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sexta-feira, 16 de outubro de 2020

3º Ano A - 5ª Atividade de Biologia (2ª Unidade)

 

3º Ano A - 5ª Atividade de Biologia (2ª Unidade)

Prof. Vinícius Reis

 

Introdução à Genética e Leis de Mendel

 

Olá queridxs!

 

Hoje iniciaremos um assunto bastante importante para o nosso entendimento sobre a biodiversidade.

 

De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade pode ser definida como: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.”

 

Ao longo da história da vida na Terra, as formas de vida se desenvolveram a se tornaram cada vez mais diversas. Parte dessa diversidade pode ser explicada pela genética. A genética é a parte da biologia que estuda as leis da hereditariedade, ou seja, estuda como as informações contidas nos genes são transmitidas de pais para filhos através das gerações. O conhecimento gerado pela genética associado às técnicas de transplante de genes de um organismo para o outro auxiliam na obtenção de variedades de plantas e animais mais produtivos, ou ainda resistentes a pragas e à seca.

 

Atualmente, sabemos que o veículo da hereditariedade são os genes: trechos da molécula de DNA, presente nos cromossomos da célula. Mesmo antes dessa descoberta, as leis básicas da hereditariedade começaram a ser desvendadas pelo monge agostiniano Gregor Mendel (1822-1884, Figura 1), em uma região da Áustria que hoje pertence à República Tcheca. Como veremos em lições posteriores as leis de Mendel não explicam todas as formas de herança, mas representam importante ponto de partida para o estudo da hereditariedade.

Figura 1 – Gregor Mendel, padre austríaco pioneiro do estudo das leis da hereditariedade. (Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/).

 

Antes de prosseguirmos, vamos ver o vocabulário genético que teremos que utilizar ao longo desta e das próximas aulas. Alguns dos termos apresentados abaixo já foram vistos por nós em aulas anteriores, então aproveitem para revisar também.

 

Um cromossomo é uma sequência linear de genes. O lugar ocupado por um gene no cromossomo é o loco gênico ou locus (plural: loci). Alelos são formas alternativas de um mesmo gene que atuam sobre uma determinada característica.  O fenótipo inclui características de um ser vivo genética e ambientalmente determinadas. O genótipo é a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que esse organismo herdou dos genitores.

 

Certas características, como grupo sanguíneo, dependem exclusivamente do genótipo; a maioria das características, entretanto, sofre influência também do ambiente externo (fatores ambientais). A cor da pele, por exemplo, é determinada geneticamente, mas pode ser modificada pela exposição à luz solar, que é um fator ambiental. Portanto, o fenótipo do indivíduo depende do genótipo e, frequentemente, de fatores ambientais.


 FENÓTIPO  =  GENÓTIPO  +  AMBIENTE


Quando uma característica possui duas ou mais variações fenotípicas, podemos concluir que o loco gênico correspondente pode ser ocupado por diferentes alelos. Em ervilhas, por exemplo, no loco que controla o aspecto das vagens, um alelo determina vagens infladas e o outro determina vagens constritas.

 

Como esses alelos ocorrem em cromossomos homólogos, aos pares, há três tipos de plantas: as que possuem dois alelos para vagens infladas, as que têm um alelo para vagens infladas e um alelo para vagens constritas e, finalmente as que têm dois alelos para vagens constritas (Figura 2).

 

O alelo dominante é aquele que pode se manifestar tanto em dose dupla quanto em dose única, já o alelo recessivo só se expressa se estiver em dose dupla. O alelo que determina vagens infladas é dominante sobre o que determina vagens constritas (alelo recessivo).


Figura 2 – Plantas com dois alelos para vagens infladas; as que possuem um alelo de cada tipo, possuem vagens infladas e as que possuem dois alelos para vagens constritas exibem vagens constritas.

 

Habitualmente, os genes são representados por uma letra, que corresponde, em geral a inicial do fenótipo recessivo. No caso citado, escolhe-se a letra C, letra inicial da palavra “constrita”. A letra maiúscula indica o alelo dominante (C), e a letra minúscula, o recessivo (c). A relação de dominância pode ser expressa por C > c. Quando um indivíduo possui dois alelos iguais (CC ou cc), ele é homozigoto. O indivíduo de genótipo CC é homozigoto dominante e o de genótipo cc é o homozigoto recessivo. O indivíduo de genótipo Cc é denominado heterozigoto.


Sobre tais conceitos fundamentais em genética e a 1ª Lei de Mendel, assistam à vídeo-aula 1, abaixo:


Ainda sobre sobre a 1ª Lei de Mendel, assistam a vídeo-aula 2, com o prof. Eduardo. Caso necessário, pause o vídeo e anote conceitos centrais que achar importante.




Bons estudos e até a próxima!


Abraços