René Descartes
.
https://www.youtube.com/watch?v=8UGdAipS4II
Com 22 anos começou a formular sua geometria analítica e seu método de raciocinar corretamente.Rompeu com a filosofia de Aristóteles, adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.
Realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática. Relacionou a álgebra com a geometria, fato que fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido hoje como Plano Cartesiano.
Em “O Tratado do Mundo”, uma obra de física, Descartes aborda a tese do heliocentrismo. Porém, em 1633 abandona o plano de publicá-la, devido à condenação de Galileu pela Inquisição.
Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza.
Principais ideias
· A razão é inata ao ser humano, ou seja, nós já nascemos com as ideias racionais embutidas em nosso intelecto. O que diferencia a inteligência de uns e de outros é a maneira como utilizamos a nossa inteligência.
· O conhecimento deve ser claro e distinto. Tudo aquilo que gera dúvida deve ser afastado do âmbito do conhecimento verdadeiro.
· O conhecimento filosófico deve ser consolidado por um método que garanta a confiabilidade do que se conhece.
Ele busca um ponto de partida sobre o qual possa fundar sua filosofia, busca uma verdade que não possa ser questionada como tal, um princípio que possa lhe dar uma certeza inquestionável. Assim pensando ele cria a dúvida metódica, a partir da qual ele duvida de tudo.
E é justamente no grau máximo da dúvida que Descartes encontra a sua primeira verdade inquestionável, enquanto duvido de tudo não posso duvidar que esteja duvidando, eu sou algo que duvida, sou algo que pensa na dúvida, sou algo que existe por pensar, se penso, logo existo.
FONTES:"René Descartes - http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=70
https://www.todamateria.com.br/descartes/
QUARTA ATIVIDADE REMOTA DE FILOSOFIA
1)Segundo Renê Descartes,o conhecimento
filosófico deve ser consolidado por um método que garanta a confiabilidade do
que se conhece.Esse método não tem como característica:
a)A
construção de uma ciência unitária e
universal.
b) Ser totalmente fundamentado na verdade.
c)Uma
preocupação
com a clareza.
d)Aceitar verdades sem questionar.
.
2) Ele busca um ponto de partida, um
princípio que possa lhe dar uma certeza inquestionável.O que ele chama de “dúvida metódica”.Esse processo de duvidar de tudo lhe permite:
a)Não chegar a verdade alguma, pois tudo continua incerto.
b)chegar a uma verdade inquestionável, a de que ele existe e
pensa.
c)Defender o pensamento de Aristóteles.
d)Defender a teoria geocêntrica de Ptolomeu.
3)Descartes
foi tido como um dos pais da ciência moderna.Cite três características desse
conhecimento.