PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS
Escola Estadual Fausto Cardoso
Educando(a):
Turma: 1º anos C Data: 14/12/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor: Reginaldo Silva de Araújo
UMA VIAGEM PELA ESCOLA LITERÁRIA –
BARROCO -
O Barroco é movimento artístico que
surgiu no século XVI e durou até o século XVIII. Para diversos pesquisadores o
Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico
e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o
mundo, o homem e Deus.
1.
O que foi o Barroco;
2.
O contexto histórico desse movimento;
3.
Suas principais características;
4.
Como foi o Barroco no Brasil.
As Escolas Literárias são temas
bastante importantes e caem de forma importante no caderno de Linguagens,
Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros principais vestibulares!
O que foi o
BARROCO?
O Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu
até o início do século XVIII. Esse movimento dominou a arquitetura,
a pintura, a literatura e a música, por isso, toda a cultura desse período,
incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de “barroca”.
O Barroco
surgiu no final do Renascimento e se manifestava através da
grande ostentação e extravagância entre os grupos que eram
beneficiados pelas riquezas da colonização. Essa estética é caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do
divino.
Principais Características do Barroco
O Barroco ditou tendência
em diversas formas de manifestações artísticas. No geral, esse movimento está
marcado pelo resgate
de ideias teocêntricas, colocando Deus como centro do
Universo.
Além disso, nessa época
a emoção sobrepunha a razão e
as ideias protestantes eram
contestadas pela Igreja Católica. A reflexão acerca da guerra entre o certo e
errado, o bem e o mal, Deus e Diabo era muito forte também.
Características
do Barroco na Literatura
·
Linguagem
pessimista;
·
Textos
com mensagens religiosas;
·
Presença
de metáfora, hipérbole, hipérbato, paradoxo e antítese;
·
Texto
rebuscado e ornamentado;
·
Preocupação
com a forma do texto;
·
Poesias
expressando sentimento de culpa pelos pecados cometidos.
Barroco foi introduzido no Brasil através dos
jesuítas, com o objetivo de catequização dos indígenas, no
final do século XVI. Devido ao fato do Brasil ser uma colônia portuguesa, a
principal influência do Barroco Brasileiro é Portugal.
A produção artística teve
grande avanço principalmente no século XVII, após o descobrimento das minas de
ouro e pedras preciosas.
Minas Gerais, por ser o
estado onde foi encontrado o maior número de jazidas, e o nordeste, por seu
desenvolvimento atribuído à cana-de-açúcar, foram as regiões do país mais influenciadas
pela Arte Barroca.
Principais autores do Barroco Brasileiro:
·
O
escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
(1730-1814)
·
O
escultor Agostinho de Jesus (1600-1661)
·
O
pintor Mestre Ataíde (1762-1830)
·
O
pintor e restaurador José Joaquim da Rocha (1737-1807)
·
Pintor
José Teófilo de Jesus (1758-1847)
·
Pintor
Eusébio de Matos e Guerra (1629-1692)
·
Poeta
Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
·
Poeta
Frei Vicente do Salvador (1564-1636)
Fonema
e Letra representam respetivamente sons (fala)
e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o
discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras,
por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita.
Fonologia é a parte da Gramática
que estuda o fonema.
Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer
diferenciação entre um vocábulo e outro.
Ex: bola
/ bota.
Como se vê a diferenciação entre as duas
palavras acima é marcada pelos fonemas /l/ e /t/.
Fonemas e letras apresentam conceitos distintos:
- fonema é a
representação sonora;
- letra é a
representação gráfica do fonema;
- sílaba
é um conjunto de fonemas transmitidos num só impulso.
Numa palavra, nem sempre há o mesmo número
de letras e fonemas.
A palavra táxi, por exemplo, possui:
- quatro letras (t-á-x-i)
- cinco fonemas (t-á-k-s-i)
A palavra hora possui:
- quatro letras (h-o-r-a)
- três fonemas (o-r-a)
Na palavra canta temos:
-cinco letras (c-a-n-t-a)
-quatro fonemas (c-ã-t-a)
ACENTUAÇÃO
Na língua portuguesa escrita, a
acentuação é um dos elementos mais difíceis de serem memorizados. Porém, ao
contrário do que se pensa, os acentos em nossa escrita não são tão complicados
de serem aprendidos. A acentuação, na maioria das vezes, é feita para indicar a
tonicidade de uma palavra escrita. Embora oralmente nós possamos nem notar, o
acento faz uma grande diferença na hora de escrever as palavras.
Tipos de acentos
gráficos
Aprender quais são os acentos gráficos da
língua portuguesa e quais são suas funções é tão importante quanto aprender
onde usá-los. No português, utilizamos quatro acentos, cada um representado por
um símbolo. São eles:
·
Acento Agudo (´) – Sua função é
simples: indicar a as vogais tônicas. O acento agudo sempre será usado na vogal
da sílaba tônica. Quando aparece sobre o “e” e “o” também indica um timbre
aberto.
·
Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas
vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre
fechado na pronúncia.
·
Til (~) – Também conhecido como “tilde”, é
usado nas vogais para indicar nasalidade. Não necessariamente é usado na vogal
tônica. Uma palavra pode ter um acento til e outro agudo ou circunflexo.
·
Acento Grave (`) – Mais conhecido
como crase, é o
acento que indica uma fusão entre as preposições “a” e “as” com os pronomes
demonstrativos “a” e “as”, ou com a letra inicial de “aquela(s)”, “aquele(s)” e
“aquilo”, além dos artigos definidos femininos “a” e “as”.
Uso dos acentos gráficos
O uso dos acentos gráficos tônicos (agudo
e circunflexo) está relacionado a alguns fatores. São eles: sílaba tônica,
terminações, pronúncia e encontros de vogais. Além disso, os acentos podem ser
usados para diferenciar palavras que têm a mesma grafia. Veja as regras gerais
abaixo:
Monossílabos
·
Acentua-se
os monossílabos tônicos terminados em “a”, “e” e “o”, seguidos de “s” ou
não. Exemplos: pá,
cá, lá, já, gás, pé, fé, três, ré, pó, vô, dó, nós.
·
Não
são acentuados os monossílabos terminados em “z”, “i(s)” e “u(s)”. Exemplos: paz, faz, dez, voz,
vi, li.
·
Os
monossílabos átonos também não são acentuados: artigos definidos, conjunções,
preposições, pronomes oblíquos, contrações e pronome relativos.
Oxítonas
·
Sâo
acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)” e “o(s)”, assim como as
monossílabas. Exemplos:
café, xará, cipó, guaraná, cadê.
·
Levam
acentos também as oxítonas terminadas “em” e “ens”. Exemplos: alguém, parabéns,
amém.
Paroxítonas
·
São
acentuadas as paroxítonas terminadas em “i(s)” e “u(s)”. Exemplos: táxi, júri, lápis,
vírus, bônus.
·
As
palavras paroxítonas terminadas em consoantes também são acentuadas. Exemplos: difícil, Éden, ônix,
túnel, íons.
·
Terminações
“ã(s)” e “ão(s)” em palavras paroxítonas também levam acentos. Exemplos: ímã, bênção, sótão.
·
Paroxítonas
terminadas em ditongo (seguido ou não de “s”) levam acento. Exemplos: área, várzea,
contínuo, água.
Proparoxítonas
São acentuadas todas as palavras
proparoxítonas. Exemplos:
tráfego, máquina, veículo, lágrima, sólido, lógica, música.
Ditongos
Os ditongos “eu”, “ei” e “oi” com pronuncia
aberta são acentuados. Exemplos:
céu, papéis, dói, réu.
Hiatos
São acentuados os hiatos onde as letras
“i” e “u” estão em uma sílaba isolada e são precedidas de vogal. Exemplos: saída, caída,
viúva, saúde.
Acentos
diferenciais
Algumas palavras de grafia semelhante e
pronúncia diferente requerem o uso obrigatório de acentos para que possam ser
diferenciadas pelo leitor. Exemplos:
pôde (pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”)/ pode (verbo no
presente do indicativo do verbo “poder”), pôr (verbo)/ por (preposição), vêm
(terceira pessoa do plural do verbo “vir”)/vem (terceira pessoa do singular do
verbo “vir”).
Boa
Leitura e uma boa semana
OBS.
Caros educandos e educandas: Para responderem as atividades, inerentes a esses
conteúdos, não se atenham apenas à leitura dos mesmos, valham-se da pesquisa,
pois assim aprofunda mais o seu conhecimento e facilitará no acerto das
questões propostas nas atividades, já que os conteúdos são selecionados partes
mais importantes de determinado assunto, principalmente quando se trata de
literatura. Ok.