Marcadores

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Segunda Aula Remota de História - Segunda Unidade - 1ª Séries do Ensino Médio

 

Tema : Pré-História – Definição e Divisão

Definição

   O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., é chamado por muitos historiadores de pré-história.

Evolução do ser humano

   A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX. Nessa época, acreditava-se que só era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita.

   O registro escrito era, então, considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis.

   Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).

Pré-história ou História dos povos pré-letrados

   O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador.

   Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo.

Pinturas rupestre.

 

  Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.

Cultura material.


 
O que separa a história da pré-história?

   Não é uma data específica e sim uma das invenções mais importantes da humanidade: a escrita. “A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever”, afirma a arqueóloga Marisa Afonso, da USP.

   Isso, porém, não estabelece uma divisão rígida e universal, pois a escrita começou a ser usada em diferentes momentos por diferentes povos, em diferentes regiões do planeta. No Egito, por exemplo, a história teria começado há 5000 anos; na Grécia, há 3000 anos.

   Já no continente americano, a definição do fim da pré-história tem como referência a chegada dos colonizadores europeus. Assim, fica claro que esse é apenas um marco simbólico, nascido no século XIX, para facilitar os estudos.

Divisão dos períodos da Pré-História 

A história dos povos pré-letrados é usualmente dividida em três períodos:

-Paleolítico ou Período da Pedra Lascada

-Neolítico ou Período da Pedra Polida

-Idade dos Metais

REFERÊNCIAS

Divisões / Períodos da História. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/ . Acesso em: 16/08/202.

Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:

História - Pré-História - Definição e Estudo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=djMzV_7oc8w.   Acesso em: 16/09/2020.