ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via whatsapp
até o dia 30/10/2020.
A partir do texto, vídeos e links para
pesquisa indicados pelo professor, na aula anterior, respondam as questões abaixo.
1. Leia:
Desenredo
Gonzaguinha
No
dia em que o jovem Cabral chegou por aqui, ô ô
Conforme diversos anúncios na televisão
Havia um coro afinado da tribo tupi
Formado na beira do cais cantando em inglês
Caminha saltou do avião assoprando um apito em free bemol
Atrás vinha o resto empolgado da tripulação
Usando as tamancas no acerto da marcação
Tomando garrafas inteiras de vinho escocês
Partiram num porre infernal por dentro das matas, ô ô
Ao som de pandeiros chocalhos e acordeão
Tamoios, Tupis, Tupiniquins, acarajés ou Carijós (sei lá quemmais...)
Chegaram e foram formando aquele imenso cordão, meu Deus quibão
E então de repente invadiram a Avenida Central, mas que legal
E meu povo, vestido de tanga adentrou ao coral
Um velho cacique dos pampas sacou do piston
E deu como aberto, em decreto mais um carnaval
E assim, a Vinte e Dois daquele mês de Abril
Fundaram a Escola de Samba Unidos do Pau-Brasil
a) A letra da música “Desenredo”, de Gonzaguinha e Ivan Lins,
apresenta pontos de contato com a primeira fase do Modernismo? Justifique sua
resposta.
2. Leia
os seguintes textos:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Oswald de Andrade ANDRADE,
Vício
na fala
Para
dizerem milho dizem mio
Para
melhor dizem mió
Para
pior pió
Para
telha dizem teia
Para
telhado dizem teiado
E
vão fazendo telhados.
Oswald
de Andrade
a) Destaque duas características modernistas presentes nos
textos acima.
3. São características da primeira fase
do Modernismo:
a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e
visão de mundo em perspectiva elitista.
b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas
de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.
c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de
metrificação e retomada do nacionalismo romântico.
d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das
máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.
e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto
mito romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.
4. Com relação à poesia do modernismo brasileiro, é correto afirmar
que (observação: há mais de uma alternativa correta):
- a ruptura com o passado foi total, como prova
a obra de Mário de Andrade.
- elevou o nível coloquial da fala brasileira à
categoria literária.
- a pesquisa estética foi intensificada.
- a ruptura com o passado foi apenas parcial,
permanecendo a mesma essência cultural, enriquecida e dinamizada.
- poeta recusa as forças subconscientes na
criação poética.
- raça, meio e momento histórico foram
enfatizados como fatores determinantes do caráter brasileiro.
5.Quais tendências da poesia da segunda fase do Modernismo brasileiro?
6. Considerando o nosso material completar sobre o dia Nacional da Leitura. Responda: para que serve a leitura em nossas vidas?