COMÉRCIO EXTERNO BRASILERIO
O Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).
Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.
Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960, correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 esse tipo de produção já representava 60% de todo comércio exterior do Brasil, que indica e evidencia os avanços econômicos provocados pela modernização do setor industrial.
O percentual sofre variações de acordo com o rendimento do ano, que pode ser de 55% a 65%, por exemplo, no ano que ocorre aumento na venda de aviões esses dados são elevados. Em contrapartida quando há aumento na produção e exportação agrícola, como no caso da soja, ocorre um crescimento no percentual de produtos primários.
O Brasil possui muitos parceiros comerciais, com destaque para os seguintes mercados: toda União Européia, principalmente Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda, além de Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Taiwan, Coréia do Sul e Arábia Saudita.
Outra evidência da mudança econômica e industrial brasileira é o tipo de importação, no passado eram compostas basicamente por produtos manufaturados, na atualidade esse contexto mudou, pois as importações, cerca de 40%, são de matéria prima como combustíveis, minérios, trigo, carne, bebidas, artigos de informática, telefonia, máquinas, motores, material elétrico, produtos químicos, insumos agrícolas, automóveis, tratores, peças, eletroeletrônico etc.
Os principais exportadores de produtos para o Brasil são: Estados Unidos, União Européia principalmente Alemanha, Itália, Espanha e França, Argentina, Arábia Saudita, Japão, Venezuela, México, Uruguai, Chile, China, Coréia do Sul, Kuwait e Nigéria.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/comercio-externo-brasileiro.htm
ATIVIDADE
01)(Mackenzie 2013) Desde a crise financeira mundial, deflagrada nos EUA em 2008, muitos governos têm adotado medidas para a sua superação. Assinale a alternativa correta sobre o tipo de medidas de política econômica adotadas no Brasil.
a) Liberal clássico, com ampla abertura a importações que visam dinamizar o mercado interno e a competição com empresas nacionais.
b) Neoliberal, em que o Estado amplia a sua participação em setores considerados estratégicos.
c) Socialista, em razão da ideologia esquerdista dos integrantes do governo.
d) Desenvolvimentista, em que o Estado utiliza mecanismos como isenção de impostos, redução de juros e aumento do protecionismo.
e) Globalizada, em que o país se torna aberto a qualquer tipo de movimentação financeira com outros países, sem qualquer restrição legal.
02) (Uern 2015) O fluxo econômico e comercial entre as nações crescem de forma notória. Uma das questões fundamentais da atualidade dentro do processo de globalização diz respeito às práticas comerciais nas negociações internacionais.
Com base nos dados do gráfico da balança comercial brasileira, é correto afirmar que
a) nos anos 2007 e 2008, o volume importado pelo Brasil superou o das exportações e o saldo comercial manteve-se crescente.
b) o volume importado em 2010 superou os 202 bilhões de dólares, e o saldo apresentou superioridade em relação ao período anterior.
c) comparando-se ao ano anterior, em 2009, o total de exportações recuou, porém ainda manteve-se acima do volume importado, obtendo uma pequena elevação no saldo da balança comercial.
d) em 2001, o índice de exportação foi maior que a taxa de importação, situação que se manteve até 2010, apresentando saldo positivo e com crescente elevação em todo o período mencionado.
3. (Uemg 2014) Analise a seguinte ilustração.
De acordo com o gráfico da oscilação da balança comercial brasileira, é CORRETO concluir que
a) a balança comercial brasileira está em situação crítica, pois os dados apontam estimativas de deficit.
b) a exportação de commodities é superior à importação destas, o que evita um desequilíbrio na balança comercial brasileira.
c) o setor do petróleo e derivados apresenta um recuo nos índices de importação, em relação aos índices de exportação do ano passado, no mesmo período.
d) a diferença entre as importações e as exportações de commodities é a principal responsável pela taxa de desemprego atual.