QUINTA AULA REMOTA DE FILOSOFIA
https://www.youtube.com/watch?v=udAmaZnT23A
Tema: O Racionalismo
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade..
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico* como fonte do conhecimento verdadeiro.
René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista.
Características do racionalismo
Como a epistemologia (vertente filosófica que investiga as teorias do conhecimento), o racionalismo afirma que todo o conhecimento humano advém da pura racionalidade e do intelecto.
As experiências práticas, para os racionalistas, não têm valor cognitivo, podendo inclusive enganar-nos ao oferecer-nos impressões errôneas. Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.
O racionalismo admite a tese inatista, a qual defende que o conhecimento parte de impressões inatas que acompanham todos os seres humanos, os quais são dotados da capacidade racional desde o seu nascimento. A explicação para que uns tenham conhecimentos mais avançados que outros é fornecida pelo desenvolvimento das capacidades inatas via exercícios racionais, ou seja, algumas pessoas são mais inteligentes, habilidosas ou conhecem muito de determinado assunto porque se esforçaram e exercitaram o seu intelecto, descobrindo nele as ideias que sempre estiveram lá contidas.
* Empírico:o que é percebido pela visão,paladar,audição,olfado,tato...
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/racionalismo.htm
Atividade de Averiguação da Aprendizagem
1)Você deverá produzir um texto no qual aparecerão todas as palavras abaixo. Procure entender o conteúdo, ver o vídeo. Crie seu texto na ordem que bem quiser, começando com as palavras que desejar. Use sua criatividade. Textos iguais ficarão sem nota por se tratar de cola.
“Racionalismo, idéias, tese inatista, René Descartes, Os racionalistas,corrente filosófica