Marcadores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

3º ANO A - 3ª ATIVIDADE DE BIOLOGIA & 3º EXERCÍCIO (4ª Fase das Atividades Remotas)

 

3º ANO A - 3ª ATIVIDADE DE BIOLOGIA & 3º EXERCÍCIO

(4ª Fase das Atividades Remotas)

 

Queridos e queridas, esta é a nossa última postagem com assuntos do ano letivo de 2020.

 

Biodiversidade e Biomas

 

ECOSSISTEMAS E BIOMAS

            Os ecossistemas incluem componentes vivos (fatores bióticos) e não vivos (fatores abióticos) de um determinado ambiente, os quais interagem permanentemente, mantendo um estádio de equilíbrio dinâmico (homeostase). Um recife de corais, uma floresta ou um deserto são exemplos de ecossistemas, nos quais os seres vivos interagem entre si e com os fatores abióticos.

 

            Cada fração da Biosfera. De grande extensão e com uma comunidade típica – principalmente a vegetação – produto de condições ambientais peculiares, constitui um bioma, que apresenta aspecto relativamente uniforme. Os biomas são ocupados por comunidades clímax, cujas características se relacionam com os fatores abióticos da região (clima, altitude, topografia, características do solo), que influenciam o tipo de vegetação e, consequentemente os demais seres vivos. Os mais importantes determinantes climáticos do padrão da vegetação de um bioma são a temperatura (que em geral diminui com o aumento da latitude e da altitude), a pluviosidade (quantidade de chuvas), a umidade e a intensidade e direção dos ventos.

 

            Os principais biomas terrestres são a Tundra, a Taiga, as Florestas Temperadas, as Florestas Ombrófilas, as formações Herbáceas e os Desertos. Existem algumas classificações e mapas de diversos autores para o arranjo dos diversos biomas, um exemplo deles é a Figura 1, abaixo.

Figura 1 – Distribuição dos biomas ao longo da superfície terrestre. Tropical Forest – Floresta Tropical; Boreal Forest – Floresta Boreal; Savanna – Savana; Tundra; Desert – Deserto; Mountains – Montanhas; Chaparral; Polar ice – Gelo polar; Temperate Forest – Floresta Temperada; Temperate grassland – Campo temperado.

 



Figura 2 – Quadro comparativo com diversos biomas e as respectivas localizações, características, vegetação de fauna.

Legenda:

(1) Seca fisiológica é a impossibilidade de a planta absorver água em razão do congelamento do solo.

(2) Aciculifoliadas são ditas das folhas em forma de agulha (acícula), o que reduz a transpiração e evita o acúmulo de neve.

(3) Árvores caducifólias (ou com folhas “caducas”) são aquelas que perdem as folhas em alguma estação do ano.

(4) Vegetação estratificada faz menção às árvores de diferentes tamanhos que formam camadas (estratos) em uma floresta.

(5) Solo pobre: sem a cobertura vegetal, há a quebra da ciclagem da matéria orgânica, fundamental para a sobrevivência da floresta. O solo fica exposto ao impacto direto da chuva e do vento, sofre erosão e empobrece ainda mais. Áreas florestais desmatadas e não cuidadas têm acelerado o processo de desertificação.

(6) A baixa umidade térmica possibilita grande variação de temperatura entre dia e noite.

(7) Xerófitas são plantas com adaptações à vida em clima seco: raízes ramificadas junto à superfície absorvem água da chuva; tecidos armazenadores de água; folhas transformadas em espinhos e queda das folhas na estação seca são exemplos de adaptações.

 

BIOMAS BRASILEIROS

            O Brasil apresenta uma das mais ricas biodiversidades do planeta, distribuídas em pelo menos seis grandes biomas: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal Mato-grossense e Pampas. Além dessas existem áreas parcialmente sobrepostas, como o Lavrado de Roraima, a Mata dos Cocais e a Mata de Araucárias e formações herbáceas peculiares, a exemplo, no Amapá, na Ilha de Marajó e no sul do Mato Grosso do Sul.

 

            A distribuição geográfica de cada Bioma não é homogênea, por vezes formando verdadeiros mosaicos. A área de abrangência da Mata Atlântica, por exemplo, inclui florestas densas, florestas abertas, áreas de savana e numerosos ecótonos. Ecótonos são áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Tal transição pode se dar de maneira abrupta ou de diversas outras maneiras inclusive com a formação de ilhas de vegetação.

 

As áreas antrópicas ou antropizadas encontram-se modificadas pela ação humana: cidades, pecuária, agricultura, exploração madeireira ou mineração e reservatórios de usinas hidrelétricas. Abaixo, a Figura 3, com os biomas brasileiros segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2012).




Figura 3 – Distribuição dos principais Biomas no território brasileiro segundo o IBGE (2012).

           

            Abaixo uma tabela com as principais características dos biomas brasileiros, incluindo ainda a Mata dos Cocais, a Mata de Araucária e os manguezais (Figura 4).


Figura 4 – Biomas brasileiros, localização e principais características.


    Aproveitem a oportunidade e façam abaixo a atividade no Google Formulários, pelo atalho a seguir, apenas cinco questões sobre os temas trabalhados acima:



3ª atividade (4ª Unidade)


Abraços e até a próxima!