Marcadores

terça-feira, 16 de junho de 2020

1° ANOS A/B/C/D, 1ª ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA






Esporte promove desenvolvimento social e união entre os povos, 
dizem agências da ONU

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a British House — residência oficial do Reino Unido durante os Jogos Rio 2016, localizada no Parque Lage, zona sul da capital fluminense — reuniu na quinta-feira (11) ex-atletas, representantes da ONU, do governo de diferentes países e outros cerca de cem participantes para debater o papel do esporte na promoção do desenvolvimento social.

“Nós todos temos que nos unir para construir um mundo melhor, e usar o poder do esporte para aproveitar as habilidades das crianças, incluir o esporte na educação”, apelou o conselheiro especial do secretário-geral da ONU sobre esporte para a paz e o desenvolvimento, Wilfried Lemke.

“Há centenas de exemplos positivos que mostram, por exemplo, como as crianças se respeitam quando praticam esporte coletivamente. Elas não perguntam aos parceiros de onde eles são, que língua eles falam. Elas simplesmente se divertem e aproveitam. Além disso, elas aprendem a trabalhar como um time e não só individualmente.”

Apesar do potencial do esporte para a construção de sociedades pacíficas, Lemke lembrou que as Olimpíadas deste ano acontecem em meio a maior crise de deslocamento forçado já registrada desde a Segunda Guerra Mundial — mais de 65 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar seus lares.

Entre as principais causas por trás da migração em massa, estão os 60 conflitos militares registrados em todo o mundo. Os confrontos não foram suspensos para as competições esportivas de agosto e setembro, apesar dos apelos por uma Trégua Olímpica.

Ao longo de todo dia, cerca de 300 crianças e jovens participaram de atividades da Caravana das Artes e dos Esportes, uma iniciativa do UNICEF que vai ocupar as instalações da British House até sexta-feira (12), levando lazer para aproximadamente meninos e meninas e capacitando em torno de 40 profissionais de educação.

Esporte no Brasil:

Também presente no encontro, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Niky Fabiancic, alertou que a prosperidade econômica não deve ser sinônimo de sedentarismo.

No Brasil, apenas 30% da população pratica alguma atividade física regularmente e somente 5% dos brasileiros seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) — fazer 30 minutos de exercícios cinco vez na semana. Dados recolhidos pelo PNUD indicam que 45,6% dos brasileiros são sedentários. Deste contingente, quase metade abandonou a prática regular de atividades físicas entre os 16 e 24 anos.

Fabiancic defendeu o que o PNUD chama de “escolas ativas” — centros de ensino que oferecem mais oportunidades de atividade física durante intervalos, aulas de disciplinas distintas e em finais de semana nos quais a infraestrutura dos colégios pode ser utilizada pela comunidade.

No Brasil, porém, apenas 56% de todas as escolas contam com professores de educação física, segundo dados divulgados pela agência da ONU. O Sudeste é a região com o maior número de centros de ensino com docentes da disciplina (82%), enquanto o Norte tem o menor (29%).

O cenário preocupa não apenas as Nações Unidas, como também atletas brasileiros. Para a medalhista olímpica e ex-jogadora de vôlei Ana Moser, as políticas públicas para o esporte no Brasil não são pensadas em escala capaz de alcançar os 50 milhões de alunos matriculados nas escolas do país.

Segundo a atleta, o governo precisa adotar estratégias mais amplas “que agreguem a educação, o esporte, a saúde, a assistência social, todas as faces que atendem crianças e jovens”. “Para construir uma nação esportiva, é preciso atender a todos”, afirma.

“O esporte é para todas as pessoas da mesma maneira, independente se chega em um nível de excelência ou competição de elite. Mas o esporte tem esse poder de transformar e, no dia a dia, de fazer aprender coisas novas, aprender a se superar, de conhecer suas potencialidades e limitações.”



Para se aprofundar no conteúdo:


Fazer leitura do material didático do professor (pg. 02 – 05).

Orientação sobre construção de mapa mental:
https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M

Sugestão de filme:
Coach Carter - Treino para a Vida.







Atividade de averiguação de aprendizagem
Fazer e entregar ao professor via Whatsapp até dia 29/06


Construir um mapa mental a partir do texto complementar, tendo como suporte para a sua construção o texto do material didático.