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segunda-feira, 5 de outubro de 2020

1º ano A, B, D - IV SEMANA - LÍNGUA PORTUGUESA - FIGURAS DE LINGUAGEM (ASSUNTO)

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 


Figuras de linguagem são formas de expressão que diferentes da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literalportanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

 

Figuras de palavras ou semântica

 

  • Comparação

Uma relação de comparação explícita entre dois termos, marcada pela presença de conjunção comparativa.

O pensamento é como um diamante bruto.

O pensamento é tal qual um diamante bruto.

O pensamento é igual a um diamante bruto.

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  • Metáfora

Comparação implícita.

razão é a luz na escuridão.

Observe que a “razão” está sendo comparada com a “luz”. No entanto, não há nenhuma conjunção comparativa explicitada entre os dois termos. Portanto, se a frase fosse “A razão é como a luz na escuridão”, não teríamos mais uma metáfora, mas sim uma comparação.

No primeiro exemplo, temos uma metáfora impura, assim classificada quando os dois elementos da comparação implícita estão explicitados – no caso, “razão” e “luz”. Já na metáfora pura, isso não acontece:

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

No poema A rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes (1913-1980), a “rosa” a que o eu lírico se refere é uma metáfora para a bomba atômica, ou seja, ela é comparada a uma rosa. No entanto, em nenhum momento, a bomba é explicitamente mencionada no poema. Para saber mais sobre essa figura de linguagem, acesse: metáfora.

  • Metonímia

Substituição de um termo por outro, desde que haja uma relação entre eles.

Assim, pode haver a substituição:

  • do autor pela obra:

Você não vai acreditar: comprei um Caravaggio.
(isto é: comprar um quadro do Caravaggio.)

  • do possuidor pelo possuído:

Amanhã, vou ao médico e não se fala mais nisso!
(isto é: ir ao consultório do médico.)

  • do lugar pelo produto:

Ela só fumava havana e nada mais.
(isto é: fumar charuto produzido em Havana.)

  • do efeito pela causa:

Aqueles líderes insuflaram a guerra no coração dos jovens.
(isto é: insuflar o ódio, causa da guerra.)

  • do continente pelo conteúdo:

Todos os dias, bebo uma xícara de chá de boldo.
(isto é: beber o chá que está na xícara.)

  • do inventor pelo invento:

Linux é um sistema operacional gratuito.
(isto é: linux é a invenção de Linus Torvalds; a palavra vem da união do nome de seu inventor “Linus” com “Unix”.)

  • do concreto pelo abstrato:

Na minha vida, encontrei muita gente sem coração.
(isto é: gente sem sentimento.)

Uma pessoa “sem coração” não se importa com o sofrimento alheio.

  • da parte pelo todo:

Este foi um livro escrito a quatro mãos.
(isto é: escrito por duas pessoas.)

  • Catacrese

Emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original.

quarentena já dura dois meses.
Não podíamos embarcar no ônibus sem tirar aquelas fotos.

No primeiro exemplo, a palavra “quarentena”, em seu sentido original, refere-se a um período de quarenta dias. No entanto, o termo passou a ser empregado com o sentido de “isolamento”. O mesmo fenômeno acontece no segundo exemplo, em que “embarcar” deixou de ser apenas o ato de entrar em uma embarcação e teve seu sentido ampliado para o ato de entrar em qualquer veículo de transporte.

  • Sinestesia

Combinação de dois ou mais sentidos, ou seja, visão, olfato, audição, paladar e tato.

No doce caminho que percorri, ouvi cantarem os pássaros no calor da manhã.

Perceba que a palavra “doce” aciona o paladar; o verbo “cantarem”, a audição; e o substantivo “calor”, o tato.

 

Figuras de sintaxe ou construção

 

  • Elipse

Ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.

— Vou te ligar. Qual o seu número?

Nesse exemplo, foi omitida a expressão “de telefone”: Qual o seu número de telefone?

  • Zeugma

Um tipo de elipse caracterizado pela omissão de um termo mencionado anteriormente.

Preferia os caminhos difíceis aos fáceis.

Ou seja: Preferia os caminhos difíceis aos (caminhos) fáceis.

  • Anáfora

Repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações.

Eu não devo ter medo. Eu não devo parar. Eu não devo retroceder.

Figuras de pensamento

  • Hipérbole

Exagero na declaração.

Estava com tanta fome que podia comer um boi inteiro.

Comer um boi inteiro, de uma só vez, por ser humanamente impossível, é um exagero.

  • Eufemismo

Palavras ou expressões agradáveis para amenizar a declaração.

Segundo o juiz, a deputada faltou à verdade em seu depoimento.

Note que, em vez de dizer que a deputada mentiu, é usada a expressão “faltou à verdade”, o que torna a afirmação menos desagradável.

  • Ironia

Sugerir o contrário do que se afirma.

pontualidade daquele médico é britânica. Só esperei duas horas para ser atendido.

A ironia depende muito de um contexto, ou seja, da situação em que é inserida, do conhecimento do interlocutor sobre o fato ironizado, além de outros elementos, como gestos (na linguagem oral).

  • Prosopopeia

Personificação, atribuição de características humanas a seres irracionais ou a coisas.

lobo conversou com Chapeuzinho, e decidiram fazer as pazes.

Falar é uma característica humana.

  • Antítese

Oposição entre palavras, expressões ou ideias.

bem e o mal caminham de mãos dadas no coração humano.

 

 VIDEOS COMPLEMENTARES:



PARTE COMPLEMENTAR:


Dia Nacional da Leitura


Por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil, o Dia Nacional da Leitura foi instituído e, desde então, é celebrado todo dia 12 de outubro, juntamente do Dia das Crianças. O objetivo da data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que ter o hábito de ler é imprescindível para a formação do senso crítico das pessoas na sociedade, além de estimular a criatividade e a imaginação, mesmo se os leitores forem crianças. Inclusive, quando a leitura é incentivada desde cedo, é muito mais fácil para que uma pessoa cresça e não perca a vontade de ter os livros como melhores amigos.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Referências:

 https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/

 

https://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/enem/portugues/

 

https://youtu.be/BA_GiXoiszY

https://youtu.be/wp0yyCn4WHI