Marcadores

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Atividade 2º ano A/B/C/D

 


Escola Estadual Fausto Cardoso

Educando(a):

Turma: 2º ano A/B/C/D                         Data: 23/11/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

 

Atividade sobre o Poema Consciência Negra de Lucas Pereira.

v  Deleitem-se com a releitura do Poema, após, responda ao que se pede:

Consciência Negra – Lucas Pereira

“Chega de racismo
De história mal contada
Chega de hipocrisia
De mentira esfarrapada
Esse preconceito infeliz
Que por aí diz
Que negro não vale nada.
O negro também precisa
Ser privilegiado
Chega de arrogância
Branco tenha cuidado
Com o preconceito em alta
Pois quem muito se exalta
É sempre humilhado.
Preto, branco e mulato
Vamos nos unir
O preconceito é horrível
E não é para existir
Já que todos somos irmãos
Essa grande nação
Espalhada por aí.

A consciência negra
Quer exatamente
Provar que somos iguais
E não diferentes
São lutas populares
Como as de Zumbi dos Palmares
Que morreu pela sua gente.

É preciso desde já
Com amor todo gentil
Acabar com o preconceito
E ver em nosso Brasil
O negro sorrindo tanto
Como a Daiane dos Santos,
Pelé e Gilberto Gil.”

 

1.      O que retrata o poema?

 

2.      Percebe-se no bojo do poema, que ele faz um convite à população negra. Que convite é esse?

 

3.      Relembrando o que você já estudou ao longo da sua vida escolar, vamos rever um pouco de gramática. Na frase “...Branco tenha cuidado...” , o tempo e o modo verbal do verbo em destaque encontra-se no: 

a)      Presente do modo indicativo

b)      Presente do modo Subjuntivo

c)      Pretérito imperfeito do modo subjuntivo

d)      Pretérito perfeito do modo indicativo

e)      Futuro do modo subjuntivo

 

4.      Quanto à entonação, a frase do poema “...Branco tenha cuidado...”, pode ser classificada como:

a)      Declarativa afirmativa

b)      Interrogativa

c)      Declarativa negativa

d)      Imperativa

e)      Optativa

 

5.      Extraia do poema uma palavra que sirva de tema para a sua produção textual, e construa um texto de caráter dissertativo/argumentativo, observando-se a coesão e a coerência textual, além da elegância do texto.

 

 

Boa sorte e fiquem com Deus!