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quinta-feira, 13 de agosto de 2020

2° ANOS A/B, 5ª ATIVIDADE DE HISTÓRIA.



            Continuando as aulas sobre as vivências da construção do Brasil adentraremos em uma análise mais aprofundada sobre a compreensão do mundo que está intimamente ligada ao sistema escravista que foi uma ação que protagonizou a História e tem consequências em nossos dias. 

            Tentamos por muito tempo esconder o papel dessa prática em nosso ser contemporâneo e não conseguimos esconder, somos África e não tem como não perceber. Está dentro de nossa cultura por meio de palavras, do jeito do falar e de se expressar. Esconder é pintar um portão de ferro com cor  de Alumínio e publicizar que é alumínio. Um dos exemplos mais caros está na ritualística de algumas Igrejas evangélicas que coloca como demônio as entidades das religiões afro-brasileira, mas em alguns momentos lembra uma pessoa recebendo a divindade em um terreiro.



             Assim posto no trecho da música  Invisível da Banda Baianasystem.

Você já passou por mim (passou)
E nem olhou pra mim
Você já passou por mim
E nem olhou pra mim
Acha que eu não chamo atenção (acha)
Engana o seu coração
Acha que eu não chamo atenção
Engana o seu coração


            Infelizmente vivemos tempos difíceis e o discurso simplista domina a política, as respostas dessa prática é um grupo de pessoas com cargos importantes que deveria valorizar a tolerância e construir um respeito fazem o contrário. Primeira -Dama do Brasil manda tirar quadros do Palácio da Alvorada por que faz referência as entidades do Candomblé, presidente da Fundação Palmares faz propaganda que não existe racismo e o presidente anda com um amigo negro para disfarçar falas racistas ditas quando deputado.

            Na tentativa de entender essa situação voltamos a História e verificamos o objetivo de controlar e calar os não desejáveis frente a um grupo específico que é beneficiado nesse contexto. Voltamos a dinâmica de mercadoria onde alguns são objetos e estão para uso, estragou ou deixou de sua serventia joga fora e tem outros para substituir. Gente não é mercadoria e sempre pode resistir frente as situações surpreendendo. 

            Frente a esse processo vamos assistir ao documentário A Rota do Escravo – A Alma da Resistência produção da ONU.



Atividade

1.Qual é o continente de origem do Homem?
2.De onde vem a palavra escravo?
3.Como o açúcar ajudou a escravidão?
4.Para que servia os Fortes na África?
5.Quais mercadorias era utilizada na Troca de Escravos?
6.De que forma acontecia o sequestro na África?
7. O que é Eunuco?
8. Como eram guardados os escravos na Rota do Atlântico?
9. Mostre o método da Hierarquia Racial.
10. Como a religião servia a escravidão?
11.Apresente os castigos.
12.Coloque o cotidiano de um escravo na fazenda de cana-de-açúcar.
13.Apresente o negro da Casa Grande.
14.Qual a diferença entre o Mundo Muçulmano e o Atlântico?
15. Coloque as resistências.
16.Apresente os abolicionistas.
17.Mostre elementos frutos da Miscigenação.
18. No que o Haiti é pioneiro?
19. De onde vem o Racismo.