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segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

1º ANO A, B, D - 3ª UNIDADE - AULA I - O BARROCO

 


Barroco no Brasil

 

Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura.

Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi, sem dúvida, um dos maiores artistas barrocos brasileiros.

Contexto Histórico: Resumo

Foi durante o período colonial que o barroco floresceu no Brasil. A capital Salvador foi transferida para o Rio de Janeiro e, com isso, o número de habitantes aumentou consideravelmente no país.

Aliado a exploração de ouro, que passou a ser a principal atividade econômica desenvolvida, o aumento da população propiciou um forte desenvolvimento econômico.

Com a queda das exportações de açúcar nordestino no mercado consumidor mundial, têm início o chamado "ciclo do ouro". Nesse período, Minas Gerais passou a ser o grande foco, tendo em conta as jazidas encontradas no local.

Foi ali que a arte barroca mineira começou a despontar com Aleijadinho na escultura e arquitetura, e o Mestre Ataíde, na pintura

Características do Barroco no Brasil

 

As principais características do barroco literário brasileiro são:

·         Linguagem dramática;

·         Racionalismo;

·         Exagero e rebuscamento;

·         Uso de figuras de linguagem;

·         União do religioso e do profano;

·         Arte dualista;

·         Jogo de contrastes;

·         Valorização dos detalhes;

·         Cultismo (jogo de palavras);

·         Conceptismo (jogo de ideias).

 

Principais autores e obras do Barroco no Brasil

Os principais autores e obras escritas no Brasil são:

1. Bento Teixeira (1561-1618)

Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “Prosopopeia” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

2. Gregório de Matos (1633-1696)

Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “Boca do Inferno”.

3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)

Nascido em Salvador, Manuel Botelho de Oliveira foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco. De sua obra poética, destaca-se: “Música do Parnaso” (1705).

4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636)

Nascido próximo da capital baiana, O Frei Vicente de Salvador foi historiógrafo e o primeiro prosador do país. Teólogo de formação, estudou na Universidade de Coimbra e de volta ao Brasil exerceu os cargos de cônego, vigário e franciscano. De sua obra, destacam-se: “História do Brasil” e “História da Custódia do Brasil

5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Nascido na Bahia, o Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica foi um frade franciscano. De sua poesia, destacam-se as obras: “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”.

A Arte barroca no Brasil

Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país.

Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

É possível encontrar as obras de Aleijadinho (1730-1814) em diversas cidades mineiras, tais como: Ouro Preto. Congonhas, São João del-Rei, etc. Ele ficou conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.


Fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Obra de Aleijadinho

Também espalhadas em diversas igrejas coloniais mineiras encontram-se as pinturas de cores vibrantes do Mestre Ataíde (1762-1830).

 


"A Virgem entrega o Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua". Detalhe da obra do Mestre Ataíde na Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco.

 

VÍDEOS COMPLEMENTARES:

https://youtu.be/cMVti1H1ASE

https://youtu.be/41jkQ984Je4

 

Referências bibliográficas:

https://www.todamateria.com.br/barroco-no-brasil/

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

DE NICOLA, José. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 2003.

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

1. A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b) poesia satírica e contos burlescos.
c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d) poesia confessional e autos religiosos.
e) poesia lírica e teatro de costumes.

 

2. Entre os nomes e características apresentados a seguir, destaque os que podem ser associados ao Barroco:

1. Cultismo e Conceptismo. 

2. Oposição entre mundo material e mundo espiritual.

3. Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos.

4. Preocupação com a racionalidade.

5. Gregório de Matos e Basílio da Gama.

6. Gosto por raciocínios complexos, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas.

a) 1 – 2 – 3 – 6

b) 1 – 2 – 3 – 5

c) 1 – 3 – 4 – 5

d) 2 – 3 – 4 – 6

e) 2 – 4 – 5 – 6

 

- TEXTO PARA ANÁLISE:

AOS AFETOS, E LÁGRIMAS DERRAMADAS NA AUSÊNCIA DA DAMA A QUEM QUERIA BEM

 

SONETO

Ardor em firme coração nascido;

Pranto por belos olhos derramado;

Incêndio em mares de águas disfarçado;

Rio de neve em fogo convertido:

 

Tu, que em um peito abrasas escondido;

Tu, que em um rosto corres desatado;

Quando fogo, em cristais aprisionado;

Quando cristal em chamas derretido.

 

Se és fogo como passas bradamente,

Se és neve, como queimas com porfia?

Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

 

Pois para temperar a tirania,

Como quis que aqui fosse a neve ardente,

Permitiu parecesse a chama fria.

 

3. O Barroco apresenta não apenas o confronto dos opostos, mas também sua fusão ou aproximação. Como ela pode ser observada nos versos transcritos?

4. O eu lírico afirma que o Amor “temperou” sua tirania. De que maneira isso foi feito? Por quê?

5. Leia:

Sermão de Santo Antônio (aos peixes)

Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!

(Antônio Vieira, Sermão de Santo Antônio, em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000033.pdf>.)

 a)    Nesse sermão, os pregadores são comparados ao sal da terra. E, ao longo do trecho, levanta hipóteses sobre os motivos pelos quais a pregação não consegue eliminar a corrupção. Identifique os motivos por ele apontados.