Conteúdo: Entropia.
Noções de entropia
Se analisarmos os processos naturais, veremos que eles ocorrem no sentido de haver a passagem espontânea de um estado ordenado para um estado mais desordenado das moléculas. Esse conceito pode ser entendido como parte integrante da segunda lei da termodinâmica, e um dos mais importantes da termodinâmica.
No século XIX, o físico alemão Rudolf Clausius definiu a grandeza denominada entropia para a melhor compreensão da ocorrência dos fenômenos naturais. O conceito de entropia em geral é associado ao grau de desordem de um sistema, que pode ser relacionado com a organização espacial e energética das partículas que o compõem. Assim, quanto maior a entropia, maior tende a ser a “desordem” do sistema e menor a “ordem” (organização) dele.
Uma das implicações da segunda lei da termodinâmica é que, para um sistema termodinâmico isolado que evolui espontaneamente, a entropia total se mantém constante ou aumenta com o tempo, nunca diminui. Uma consequência disso é que o calor não pode passar naturalmente de um corpo frio a um corpo quente, como enunciado antes. Outra interpretação da segunda lei, com base na entropia, é que esta mede a energia “degradada” ou “perdida” em uma transformação, isto é, a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho.
Podemos dizer que a evolução de um sistema está diretamente relacionada com o aumento de sua desordem e, consequentemente, com a diminuição de sua energia utilizável. Observe estes eventos:
Se um copo de vidro se quebra ao cair no chão, os cacos de vidro não tornarão a compor um copo espontaneamente.
Se deixarmos rolar uma esfera de um ponto mais alto para um ponto mais baixo, ela não voltará ao ponto mais alto naturalmente.
Se em um recipiente houver uma porção de bolas brancas na parte de baixo e vermelhas na parte de cima, ao agitarmos o recipiente a ponto de misturá-las, dificilmente conseguiremos ter de volta as duas cores separadas naturalmente.
No Universo, há uma tendência natural de transformação de todas as formas de energia (mecânica, química, elétrica etc.) consideradas “formas organizadas” em forma de agitação das partículas (calor), “forma desorganizada”. Essa transformação acontece integralmente, e a probabilidade de o processo inverso ocorrer é quase nula, pois a transformação de calor em outra forma de energia é sempre incompleta, com isso, atribuiu-se ao calor a denominação energia degradada, significando um status de energia menos nobre.
Portanto, a segunda lei da termodinâmica se caracteriza pelo princípio da degradação da energia. No Universo, à medida que o tempo passa, diminui a quantidade de energia utilizável, ou seja, a energia se degrada e a direção natural é ir da ordem para a desordem, da menor para a maior entropia.
Assista
às vídeoaulas sugeridas abaixo:
Acesse conteúdo complementar (opcional) no link abaixo:
https://www.todamateria.com.br/entropia/.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Acesse o link: https://forms.gle/r8XqASZb8bkwgXoJ8 e responda a atividade pelo google forms.