Conteúdo: Efeitos da corrente elétrica.
Ao percorrer um condutor, a corrente elétrica pode produzir vários efeitos, dependendo da sua intensidade e da natureza desse condutor.
Efeito Joule ou efeito térmico
O aquecimento de um condutor em razão da corrente elétrica é chamado efeito térmico ou, como é mais conhecido, efeito joule, nome dado em homenagem ao físico inglês que estudou o fenômeno. As constantes colisões entre os elétrons livres e os átomos do condutor transferem parte de suas energias cinéticas a esses átomos, que passam a vibrar mais intensamente. O aumento de vibração dos átomos implica aumento da temperatura do condutor.
Esse efeito é a base de funcionamento de alguns aparelhos, como chuveiro elétrico, secador de cabelo, aquecedor de ambientes, ferro elétrico, entre outros. Um caso interessante é o da lâmpada incandescente. A corrente elétrica aquece rapidamente o filamento de tungstênio que, em torno de 1 500 ºC, se torna incandescente e passa a emitir luz.. Por causa da baixa eficácia desse processo de transformação, a comercialização dessas lâmpadas está sendo gradualmente abolida.
A maior parte da emergia elétrica consumida é convertida em calor (aproximadamente 90%) e apenas cerca de 8% é convertida em luz visível.
Efeito luminoso
Em determinadas condições, ocorre emissão de luz quando a corrente elétrica atravessa um gás sob baixa pressão. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito. Neles, dá-se a transformação de energia elétrica em energia luminosa. Em ambientes pequenos, que necessitam de um consumo de energia reduzido, aconselha-se o uso de lâmpadas fluorescentes compactas, principalmente em residências.
Efeito magnético
Esse é um dos efeitos mais importantes da corrente elétrica e tem enorme aplicação na nossa vida. O efeito magnético constitui a base de funcionamento de motores elétricos, transformadores, geradores de energia elétrica em usinas, sistemas de comunicação por rádio, TV, telefonia, instrumentos elétricos de medida, entre outros.
Efeito químico
Quando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas, ocorrem reações químicas que conduzem à chamada eletrólise. Esse é um processo muito utilizado em galvanoplastia, que consiste na deposição ou revestimento de metais – cromação, niquelação, prateação.
Efeito fisiológico
Ao percorrer o corpo de qualquer animal, a corrente elétrica provoca efeitos conhecidos como efeitos fisiológicos. Nos seres humanos, esses efeitos são conhecidos como choques elétricos e podem variar, dependendo da intensidade da corrente elétrica.
Assista à vídeoaula no link abaixo:
(Opcional):
Estudo Complementar retirado do link abaixo:
https://www.preparaenem.com/fisica/efeitos-corrente-eletrica.htm.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Observação: A atividade a seguir é obrigatória, deverá ser respondida no caderno usando caneta azul ou preta e entregue a professora via whatsapp.
1. Explique e dê um exemplo para cada efeito da corrente elétrica abaixo:
a) Efeito Joule →
b) Efeito químico →
e) Efeito fisiológico →
2. Por que não é recomendável passar num mesmo conduíte fios que conduzem eletricidade para tomadas e interruptores, com cabos de telecomunicações como TV, internet e telefone?
→