FIGURAS
DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem são
formas de expressão que diferentes da linguagem comum ou denotativa. Elas dão
ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto
permitem uma plurissignificação do enunciado.
Figuras de palavras ou
semântica
- Comparação
Uma relação de comparação
explícita entre dois termos, marcada pela presença de conjunção comparativa.
O pensamento
é como um diamante bruto.
O pensamento
é tal qual um diamante bruto.
O pensamento
é igual a um diamante bruto.
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- Metáfora
Comparação implícita.
A razão é
a luz na escuridão.
Observe que a “razão” está
sendo comparada com a “luz”. No entanto, não há nenhuma conjunção comparativa explicitada
entre os dois termos. Portanto, se a frase fosse “A razão é como a luz na
escuridão”, não teríamos mais uma metáfora, mas sim uma comparação.
No primeiro exemplo, temos
uma metáfora impura, assim classificada quando os dois elementos da
comparação implícita estão explicitados – no caso, “razão” e “luz”. Já na metáfora
pura, isso não acontece:
Pensem nas
crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
No poema A rosa de
Hiroshima, de Vinicius de Moraes (1913-1980), a “rosa” a que o eu lírico se
refere é uma metáfora para a bomba atômica, ou seja, ela é comparada a uma
rosa. No entanto, em nenhum momento, a bomba é explicitamente mencionada no
poema. Para saber mais sobre essa figura de linguagem, acesse: metáfora.
- Metonímia
Substituição de um termo por
outro, desde que haja uma relação entre eles.
Assim, pode haver a substituição:
- do autor pela obra:
Você não vai
acreditar: comprei um Caravaggio.
(isto é: comprar um quadro do Caravaggio.)
- do possuidor pelo possuído:
Amanhã, vou
ao médico e não se fala mais nisso!
(isto é: ir ao consultório do médico.)
- do lugar pelo produto:
Ela só
fumava havana e nada mais.
(isto é: fumar charuto produzido em Havana.)
- do efeito pela causa:
Aqueles
líderes insuflaram a guerra no coração dos jovens.
(isto é: insuflar o ódio, causa da guerra.)
- do continente pelo conteúdo:
Todos os
dias, bebo uma xícara de chá de boldo.
(isto é: beber o chá que está na xícara.)
- do inventor pelo invento:
O Linux é
um sistema operacional gratuito.
(isto é: linux é a invenção de Linus Torvalds; a palavra vem
da união do nome de seu inventor “Linus” com “Unix”.)
- do concreto pelo abstrato:
Na minha
vida, encontrei muita gente sem coração.
(isto é: gente sem sentimento.)
Uma pessoa
“sem coração” não se importa com o sofrimento alheio.
- da parte pelo todo:
Este foi um
livro escrito a quatro mãos.
(isto é: escrito por duas pessoas.)
- Catacrese
Emprego inadequado de um termo
devido à perda de seu sentido original.
A quarentena já
dura dois meses.
Não podíamos embarcar no ônibus sem tirar aquelas fotos.
No primeiro exemplo, a palavra
“quarentena”, em seu sentido original, refere-se a um período de quarenta dias.
No entanto, o termo passou a ser empregado com o sentido de “isolamento”. O
mesmo fenômeno acontece no segundo exemplo, em que “embarcar” deixou de ser
apenas o ato de entrar em uma embarcação e teve seu sentido ampliado para
o ato de entrar em qualquer veículo de transporte.
- Sinestesia
Combinação de dois ou
mais sentidos, ou seja, visão, olfato, audição, paladar e tato.
No doce caminho
que percorri, ouvi cantarem os pássaros no calor da
manhã.
Perceba que a palavra “doce”
aciona o paladar; o verbo “cantarem”, a audição; e o substantivo “calor”, o
tato.
Figuras de
sintaxe ou construção
- Elipse
Ocultação de palavra ou
expressão na estrutura do enunciado.
— Vou
te ligar. Qual o seu número?
Nesse exemplo, foi omitida a
expressão “de telefone”: Qual o seu número de telefone?
- Zeugma
Um tipo de elipse
caracterizado pela omissão de um termo mencionado anteriormente.
Preferia os
caminhos difíceis aos fáceis.
Ou seja: Preferia os caminhos
difíceis aos (caminhos) fáceis.
- Anáfora
Repetição de uma ou mais
palavras no início dos versos ou orações.
Eu não devo ter
medo. Eu não devo parar. Eu não devo retroceder.
Figuras de
pensamento
- Hipérbole
Exagero na declaração.
Estava com
tanta fome que podia comer um boi inteiro.
Comer um boi
inteiro, de uma só vez, por ser humanamente impossível, é um exagero.
- Eufemismo
Palavras ou expressões
agradáveis para amenizar a declaração.
Segundo o
juiz, a deputada faltou à verdade em seu depoimento.
Note que, em vez de dizer que
a deputada mentiu, é usada a expressão “faltou à verdade”, o que torna a
afirmação menos desagradável.
- Ironia
Sugerir o contrário do que se
afirma.
A pontualidade daquele
médico é britânica. Só esperei duas horas para ser atendido.
A ironia depende muito de um
contexto, ou seja, da situação em que é inserida, do conhecimento do
interlocutor sobre o fato ironizado, além de outros elementos, como gestos (na
linguagem oral).
- Prosopopeia
Personificação, atribuição de
características humanas a seres irracionais ou a coisas.
O lobo
conversou com Chapeuzinho, e decidiram fazer as pazes.
Falar é uma
característica humana.
- Antítese
Oposição entre palavras, expressões
ou ideias.
O bem e
o mal caminham de mãos dadas no coração humano.
PARTE COMPLEMENTAR:
Dia Nacional da Leitura
Por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil, o Dia Nacional da Leitura foi instituído e, desde então, é celebrado todo dia 12 de outubro, juntamente do Dia das Crianças. O objetivo da data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que ter o hábito de ler é imprescindível para a formação do senso crítico das pessoas na sociedade, além de estimular a criatividade e a imaginação, mesmo se os leitores forem crianças. Inclusive, quando a leitura é incentivada desde cedo, é muito mais fácil para que uma pessoa cresça e não perca a vontade de ter os livros como melhores amigos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Referências:
https://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/enem/portugues/