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quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

1ª Aula de Filosofia da IV Unidade (3.A,B,C e D)

 

 FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA:


 Não deixe de assistir!








Adorno

   Theodor Adorno (Nasceu em 11/09/1903- Morre no dia 6 de agosto de 1969) foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e crítico musical alemão.

Também foi um dos maiores críticos da degradação gerada pelo capitalismo em nome das forças que mercantilizam a cultura e as relações sociais.

    Para Adorno, a psicologia precede a política. Seu foco não recai tanto sobre os aspectos econômicos do capitalismo, pois está interessado nas configurações culturais que esse possibilita.

     Dessa maneira, Adorno foi um dos fundadores da famosa "Escola de Frankfurt", junto a nomes como Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Max Horkheimer e Wilhelm Reich.

     Recebeu muitas influências de pensadores como Hegel, Marx e Freud, bem como de Lukács e Walter Benjamin, com quem conviveu.

     Vale destacar que Adorno acreditava que a cultura possuía uma missão mais nobre, tal como os intelectuais, únicos capazes de modificar a sociedade.


Principais Ideias

     Adorno considerava a sociedade enquanto objeto e abandona a ideia de produção cultural autônoma em relação à ordem social vigente.

Theodor Adorno e a Indústria Cultural

    A principal expressão atribuída a Adorno e seus colegas da Escola de Frankfurt é "Indústria Cultural".

Esse termo diz respeito à onipresente e maliciosa máquina de entretenimentos que está sob controle das grandes corporações midiáticas.

      Esta máquina é capaz de instigar desejos profundos nas mentes, levando-as a esquecer do que realmente precisam.

     Produtos como filmes de cinema, programas de TV e rádio, revistas e jornais, bem como outras mídias sociais, são criadas com a intenção sórdida de nos manter distraídos.

       Com isso, ela incuti medos e desejos que nos confundem e intimidam, impossibilitando uma ação de transformação social.

      Ora, este fator de alienação está totalmente embasado na racionalidade da técnica, posto que o progresso técnico e científico foi apropriado pela Indústria Cultural

       A racionalidade da técnica identifica-se com a racionalidade do próprio domínio, o qual é controlado pela Indústria Cultural.

     Ela instaura o poder da mecanização sobre o homem, realizando uma sistemática e programada exploração de bens considerados culturais com a única finalidade de lucro.

      Note que, nesta relação, a Indústria Cultural estabelece uma integração vertical com seus consumidores.

     Seus produtos são adaptados de acordo com os gostos das massas, na mesma medida em que geram o desejo de consumo.

    Com isso, para alguns estudiosos, a Indústria Cultural incapacita os indivíduos, os quais deixarão de serem autônomos e capazes decidir conscientemente.


     Cultura de massa e indústria cultural


     Enquanto os iluministas pensavam que o avanço científico e intelectual aliado à ampliação do acesso a esse conhecimento levaria, diretamente, ao avanço moral e social, o século XX vivenciou a barbárie do holocausto judeu e o avanço do capitalismo a ponto de chegar-se a uma sociedade extremamente desigual. A indústria cultural é aquela que produz a cultura de massa, incorporando todas as formas de fazer artístico.

   Um forte aliado do capitalismo e do totalitarismo em seus projetos particulares de dominação foi a cultura de massa, pois ela é um eficiente meio de manipulação das massas. Adorno e Horkheimer perceberam que há uma fórmula descoberta pela indústria cultural para produzir sua arte massificada.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/theodor-adorno/


Averiguação da Aprendizagem

1)Elabore um texto a respeito do seguinte fragmentos: 

“...a Indústria Cultural incapacita os indivíduos, os quais deixarão de serem autônomos e capazes de decidir conscientemente”

“ Produtos como filmes de cinema, programas de TV e rádio, revistas e jornais, bem como outras mídias sociais, são criadas com a intenção sórdida de nos manter distraídos.”

De que modo os meios de comunicações influenciam positivo e negativamente as nossas vidas?