Marcadores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Eduardo 2ª A, B HISTÓRIA

 Eduardo 2ª A, B HISTÓRIA

O mundo como conhecemos é fruto de uma série de doenças que culminaram em um processo de seleção onde quem possuía as melhores defesas sobrevivia e quem não morria.  Em um período onde a alimentação era item bem dificultoso, ou seja, a fome era constante devido uma serie de tecnologias não estarem presente. A morte era uma companhia cotidiana as famílias onde os filhos  que eram recém nascidos tinham uma certeza que nem sempre chegava à idade adulta onde a razão principal eram a falta de alimento suficiente para mantém uma saúde razoável.

A alimentação pobre em calorias deixava o organismo suscetível a baixa imunidade e não esquecendo somos seres vivos que estão em disputa  com algumas bactérias, vírus, fungos e protozoários esses invadiam o corpo humano debilitando e o óbito era quase certeza.

Sarampo, catapora, ataques de vermes e outras doenças matavam significativamente os seres humanos.

Com o tempo houve a investigação científica e descobriu as formas de contágio e a maneira que essas doenças reagiam no corpo desmistificando os dedos dos elementos sobrenaturais.

O exemplo claro dessa situação é que hoje não morrem de ataques de vermes caso venha acontece essa ação é de uma pessoa bem vulnerável- moradores de rua e usuários de drogas-. Práticas simples como beber água tratada, lavar as mãos depois de usar o banheiro e a popularização de vermicidas permitiu que esses ataques deixassem de existir.

Uma invenção que auxiliou a diminuição das mortes foi a Vacina algo que surgiu da análise da Varíola que atacava as vacas eram bem menos prejudiciais do que os humanos então um indivíduo teve a ideia de pegar amostra de pus e aplicar nas pessoas para proteger da Varíola. Aconteceu que as pessoas que passaram por essa ação não desenvolveram varíola e quando desenvolveu foi bem menos intensa do que as pessoas que não passaram pela intervenção.

O uso da vacina teve muitas resistências, mas o seu uso tem muito mais benefícios do que malefícios, é possível dizer que a maioria das pessoas que estão estudando conosco possivelmente estariam mortas caso não fossem submetidos a vacina.

Outro fato importante foi a descoberta dos Antibióticos algo que surgiu por acidente onde um fungo em um laboratório contaminou as amostras de uma bactéria permitiu a utilização da Penicilina.

Essa substância combate a necrose tanto em ferimentos de Guerra como em Cirurgias, sabe quando você toma Amoxicilina para tratar ou extrair um dente essa substância deixa você pronto para  a recuperação mais cedo e não chega a óbito.

Então podemos afirmar que a alimentação com mais calorias, a higiene, a vacina e o antibiótico salvaram parte significativa dos seres humanos na Terra.

No entanto hoje nos vivermos uma desconstrução de parte das certezas por exemplo o excesso de calorias são um dos motivos que causam diabetes, pressão alta, obesidade e entre outras doenças. Hoje as pessoas no mundo morrem bem mais por causas oriundas da obesidade do que da fome.

O uso incondicional de antibióticos deixou mais fortes determinadas bactérias e hoje existe seres que são imunes a essa substância.

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

Por qual razão passei esse texto?

Primeiramente para lembrar que o conhecimento ajuda a vida humana e que sendo bem usado é uma ferramenta essencial para o bem estar das pessoas. No entanto no final coloquei doenças que hoje são causadas pelo o uso desenfreado das substâncias e da tecnologia.

Então vocês terão que fazer um cartaz colocando uma pesquisa respondendo as seguintes perguntas.

1.            Quais doenças foram extintas com a Vacina?

2.            Quais seres foram fortalecidas com o uso indiscriminado de Antibióticos?

3.            Como o excesso de Calorias matam atualmente?