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quarta-feira, 23 de setembro de 2020

1ª séries B, C e D/ Aula remota de Física/ Segunda aula


 

Colégio Estadual “Fausto Cardoso”

Disciplina: Física      2ª unidade

Profª Elen Carla

Turmas: 1ª séries B, C e D

Aula 2 – 23/09/2020  

Física

Sugestão de vídeo

Livro didático do aluno, capítulo 2, “Trajetória, deslocamento escalar e intervalo de tempo” - Fazer a leitura do conteúdo.

 

Trajetória, deslocamento escalar e intervalo de tempo

          Quando caminhamos na areia ou sobre um solo encharcado onde se forma lama, deixamos nossas pegadas ou rastros demarcando o caminho que fizemos. Esse percurso é chamado trajetória, que representa a linha do percurso descrito por um móvel quando consideramos todas as posições sucessivas ocupadas por ele, em determinado intervalo de tempo.

          Para localizar um móvel em sua trajetória (como um carro), devemos em primeiro lugar orientá-lo. Em seguida, escolher um dos seus pontos como origem, geralmente representado por O, que é o referencial em relação ao qual estabelecemos a posição do móvel. Essa posição s é determinada por um valor algébrico, cujo módulo representa a distância entre a posição ocupada pelo móvel e a origem.

 

Deslocamento Escalar

O Deslocamento Escalar é a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para descobrir o valor do deslocamento, usa-se a equação:

∆s = s - s0

onde ∆s é s variação de espaço, s é a posição atual e s0 o ponto inicial (também chamado de origem)

Isso significa que, por exemplo, um carro parte do ponto X, e vai para o ponto Y, percorrendo uma distância de 100m, e em seguida, retornar ao ponto X, seu deslocamento escalar será 0 (zero), pois ele inicia e termina seu movimento no mesmo lugar.

Outro exemplo:




Se um objeto percorrer o caminho A-B-C-D-A (dar uma volta completa, e retornar a A), seu deslocamento será zero. Se percorrer A-B-C-D (partir de A e parar em D), seu deslocamento será de 7m.

Distância Percorrida
A distância percorrida é o valor da medida de todo o caminho feito por um objeto. Observe a figura do exemplo acima.

A distância percorrida do mesmo objeto que fez o caminho A-B-C-D-A será de:

10+5+5+7 = 27m, que é a medida em metros de todo o percurso.

          A ideia de intervalo de tempo simbolizada por ∆t, representa a diferença entre os instantes final e inicial, registrados pelo cronômetro:

∆t = t - t1 = 1800 – 0 = 1800 s

                      ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

1. Viajando em um trem aberto que descreve trajetória retilínea em velocidade constante, você lança uma moeda verticalmente para cima e a recolhe em sua mão. Qual é a forma da trajetória descreve:

 

a) em relação ao trem?

 

b) em relação a um observador parado na estação?

 

2. Faça um exemplo de trajetória, levando em consideração o seu conceito físico.

 

3. Explique a ideia de:

 

a) deslocamento escalar;

 

b) intervalo de tempo;

 

c) distância percorrida.