Marcadores

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

2ª SÉRIES A, B, C e D - AULA 3 DE FÍSICA - UNIDADE II

         Mudanças de fase: vaporização, condensação, sublimação e ressublimação.

              

                                                  Vaporização

 


          A vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso. A vaporização pode ocorrer de três maneiras:

Evaporação: é a passagem lenta do estado líquido para o estado gasoso, na qual somente as moléculas mais energéticas do líquido adquirem energia suficiente para mudar de estado (exemplo: roupas secando estendidas no varal). Com relação a evaporação, observamos os seguintes fatos:

a) A medida que um líquido evapora, sua temperatura diminui. Isso é consequência de serem as moléculas de maior energia cinética aquelas que abandonam o líquido na evaporação. Assim, a energia cinética média das moléculas que permanecem no líquido torna-se menor e isso corresponde a uma temperatura mais baixa. Exemplos: Ao colocar um pouco de álcool na mão, observa-se que ele evapora rapidamente, havendo, então, uma queda acentuada em sua temperatura. A transferência de calor de sua pele para o álcool lhe dá a sensação de frio naquele local. O mesmo fenômeno acontece, geralmente, quando uma pessoa sai de uma piscina (ou do mar), ela sente mais frio que quando se encontrava dentro da água. Essa sensação é uma consequência da evaporação da água aderida à sua pele.

b) Quanto maior a área da superfície de um líquido, maior é sua velocidade de evaporação. Exemplos: Colocando-se a mesma quantidade de um líquido em dois recipientes com áreas de superfícies diferentes, verifica-se que o líquido evapora muito mais rapidamente no recipiente onde é maior a área de sua superfície em contato com o ar. Isso ocorre porque as moléculas escapam do líquido através dessa área. Assim, para que uma roupa molhada seque mais depressa, nós a colocamos estendida, com a maior área possível em contato com o ar.

Ebulição: o líquido se transforma em gás em sua temperatura de ebulição. Nesse caso, a maioria das moléculas do líquido está com energia suficiente para a mudança de estado (exemplo: água na chaleira).

Calefação: è a vaporização que ocorre quando o líquido passa rapidamente para o estado gasoso, ou seja, quando este recebe grande quantidade de calor rapidamente (exemplo: líquido em contato com uma superfície com temperatura maior que sua temperatura de ebulição).

     Quando nos referirmos à vaporização de uma substância, caso não esteja indicado explicitamente o processo pelo qual ela evaporou, estaremos nos referindo ao processo de ebulição.

    Como as mudanças de estado ocorrem em temperaturas específicas, esses valores recebem o nome de pontos. Por exemplo, para a água temos o ponto de fusão (temperatura de 0 °C, em que a água se funde) e o ponto de ebulição (100 °C, em que a água vaporiza), ao nível do mar.

 

                           Condensação

 

 

 

 

 

  

 

 

     A condensação ou liquefação é a passagem do estado gasoso para o líquido. É o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

                           Sublimação

 

 
       A sublimação é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido, que representa o nível intermediário de agitação das partículas.

                 Ressublimação


  
      A ressublimação ou sublimação inversa é a passagem direta do estado gasoso para o sólido.

 

Assista às videoaulas abaixo:



       

       Acesse conteúdos complementares (opcional) nos links abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/vaporizacao-condensacao.htm;

https://www.infoescola.com/fisica/ressublimacao/.