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sexta-feira, 21 de agosto de 2020

1ª Series A/B/C/D, 5ª Atividade de Matemática


V AULA REMOTA DE MATEMÁTICA

Professora: Evany de Carvalho                                                                   1ª Série/Ensino Médio





Operações com Intervalos Reais

Como já vimos, podemos representar subconjuntos dos números reais na forma de intervalos reais. Então, logicamente podemos realizar as operações de união, interseção e diferença entre intervalos. Vamos lá!
Vamos iniciar com um exemplo de um intervalo representado na reta numérica

Exemplo 1 .
Considere os seguintes intervalos A e B representados na reta numérica.


Vamos à primeira operação: União.

Sempre falo aos meus alunos, a união pode ser resumida na seguinte frase: “Junta tudo!”.
Então, a união entre A e B será formada por todos os números que existem em A e todos os números que existem em B. Veja o esquema:


Então, o intervalo resultante da união entre A e B é:


Vamos para a próxima operação: Interseção.

Já para a interseção, temos a seguinte frase: “pega tudo o que tem em comum nos dois conjuntos!”
Ou seja,  a interseção entre A e B é formada por todos os elementos que pertencem a A e a B ao mesmo tempo. Veja outro esquema:



Portanto, a interseção entre A e B resulta em :


Atenção! Perceba que o número -2 não pertence à  interseção. Pois -2 pertence  ao intervalo A, mas não pertence ao intervalo B.

Vamos para a última operação? Agora é a Diferença.

A diferença também é uma operação bem intuitiva! Vamos ver o seguinte esquema representando a diferença A-B.



Assim, o intervalo resultante da diferença A- B é:



Atenção!!! Perceba que na diferença A-B o número – 2 pertence ao intervalo, pois - 2 ϵ A,  mas -2 B.



Exercício de Averiguação


1)A determinação por compreensão do conjunto A=[a, b] é:

a){ X ϵ N / a X ≤ b }
b){ X ϵ z / a X ≤ b}
c){X ϵ Q / a X ≤ b}
d){X ϵ R / a X ≤ b}


2) Sejam os intervalos A = ]-,1], B =]0, 2] e C = [-1,1]. 0 intervalo C U (A B) é :

A) ]-1,1]
b) [-1,1]
c) [0,1]
d) ]0,1]


3)Sejam os conjuntos A = {X ϵ R / 1 < X < 5} e B = {X ϵ R / 2 x 6} . Então A B é:

a) {2, 3, 4}
b) {X ϵ R / 2 X 5}
c) {X ϵ R /2 < X < 5}
d) {X ϵ R / 2 < X 5}
e) {X ϵ R / 2 X < 5}


4) Sendo o conjunto dos números reais e sendo os conjuntos
A = {X ϵ R /  - 5 < X - 4} e B = {X ϵ R / - 3 < X < 7} o conjunto A – B é:

a){X ϵ R / - 5 < X - 3}
b){X ϵ R / - 3 X - 4}
c){X ϵ R / - 5 < X < - 3}
d){X ϵ R / 4 < X 7}


5) Se ,    o intervalo que representa  é:

a)
b)
c)
d)
e)