Marcadores

terça-feira, 16 de junho de 2020

1º ANO-ARTE-TODAS AS TURMAS


ARTES CÊNICAs



2º 


Expressões artísticas que se desenvolvem em um palco


As artes cênicas também conhecidas como arte performática compreendem a prática e o estudo de todas as formas de expressão artística que envolvem representação no palco, tais como teatro, ópera, dança e circo.

Esse tipo de arte se desenvolve em palcos ou em locais destinados para o público espectador. Considerando que o palco é qualquer local onde ocorra a apresentação cênica, as expressões artísticas podem ocorrer em praças e ruas, de modo que o palco pode ser improvisado. 

A arte performática tem o artista como próprio instrumento, que por meio de seu corpo, de sua voz e de seus movimentos, compõem os espetáculos cênicos. A formação em artes cênicas possibilita aos artistas o conhecimento de um conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. 

Principais gêneros das artes cênicas 


Uma das principais características das artes cênicas é a performance, ou seja, a interpretação do artista. Ela é caracterizada também por suas expressões artísticas que, geralmente, ocorrem em palcos ou em locais públicos específicos.

Existem várias expressões pelas quais os artistas podem mostrar sua arte ao público em um cenário. Entre essas diversas formas de expressão, destacam-se os principais gêneros das artes cênicas: teatro, dança, ópera e circo.

Essas expressões, normalmente, têm a presença de um diretor de cena, que dirige os diversos elementos que fazem parte delas, como cenário, texto, composição, iluminação, decoração, figurino, a música, entre outros.

Teatro

O teatro é a mais antiga e tradicional arte cênica. O teatro tal qual se conhece hoje surgiu na Grécia antiga com o teatro grego e como surgiram os primeiros palcos, antes chamados arenas, formado por espaços ao ar livre com assentos de pedra para os espectadores.

O teatro é uma expressão artística na qual um ator ou um conjunto de atores interpretam uma história ou atividades para um público. A finalidade dos espetáculos teatrais é apresentar uma situação que despertará sentimentos no público. Para isso, os artistas contam com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos.


O teatro é um dos principais gêneros das artes cênicas. (Foto: Pixabay)

Embora o teatro possua um dramaturgo, responsável por escrever os textos das peças teatrais, essa expressão artística também utiliza da improvisação. Ou seja, o ato de interpretar algo que não foi previamente pensado, escrito ou elaborado.

Existem vários gêneros teatrais e os principais deles são tragédiacomédiatragicomédia e drama. Representando as paixões e os interesses humanos, o gênero tragédia tem como objetivo a moralização de um povo ou de uma sociedade.

A comédia, por sua vez, é usada como crítica para representar os ridículos da humanidade ou os maus costumes de uma sociedade. No que diz respeito à tragicomédia, ela representa personagens ilustres ou heróis, praticando atos irrisórios.

Outro gênero que merece destaque é o drama. Também chamado melodrama, ele representa os episódios complexos da vida humana como a dor e a tristeza combinados com o prazer e a alegria.

Dança

A dança é uma das principais artes cênicas do mundo. Essa expressão artística é marcada pelo uso do corpo, que realiza movimentos ensaiados ou improvisados. Normalmente acompanhada por um ritmo musical, a dança apresenta passos ritmados ao som, compasso de música e envolve a expressão de sentimentos.

Assim como o teatro, a dança é uma arte cênica datada da Antiguidade. Desde o Antigo Egito as chamadas danças astro-teológicas já eram realizadas em homenagem a Osíris. A dança era comum também na Grécia, onde era vinculada a diversos jogos, entre eles, os jogos olímpicos.


O ballet é uma dança influente em todo o mundo que possui uma forma altamente técnica. (Foto: Pixabay)

Além de ser uma manifestação artística, a dança pode ser uma forma de diversão ou cerimônia. Marcada pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisação, a dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. 

A dança pode ser classificada de diversas formas de acordo com diferentes critérios. A dança se classifica quanto ao modo de dançar: dança solodança em dupla e dança em grupo; quanto à origem: dança folclóricadança históricadança cerimonial e dança étnica; quanto à finalidade: dança eróticadança cênica ou performáticadança socialdança religiosa e dança coreografada.

Ópera

A opera utiliza alguns elementos teatrais como figurino, cenografia e atuação que combina com música instrumental, canto e, às vezes, diálogo falado. As encenações da ópera giram em torno da música e suas falas, geralmente, são cantadas.

A ópera surgiu na Itália no século XVII e faz da tradição da música clássica europeia e ocidental, a ópera surgiu no início século XVII, na Itália. Desenvolvida graças às estruturas musicais pelos mestres flamengos e venezianos, a ópera foi uma forma musical que teve início durante o movimento barroco.

A primeira ópera que se tem registro é composição “Dafne”, de 1597. Tida como um casamento perfeito entre música e teatro, em suas origens, a ópera remonta as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. 

Ópera combina drama e música instrumental, mesclando música e teatro em um só espetáculo. (Foto: Pixabay)

Seguindo uma programação padrão, a ópera tem início com uma música tocada pela orquestra na abertura, seguida do recitativo onde os atores dialogam. A seguir, os principais interpretam as composições para voz solista, enquanto os personagens secundários participam do coro.

Os espetáculos de ópera são formados por cantores acompanhados por grupos musicais ou por uma orquestra que, geralmente, interpreta a trilha sonora, ao vivo. As óperas podem ser uma orquestra sinfônica completa e grande parte delas preservam sua tradição, se apresentando ainda hoje em latim ou italiano. 

Circo

Umas das principais artes cênicas, o circo é uma expressão artística que tem como finalidade a diversão e o entretenimento dos espectadores. Ele reúne artistas de diversas habilidades como malabaristas, palhaços, acrobatas, equilibristas, domadores, entre outros. 

O circo se organiza em um picadeiro com assentos ao redor. Durante os números de circo, os artistas circenses se apresentam em séries de atos coreografados seguindo a música. Além dos circos organizados em picadeiros, existem os circos itinerantes, nos quais as apresentações são realizadas debaixo de uma lona ou tendas.


A arte circense visa divertir o espectador com apresentações de diferentes artistas. (Foto: Pixabay)

Os primeiros circos sugiram na Idade Antiga, quando houve os primeiros registros de pessoas que ganhavam a vida fazendo apresentações circenses na rua, no período do Império Romano. Além de se apresentar na rua, algumas apresentações circenses eram realizadas nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações.

Atualmente, a arte circense perdeu um do esplendor de outrora, entretanto, alguns circos famosos ainda fazem muito sucesso. Em maioria, eles contam com das apresentações de palhaços, malabaristas, equilibristas, apresentadores, domadores de animais, acrobatas, mágicos, trapezistas e shows musicais.

Como se tornar um artista cênico


O mercado das artes cênicas requer um profissional versátil, crítico e ligado com o que acontece em seu país e no mundo. O requisito fundamental para ser um artista cênico é ter paixão pelo palco, disposição para trabalhar intensamente, dividir-se entre atividades diversificadas.

Trabalhar com artes cênicas vai além da atuação, o trabalho envolve todas as etapas de produção de um espetáculo, desde a criação até a interpretação do personagem. Desse modo, um profissional de artes cênicas pode trabalhar também com dramaturgia, direção, produção, iluminação, dublagem e cenografia.

Para quem deseja se tornar um artista cênico pode ingressar em uma faculdade que ofereça graduação na área. Além de fazer uma prova convencional, geralmente, as instituições de ensino exigem teste de habilidade específica, onde o futuro artista apresentará uma cena ou improvisará um tema.




EXERCÍCIO

1.     Vocês conhecem alguns desses espaços?

2.     Quais são as características estruturais desses locais?

3.     Como as pessoas se comportam nesses espaços?

4.     Em que horário essas apresentações costumam ocorrer com mais frequência?

5.     Quais diferenças pode haver em uma mesma apresentação de dança, teatro, ou circo feita em um espaço aberto e durante a noite em um espaço fechado?


Referências: 

ROCHA, Murilo Andrade;VIVAS, Rodrigo; LIMA MUNIZ, Mariana; AZOUBEL, Juliana:ARTEDEPERTO. São Paulo, 1ª edição, 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=XjjaLjWxrzM