Colégio Estadual “Fausto
Cardoso”
Disciplina: Física 2ª unidade
Profª Elen Carla
Turmas: 1ª séries B, C e D
Aula 2 – 23/09/2020
Física
Sugestão de vídeo
Livro didático do aluno, capítulo 2, “Trajetória, deslocamento escalar e
intervalo de tempo” - Fazer a leitura do conteúdo.
Trajetória, deslocamento escalar e intervalo de tempo
Quando
caminhamos na areia ou sobre um solo encharcado onde se forma lama, deixamos
nossas pegadas ou rastros demarcando o caminho que fizemos. Esse percurso é
chamado trajetória, que representa a
linha do percurso descrito por um móvel quando consideramos todas as posições
sucessivas ocupadas por ele, em determinado intervalo de tempo.
Para
localizar um móvel em sua trajetória (como um carro), devemos em primeiro lugar
orientá-lo. Em seguida, escolher um dos seus pontos como origem, geralmente
representado por O, que é o referencial em relação ao qual estabelecemos a
posição do móvel. Essa posição s é determinada
por um valor algébrico, cujo módulo representa a distância entre a posição
ocupada pelo móvel e a origem.
Deslocamento Escalar
O Deslocamento Escalar é a
diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para
descobrir o valor do deslocamento, usa-se a equação:
∆s = s - s0
onde ∆s é s variação de
espaço, s é a posição atual e s0 o ponto inicial (também
chamado de origem)
Isso significa
que, por exemplo, um carro parte do ponto X, e vai para o ponto Y, percorrendo
uma distância de 100m, e em seguida, retornar ao ponto X, seu deslocamento
escalar será 0 (zero), pois ele inicia e termina seu movimento no mesmo lugar.
Outro exemplo:
Se um objeto percorrer o
caminho A-B-C-D-A (dar uma volta completa, e retornar a A), seu deslocamento
será zero. Se percorrer A-B-C-D (partir de A e parar em D), seu deslocamento
será de 7m.
Distância
Percorrida
A distância percorrida é o valor da medida de todo o caminho feito por um
objeto. Observe a figura do exemplo acima.
A distância percorrida do
mesmo objeto que fez o caminho A-B-C-D-A será de:
10+5+5+7 = 27m,
que é a medida em metros de todo o percurso.
A ideia de intervalo
de tempo simbolizada por ∆t, representa a diferença entre os instantes final
e inicial, registrados pelo cronômetro:
∆t = t - t1 =
1800 – 0 = 1800 s
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Viajando em um trem aberto que descreve trajetória retilínea em
velocidade constante, você lança uma moeda verticalmente para cima e a recolhe
em sua mão. Qual é a forma da trajetória descreve:
a) em relação ao trem?
b) em relação a um observador parado na estação?
2. Faça um exemplo de trajetória, levando em consideração o seu conceito
físico.
3. Explique a ideia de:
a) deslocamento escalar;
b) intervalo de tempo;
c) distância percorrida.