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segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS 

Escola Estadual Fausto Cardoso

Educando(a):

Turma: 1º anos  C                  Data: 14/12/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

UMA VIAGEM PELA ESCOLA LITERÁRIA – BARROCO -

O Barroco é movimento artístico que surgiu no século XVI e durou até o século XVIII. Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

1.      O que foi o Barroco;

2.      O contexto histórico desse movimento;

3.      Suas principais características;

4.      Como foi o Barroco no Brasil.

As Escolas Literárias são temas bastante importantes e caem de forma importante no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros principais vestibulares! 

O que foi o BARROCO?

O Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o início do século XVIII. Esse movimento dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música, por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de “barroca”.

O Barroco surgiu no final do Renascimento e se manifestava através da grande ostentação e extravagância entre os grupos que eram beneficiados pelas riquezas da colonização. Essa estética é caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino

Principais Características do Barroco

O Barroco ditou tendência em diversas formas de manifestações artísticas. No geral, esse movimento está marcado pelo resgate de ideias teocêntricas, colocando Deus como centro do Universo. 

Além disso, nessa época a emoção sobrepunha a razão e as ideias protestantes eram contestadas pela Igreja Católica. A reflexão acerca da guerra entre o certo e errado, o bem e o mal, Deus e Diabo era muito forte também.

 

Características do Barroco na Literatura  

·         Linguagem pessimista;

·         Textos com mensagens religiosas;

·         Presença de metáfora, hipérbole, hipérbato, paradoxo e antítese;

·         Texto rebuscado e ornamentado;

·         Preocupação com a forma do texto;

·         Poesias expressando sentimento de culpa pelos pecados cometidos.

 O BARROCO NO BRASIL

 Barroco foi introduzido no Brasil através dos jesuítas, com o objetivo de catequização dos indígenas, no final do século XVI. Devido ao fato do Brasil ser uma colônia portuguesa, a principal influência do Barroco Brasileiro é Portugal. 

A produção artística teve grande avanço principalmente no século XVII, após o descobrimento das minas de ouro e pedras preciosas.

Minas Gerais, por ser o estado onde foi encontrado o maior número de jazidas, e o nordeste, por seu desenvolvimento atribuído à cana-de-açúcar, foram as regiões do país mais influenciadas pela Arte Barroca.

Principais autores do Barroco Brasileiro:

·         O escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814)

·         O escultor Agostinho de Jesus (1600-1661)

·         O pintor Mestre Ataíde (1762-1830)

·         O pintor e restaurador José Joaquim da Rocha (1737-1807)

·         Pintor José Teófilo de Jesus (1758-1847)

·         Pintor Eusébio de Matos e Guerra (1629-1692)

·         Poeta Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

·         Poeta Frei Vicente do Salvador (1564-1636)

 LETRAS E SONS

Fonema e Letra representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita.

Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema.

Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
Ex: bola / bota.
Como se vê a diferenciação entre as duas palavras acima é marcada pelos fonemas /l/ e /t/.
Fonemas e letras apresentam conceitos distintos:
- fonema é a representação sonora;
- letra é a representação gráfica do fonema;
sílaba é um conjunto de fonemas transmitidos num só impulso.

Numa palavra, nem sempre há o mesmo número de letras e fonemas.
A palavra táxi, por exemplo, possui:
- quatro letras (t-á-x-i)
- cinco fonemas (t-á-k-s-i)
A palavra hora possui:
- quatro letras (h-o-r-a)
- três fonemas (o-r-a)
Na palavra canta temos:
-cinco letras (c-a-n-t-a)
-quatro fonemas (c-ã-t-a)

 

ACENTUAÇÃO

Na língua portuguesa escrita, a acentuação é um dos elementos mais difíceis de serem memorizados. Porém, ao contrário do que se pensa, os acentos em nossa escrita não são tão complicados de serem aprendidos. A acentuação, na maioria das vezes, é feita para indicar a tonicidade de uma palavra escrita. Embora oralmente nós possamos nem notar, o acento faz uma grande diferença na hora de escrever as palavras.

Tipos de acentos gráficos

Aprender quais são os acentos gráficos da língua portuguesa e quais são suas funções é tão importante quanto aprender onde usá-los. No português, utilizamos quatro acentos, cada um representado por um símbolo. São eles:

·         Acento Agudo (´) – Sua função é simples: indicar a as vogais tônicas. O acento agudo sempre será usado na vogal da sílaba tônica. Quando aparece sobre o “e” e “o” também indica um timbre aberto.

·         Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.

·         Til (~) – Também conhecido como “tilde”, é usado nas vogais para indicar nasalidade. Não necessariamente é usado na vogal tônica. Uma palavra pode ter um acento til e outro agudo ou circunflexo.

·         Acento Grave (`) – Mais conhecido como crase, é o acento que indica uma fusão entre as preposições “a” e “as” com os pronomes demonstrativos “a” e “as”, ou com a letra inicial de “aquela(s)”, “aquele(s)” e “aquilo”, além dos artigos definidos femininos “a” e “as”.

Uso dos acentos gráficos

O uso dos acentos gráficos tônicos (agudo e circunflexo) está relacionado a alguns fatores. São eles: sílaba tônica, terminações, pronúncia e encontros de vogais. Além disso, os acentos podem ser usados para diferenciar palavras que têm a mesma grafia. Veja as regras gerais abaixo:

Monossílabos

·         Acentua-se os monossílabos tônicos terminados em “a”, “e” e “o”, seguidos de “s” ou não. Exemplos: pá, cá, lá, já, gás, pé, fé, três, ré, pó, vô, dó, nós.

·         Não são acentuados os monossílabos terminados em “z”, “i(s)” e “u(s)”. Exemplos: paz, faz, dez, voz, vi, li.

·         Os monossílabos átonos também não são acentuados: artigos definidos, conjunções, preposições, pronomes oblíquos, contrações e pronome relativos.

Oxítonas

·         Sâo acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)” e “o(s)”, assim como as monossílabas. Exemplos: café, xará, cipó, guaraná, cadê.

·         Levam acentos também as oxítonas terminadas “em” e “ens”. Exemplos: alguém, parabéns, amém.

Paroxítonas

·         São acentuadas as paroxítonas terminadas em “i(s)” e “u(s)”. Exemplos: táxi, júri, lápis, vírus, bônus.

·         As palavras paroxítonas terminadas em consoantes também são acentuadas. Exemplos: difícil, Éden, ônix, túnel, íons.

·         Terminações “ã(s)” e “ão(s)” em palavras paroxítonas também levam acentos. Exemplos: ímã, bênção, sótão.

·         Paroxítonas terminadas em ditongo (seguido ou não de “s”) levam acento. Exemplos: área, várzea, contínuo, água.

Proparoxítonas

São acentuadas todas as palavras proparoxítonas. Exemplos: tráfego, máquina, veículo, lágrima, sólido, lógica, música.

Ditongos

Os ditongos “eu”, “ei” e “oi” com pronuncia aberta são acentuados. Exemplos: céu, papéis, dói, réu.

Hiatos

São acentuados os hiatos onde as letras “i” e “u” estão em uma sílaba isolada e são precedidas de vogal. Exemplos: saída, caída, viúva, saúde.

Acentos diferenciais

Algumas palavras de grafia semelhante e pronúncia diferente requerem o uso obrigatório de acentos para que possam ser diferenciadas pelo leitor. Exemplos: pôde (pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”)/ pode (verbo no presente do indicativo do verbo “poder”), pôr (verbo)/ por (preposição), vêm (terceira pessoa do plural do verbo “vir”)/vem (terceira pessoa do singular do verbo “vir”).

 

Boa Leitura e uma boa semana

 

OBS. Caros educandos e educandas: Para responderem as atividades, inerentes a esses conteúdos, não se atenham apenas à leitura dos mesmos, valham-se da pesquisa, pois assim aprofunda mais o seu conhecimento e facilitará no acerto das questões propostas nas atividades, já que os conteúdos são selecionados partes mais importantes de determinado assunto, principalmente quando se trata de literatura. Ok.