Marcadores

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

1 A/C e D-3ª Aula Remota de Filosofia da I Unidade.

 Anaxímenes








          Anaxímenes (588-524 a.C.), nascido em Mileto (atual Turquia), foi um filósofo pré-socrático grego integrante da

Escola Jônica.


      Segundo ele, o elemento originário era o ar, que estava presente em tudo, transpassava tudo, soprava o movimento de todos os seres e era infinito.

      Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo. “Anaxímenes de Mileto [...] declarou que o ar é o princípio das coisas que existem; pois é dele que provêm todas as coisas e é nele que de novo se dissolvem. Tal como a nossa alma, [...] que é ar, nos mantém unidos e nos governa, assim também o vento (ou sopro) e o ar cercam o mundo inteiro”.

      O ar, portanto, era o sopro que animava os seres vivos, que era indispensável para a vida e que fazia com que tudo se mantivesse no seu devido lugar.


Heráclito de Éfeso,








      Nasceu na cidade de Éfeso, por volta de 540 a.C., antiga colônia grega, região da Jônia na Ásia Menor, atual Turquia.

        Como Tales de Mileto, Heráclito acreditava no princípio único abalizado na “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava fundamentado na unidade elementar e, no caso de Heráclito, o elemento fogo. 

         O filósofo baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”.

          A partir disso, acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vir-a-ser), sujeitas ao “logos” (razão ou lei).

        Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, onde, das contradições, surgem a unidade dialética.

         Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência.

         Por exemplo, a escuridão somente existe pois o conceito de luz é seu oposto, onde um não existe sem o outro.

         Assim, Heráclito, pai da dialética, afirma que todas as coisas por meio da dualidade, cujo o "logos" é sua resultante, ou seja, o conhecimento nascido desse embate.


Frases de Heráclito


“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.”



Terceira Atividade Remota  de Filosofia



1)”Nossos sentidos nos oferecem a imagem de um mundo em incessante  mudança, ...”

Esse é um pensamento atribuído a:

a)Platão

b)Sócrates

c)Aristóteles

d)Parmênides

e)Heráclito



2)Anaxímenes (588-524 a.C.), nascido em Mileto (atual Turquia), foi um filósofo pré-socrático grego integrante da Escola Jônica.Qual é o princípio de tudo, segundo esse pensador e quais argumentos ele utiliza para justificar sua teoria?



3)Segundo Heráclito as coisas estão em movimento.Você concorda com o pensamento dele?Justifique?