sua maldade e violência.”
                                   NASCIMENTO, Abdias do. O Mito do Senhor Benevolente. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro. 2009.
De acordo com os textos podemos afirmar que:
a)      O racismo no Brasil foi tão perverso quanto o dos Estados Unidos (  )
b)      No Brasil nunca houve de fato racismo (  )
c)      O racismo no Brasil é complexo e se esconde nas instituições sociais (  )
d)     O racismo nos Estados Unidos foi menos grave que o do Brasil (  )
e)      Todas as respostas estão corretas.

2.      Leia o texto atentamente e depois assinale a alternativa correta.
              “A democracia racial no Brasil: fato ou falsa ideologia? Monstruosa máquina ironicamente designada de democracia racial, que só concede aos negros um único “privilégio”: aquele de se tornarem brancos, por dentro e por fora.”
                                           NASCIMENTO, Abdias do. O Mito do Senhor Benevolente. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro. 2009.   
        
 “Nós temos a África em nossas cozinhas, América em nossas selvas e a Europa em nossas salas de visita”.
                           Silvio Romero. Estudos sobre o povo brasileiro. São Paulo. 1987.
Com base na leitura do capítulo indicado e dos texto acima podemos concluir que:
A)    Brancos e negros sempre viveram em plena democracia racial no Brasil (  )
B)    Os negros não conquistaram melhores trabalhos porque não quiseram lutar (  )
C)    Brancos e negros sempre tiveram as mesmas condições materiais de vida (  )
D)    Aos negros negaram melhores oportunidades ao longo da história do Brasil (  )
E)     Todas as respostas estão corretas (   )

3-  A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.
A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo
A)   eliminar privilégios de classe.
B)   alterar injustiças econômicas.
C)   combater discriminações étnicas.
D)   identificar preconceitos religiosos.
E)   reduzir as desigualdades culturais.

4-(ENEM, 2016) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de
a) aumento da renda nacional.
b) mobilização do movimento negro.
c) melhoria da infraestrutura escolar.
d) ampliação das disciplinas obrigatórias.
e) politização das universidades públicas.

    5-  O que você entende por Racismo Estrutural? Cite exemplos.