Marcadores

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

3º ano A, C, D - IV SEMANA - LÍNGUA PORTUGUESA - MODERNISMO (ATIVIDADE)

 

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Entregar para o professor via whatsapp até o dia 30/10/2020.

A partir do texto, vídeos e links para pesquisa indicados pelo professor, na aula anterior, respondam as questões  abaixo.

 

1. Leia:

 

Desenredo

Gonzaguinha

No dia em que o jovem Cabral chegou por aqui, ô ô
Conforme diversos anúncios na televisão
Havia um coro afinado da tribo tupi
Formado na beira do cais cantando em inglês
Caminha saltou do avião assoprando um apito em free bemol
Atrás vinha o resto empolgado da tripulação
Usando as tamancas no acerto da marcação
Tomando garrafas inteiras de vinho escocês
Partiram num porre infernal por dentro das matas, ô ô
Ao som de pandeiros chocalhos e acordeão
Tamoios, Tupis, Tupiniquins, acarajés ou Carijós (sei lá quemmais...)

Chegaram e foram formando aquele imenso cordão, meu Deus quibão
E então de repente invadiram a Avenida Central, mas que legal
E meu povo, vestido de tanga adentrou ao coral
Um velho cacique dos pampas sacou do piston
E deu como aberto, em decreto mais um carnaval
E assim, a Vinte e Dois daquele mês de Abril
Fundaram a Escola de Samba Unidos do Pau-Brasil

a) A letra da música “Desenredo”, de Gonzaguinha e Ivan Lins, apresenta pontos de contato com a primeira fase do Modernismo? Justifique sua resposta.

 

2. Leia os seguintes textos:

 

 Pronominais

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

Oswald de Andrade ANDRADE, 

 

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

Oswald de Andrade

 

a) Destaque duas características modernistas presentes nos textos acima.

 

3. São características da primeira fase do Modernismo:

a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista.

b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.

c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.

d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.

e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto mito romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.

 

4. Com relação à poesia do modernismo brasileiro, é correto afirmar que (observação: há mais de uma alternativa correta):

  1. a ruptura com o passado foi total, como prova a obra de Mário de Andrade.
  2. elevou o nível coloquial da fala brasileira à categoria literária.
  3. a pesquisa estética foi intensificada.
  4. a ruptura com o passado foi apenas parcial, permanecendo a mesma essência cultural, enriquecida e dinamizada.
  5. poeta recusa as forças subconscientes na criação poética.
  6. raça, meio e momento histórico foram enfatizados como fatores determinantes do caráter brasileiro.

 

5.Quais tendências da poesia da segunda fase do Modernismo brasileiro?  


6. Considerando o nosso material completar sobre o dia Nacional da Leitura. Responda: para que serve a leitura em nossas vidas?