IMMANUEL KANT (1724-1804)
Kant surgiu como um crítico a um debate muito antigo entre racionalistas e empiristas sobre a relevância da razão e da sensação para a construção do conhecimento. Mas o que isso quer dizer? Por um ângulo, os racionalistas apontavam que o conhecimento era originado na razão, construído antes mesmo de qualquer experiência. Em contrapartida, os empiristas defendiam que cada homem nasce como um quadro em branco e o conhecimento parte das sensações.
Em frente a isso, Immanuel Kant surgiu questionando o próprio conhecimento. Ao invés de analisar como ele é construído, indagou se o conhecimento é uma possibilidade verdadeira. Dessa forma, Kant originou o "Criticismo", teoria voltada para o estudo dos limites metafísicos, éticos e religiosos da razão humana.
De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões. Contudo, os objetos precisam existir de forma reconhecível no campo físico para que essas impressões tenham sentido. Por isso, o conhecimento das coisas do mundo é influenciado pela sensibilidade e o entendimento.
Idealismo
O idealismo é uma linha de estudos que defende a compreensão da realidade a partir da sua verdade mental ou subjetiva. Foi com base nisso que Kant buscou uma estrutura universal para uma análise capaz de abranger toda a humanidade, o que chamou de “transcendental”. Reunindo esses dois pontos, a doutrina de Kant ficou conhecida como “Idealismo Transcendental” e é baseada em três juízos:
• Analítico;
• Sintético;
• Estético.
Segundo as teorias de Immanuel Kant: “Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas.". Ainda, incentivando o pensamento e a reflexão interna de cada um sobre si mesmo e sobre a humanidade, Kant propõe quatro perguntas principais:
• O que posso saber?
• O que devo fazer?
• Quais coisas me é permitido esperar?
• O que é o ser humano?
Através delas o autor espera que o ser humano busque o esclarecimento pessoal e não esteja sujeito ao fanatismo ou terrorismo ideológico.
Em sua obra clássica, Crítica da Razão Pura, Immanuel Kant escreve:
“eliminai, pouco a pouco, do vosso conceito de experiência de um corpo tudo que nele é empírico, a cor, a rugosidade ou maciesa, o peso, a própria impenetrabilidade; restará, por fim, o espaço que esse corpo (agora totalmente desaparecido) ocupava e que não podeis eliminar.”
O espaço e o tempo não são conceitos aprendidos pela experiência, mas são tornam possível toda e qualquer experiência. Em linguagem kantiana, o espaço e o tempo são as formas a priori da sensibilidade. Nesse caso, a expressão “a priori” (do latim “de antes”) indica aquilo que está estabelecido antes da experiência, ou seja, o tempo e o espaço não estão localizados nos objetos que experimentamos, mas sim no próprio sujeito, que pode experimentar temporal e espacialmente o mundo sensível.
A investigação kantiana pode ser facilmente aplicada. Mesmo se nos esforçarmos com obstinação, não conseguiremos experimentar objetos eternos ou sem extensão. Somos capazes de falar sobre a eternidade, mas jamais experimentamos ou experimentaremos qualquer objeto fora do tempo. Somos capazes de conceber o espaço vazio ou um ponto muito pequeno, porém nunca teremos a experiência do vazio sem espaço e de um objeto sem extensão.
Frases de Kant.
- Com o poder vem a responsabilidade
- Todos sabem de onde vem o ser humano, mas poucos sabem para onde vai.
- O direito deve permitir que a liberdade de cada um deixe espaço para a liberdade de todos.
- É inútil fazer pelo outro o que ele pode fazer por ele mesmo.
Fonte:
Immanuel Kant e a teoria do conhecimento - Namu
AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1) Diante do impasse entre racionalistas e empiristas, qual foi a atitude de Kant? Como é chamada a teoria criada por ele?
2)Segundo Kant, onde se localizam os conceitos de espaço e tempo?
3)Interprete a frase; “Todos sabem de onde vem o ser humano, mas poucos sabem para onde vai”.