Marcadores

quarta-feira, 17 de junho de 2020

2° ANOS C/D, 1ª ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Colégio Estadual Fausto Cardoso
Turma/Série: 2º série C e D - Ensino Médio
Disciplina: História
Professora: Rita Cruz       Data: 17/06/2020
Tema: América Portuguesa


Descrição das atividades:

Responder as questões pelo texto abaixo, ou

link anexado:  https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/brasil-colonia   ou 

Pela vídeo aula.


                                                  América Portuguesa
 
 1.Período Pré-Colonial ( 1500 – 1530 ) – Período que iniciou com a chegada dos portugueses no Brasil em 1500 e vai até em 1530 como o início da colonização.
  
1.1 – Motivos da não colonização do Brasil entre 1500 a 1530:
   Lucros Imediato                                                                                                                     
*  Interesse no comércio com o Oriente 
* O Brasil não constituía mercado consumidor

1.2 - Primeiras expedições ao Brasil
* 1501 – expedição de Gaspar de Lemos
* 1503 – expedição de Gonçalo Coelho
* 1516 e 1526 – expedições guarda-costa – Cristovão Jacques

 1.3 – Exploração do Pau-brasil e características do período pré-colonial:
* mão-de-obra indígena
*comércio de escambo
* construção de feitorias
*exploração predatória da madeira

2. Fatores responsáveis pela colonização do Brasil em 1530:
* Medo de perder a posse da terra
* Decadência do comércio com as Índias (Oriente)
*A esperança em encontrar metais preciosos (descoberta de metais preciosos nas colônias espanholas)

2.1 – Expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza
* Iniciar a ocupação das terras e a exploração econômica do território
* Combater os corsários franceses
* Procurar metais preciosos
* Reconhecer geograficamente o litoral
* Fundou São Vicente em 20 – 01 – 1532


2.2 – Capitanias Hereditárias – 1534
 * Poder descentralizado
* Carta de Doação
* Carta Foral


2.2.1 – Causas do fracasso das Capitanias:
* Falta de recursos financeiros e inexperiência dos donatários
* Fonstantes ataques indígenas
* Problemas de comunicações entre as Capitanias e entre elas e Portugal


2.2.2 – Resultados políticos alcançados com as Capitanias:
*lançou as bases da colonização
*preservou a posse das terras
*revelou as possibilidades de exploração econômica da colônia


2.3. Governo –Geral - 1548
* Centralização administrativa
* Defesa da terra, incentivar a busca por metais preciosos, apoio a religião católica e lutar contra a resistência indígena


2.3.1 – Primeiros Governadores-Gerais:
 – Tomé de Souza ( 1549 a 1553 ): trouxe os jesuítas ( Manuel da Nóbrega ), fundou Salvador, criou o primeiro bispado no Brasil e etc.
 – Duarte Costa ( 1553 a 1558 ):trouxe jesuítas ( José de Anchieta ), fundação do colégio de São Paulo, invasão do Rio de Janeiro pelos franceses e a fundação da França Antártica.
 – Mem de Sá: expulsou os franceses do Rio de Janeiro em 1567;Fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro


2.4. Câmaras Municipais
* Poder local  
* Eram administradas pelos homens-bons ( proprietários de terras e escravos )


3.Razões da implantação da atividade açucareira no Brasil:
* Condições naturais favoráveis (clima, solo e hidrografia )
* Experiência portuguesa na produção do açúcar (Ilha da Madeira e nos Açores)
* Obtenção de grandes lucros
* Participação financeira dos holandeses

4. Motivos da escravização do negro africano:
*lucros gerados pelo tráfico
*apoio da Igreja Católica
Menor risco e maior produtividade

5. Atividades complementares à economia açucareira
Gado (servia para alimentar o mercado interno), mandioca(era a base da alimentação da colônia), tabaco e cachaça ( serviam como moeda de troca por escravos na África).

6. Plantation (forma básica da colonização  de colônia de exploração)
* Latifúndio (grandes propriedades de terras)
* Monocultura (produção de um só produto )
* Escravidão (predominou a utilização de escravos africanos)
* Produção para o mercado externo ( grande parte da produção do açúcar era destinado ao mercado europeu)





VÍDEOAULA



                                                         

ATIVIDADES DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

RESPONDER PELO GOOGLE FORMS (https://forms.gle/Cpz8cetx9JrHbwZ4A) OU 
VIA WHATSAPP NO PRIVADO DA PROFESSORA.

1.Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-se.

a.Latifúndio, monocultura, escravidão  e produção para o mercado externo.
b.Minifúndio, policultura, escravidão africana e produção para o mercado interno.
c.Mão- de-obra indígena, comércio de escambo, construções de feitorias e exploração predatória da madeira
d.Mão-de-obra livre, comércio de escambo, capitanias hereditárias e cana-de-açúcar.


2. Na economia brasileira, o primeiro  dos grandes produtos de exportação  tornou efetiva a colonização, o outro foi uma  atividade predatória e que não fixou o colono a terra. Quais produtos foram esses? Assinale a alternativa correta:

a.Açúcar e soja.
b.Açúcar e mandioca.
c.Café e borracha.
d.Açúcar e pau-brasil.



3.No Brasil colonial, houve a predominância da escravidão africana, devido a(o):

a.lucro obtido com o tráfico negreiro;
b.descaso dos índios em relação ao trabalho manual;
c.pequeno número de índios que viviam no Brasil;
d.incentivo da escravização do índio somente no período da colonização;



4. Para administrar as suas terras da América, a Metrópole Portuguesa organizou um sistema administrativo formado por vários níveis de governo: capitanias hereditárias, governo-geral e câmaras municipais. Indique a principal característica de cada órgão respectivamente:

a. Descentralização, poder local e centralização;
b. Centralização, descentralização e poder local;
c. Poder local, descentralização e centralização;
d. Descentralização, centralização e poder local;



5. O plantation era a estrutura básica da produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil. As características desse sistema são:

a. policultura, trabalho escravo e grande propriedade.
b. monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.
c. policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.
d. monocultura, trabalho escravo e minifúndio.


Vídeo aula complementar (não obrigatório):  
https://www.youtube.com/watch?v=ZKdH9eMcAPQ





OBRIGADA PESSOAL PELA ATENÇÃO!