HALLOWEEN
Hello students I really wait you are fine...
Let’s talk about Halloween, Eu sei que muitos já ouviram falar que é coisa de bruxaria, que não é de Deus e blá blá blá.... Respire, fique calmo(a) e vamos ler para desmistificar histórias contadas de forma torta.
Falarei um pouco da origem do halloween no mundo, nos Estados Unidos até chegar ao nosso querido Brasil, o qual aqui é chamado de Dia das Bruxas, é uma festa aparentemente com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro.
Como foi originado?
Existem várias vertentes da sua origem mas vamos falar da mais antiga. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos( crença não se discuti)
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.
Durante o Medievo, os curandeiros( as vovós que hoje rezam para tirar mau olhado) antigamente eram considerados(as) bruxos(as) e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.
Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.
Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".
Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.
Curioso notar que a tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso. Mas temos os fatos vividos.
Halloween nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso.
As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.
As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.
Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos.
Além dos Estados Unidos, a festa foi difundida por diversos países do mundo, tendo forte tradição no Canadá e no Reino Unido.
Tradições, Fantasias e Símbolos
O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos mau as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.
Já a tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. No entanto, na história original a abóbora era um nabo.
Jack era um beberrão que, enganando o diabo, conseguiu escapar do inferno. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu, de modo que sua alma passou a vaguear pelas noites usando uma lanterna para iluminar o caminho. A lanterna era feita com um nabo.
Tendo em conta a abundância de abóboras na época da festa nos Estados Unidos, elas tomaram conta da decoração da festa.
O principais símbolos associados à comemoração são as abóboras com velas, as fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, zumbis, morcegos e gatos. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja.
História do Halloween no Brasil
Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente.
Isso ocorreu por influência estadunidense sendo, portanto, uma comemoração recente no país, . No entanto, ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos. Antes não era comemorada, mas desde há 20 anos tem vindo a se tornar um hábito.
Um dos maiores propulsionares dessa cultura foram os cursos de idiomas no país. Em muitas escolas de línguas se comemora com os alunos a data relacionada com a cultura inglesa e estadunidense.
O Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.
Mesmo assim todos os estudantes de inglês devem conhecer essa tradição, isso enrique cada vez mais o contato com a língua inglesa.
Vocabulário extra sobre Halloween
- bat — morcego
- black cat — gato preto
- bones – ossos
- candy — doce
- cemetery – cemitério
- cobweb — teia de aranha
- coffin – caixão
- corpse – defunto, cadáver
- costume — fantasia
- to dress up – fantasiar-se
- devil — diabo
- eerie – assustador
- fairy – fada
- fangs – presas (dente)
- ghost — fantasma
- goblin — duende
- Halloween — Dia das Bruxas
- haunted house — casa assombrada
- jack-o’-lantern — abóbora iluminada
- magic — mágica
- magic wand – varinha mágica
- mask — máscara
- monster – monstro
- mummy — múmia
- owl – coruja
- potion – poção
- pumpkin — abóbora
- RIP – Descanse em Paz (Rest in Peace)
- scream – grito; gritar
- skeleton — esqueleto
- spell – feitiço
- to cast a spell – enfeitiçar
- skull – crânio
- spider — aranha
- superhero — super-herói
- supernatural – sobrenatural
- Trick or treat — doce ou travessura
- vampire — vampiro
- werewolf – lobisomem
- witch – bruxa
- witchcraft – bruxaria
- wizard — bruxo, mago
- zombie — zumbi