Simão Dias – Sergipe
Prof. M.Sc. Alvaro Machado de Andrade Júnior
Aluno(a) _____________________________________
Data__/___/____
Série 3º ano A, B, C, D.
Data__/___/____
Série 3º ano A, B, C, D.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1. Leia
atentamente os textos abaixo e depois assinale a alternativa correta.
“A segregação racial ocorreu em vários países da América.
Nos Estados Unidos ocorria em instalações públicas e privadas, nos serviços,
nas oportunidades sociais e atingiu as populações afro-americanas. Escolas,
bancos de ônibus, bares, igrejas, aí estava uma lista longa que impunha a
segregação de pessoas que nasceram iguais e cujas potencialidades são
idênticas.”
Lilia Moritz Schwarcz. Revista Veja. 2017.
“No Brasil não
tivemos uma segregação regulamentada como nos Estados Unidos. Pode-se dizer que
o preconceito racial aqui é de conveniência. Por isso, o racismo à brasileira é
seletivo. Quando é bom exaltar a negritude e a miscigenação, o preconceito
some, mas quando não é interessante valorizar a cultura negra, o preconceito e
o racismo logo voltam e aparecem com sua maldade e violência.”
NASCIMENTO,
Abdias do. O Mito do Senhor Benevolente. Revista Brasileira de Ciências
Sociais. Rio de Janeiro. 2009.
De acordo com os textos podemos afirmar que:
a) O racismo no
Brasil foi tão perverso quanto o dos Estados Unidos ( )
b) No Brasil
nunca houve de fato racismo ( )
c) O racismo no
Brasil é complexo e se esconde nas instituições sociais ( )
d) O racismo nos
Estados Unidos foi menos grave que o do Brasil ( )
e) Todas as
respostas estão corretas.
2. Leia o texto
atentamente e depois assinale a alternativa correta.
“A
democracia racial no Brasil: fato ou falsa ideologia? Monstruosa máquina
ironicamente designada de democracia racial, que só concede aos negros um único
“privilégio”: aquele de se tornarem brancos, por dentro e por fora.”
NASCIMENTO, Abdias
do. O Mito do Senhor Benevolente. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio
de Janeiro. 2009.
“Nós temos a África
em nossas cozinhas, América em nossas selvas e a Europa em nossas salas de
visita”.
Silvio Romero. Estudos sobre o povo brasileiro. São Paulo. 1987.
Com base na leitura do capítulo indicado e dos texto acima
podemos concluir que:
A) Brancos e negros
sempre viveram em plena democracia racial no Brasil ( )
B) Os negros não
conquistaram melhores trabalhos porque não quiseram lutar ( )
C) Brancos e negros
sempre tiveram as mesmas condições materiais de vida ( )
D) Aos negros
negaram melhores oportunidades ao longo da história do Brasil ( )
E) Todas as
respostas estão corretas ( )
3- A luta contra o
racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao
consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento
Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua
luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial
das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas
relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de
construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma
ascendência africana, e não apenas os “pretos”.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo:
Editora 34, 2012.
A estratégia utilizada por esse movimento tinha como
objetivo
A) eliminar
privilégios de classe.
B) alterar
injustiças econômicas.
C) combater
discriminações étnicas.
D) identificar
preconceitos religiosos.
E) reduzir as
desigualdades culturais.
4-(ENEM, 2016) A demanda da comunidade afro-brasileira por
reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à
educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei
10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do
ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e
Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto
é resultado do processo de
a) aumento da renda nacional.
b) mobilização do movimento negro.
c) melhoria da infraestrutura escolar.
d) ampliação das disciplinas obrigatórias.
e) politização das universidades públicas.
5- O que você entende por Racismo Estrutural?
Cite exemplos.