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segunda-feira, 15 de junho de 2020

1° ANOS A/B/C/D, 1ª ATIVIDADE DE PORTUGUÊS





COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

 PROFESSORAS Carla Correia e Jackeline Araújo


Assuntos:
Língua e Linguagem: Elementos básicos da comunicação e código linguístico;

Conteúdo:

LINGUAGEM

Abaurre e Pontara definem muito bem linguagem como uma atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências.
Se entendermos a profundidade deste conceito, entenderemos que não podemos reduzir a linguagem a um meio de comunicação, como normalmente se faz, já que é a partir dela que construímos nossa memória e consequentemente nossa História. Sem linguagem não existiria a civilização como conhecemos.


LÍNGUA

O conceito de língua varia muito segundo a corrente teórica que o professe. Para nós, é importante expor os conceitos com os quais nos alinhamos. Abaurre e Pontara (2006:3) entendem a língua como um sistema de representação socialmente construído, constituído de signos linguísticos.
Observe-se aqui o caráter social da língua, uma vez que só existe mediante esta negociação entre seus falantes. Complementamos o conceito das autoras com o de Marcuschi (2005:31), para quem a  língua é um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas.
Sendo assim, não podemos entender a língua como uma estrutura autônoma, alheia à realidade dos falantes e imutável.


SIGNO LINGUÍSTICO

Toda língua se compõe de signos linguísticos, que são as unidades de significação que possuem um significante (uma memória acústica de um termo) e um significado (conceito contido em um signo, acionado pelo significante).
Naturalmente de uma língua para outra os significantes podem mudar. O que passa desapercebido é que o conceito profundo de um termo também pode ser diferente em duas línguas que comparemos, muito embora se refiram ao mesmo ser na natureza. Isso acontece porque tudo na língua é representação, nada retém as coisas in natura, tudo se realiza como cultura. Assim, quando falamos de uma vaca em português, no Brasil, o conceito será muito diferente do que se terá na Índia, por motivos óbvios. É mais uma vez a confirmação de que a língua é uma representação de mundo.

FALA

Já a fala é individual, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar. Nossa fala passa por um processo de construção ao longo da nossa vida e nela colocamos aspectos do nosso pessoal e de nossas experiências, por isso, a fala pode distinguir-se bruscamente de um indivíduo a outro.


LEMBRE-SE:

A COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA APROXIMAR AS PESSOAS. AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CHAMAMOS DE INTERLOCUTORES.


NÃO ESQUEÇA: É PRECISO TAMBÉM QUE HAJA UM CONTEÚDO A SER COMUNICADO =
UMA MENSAGEM


MAS ESTE ESQUEMA AINDA NÃO ESTÁ COMPLETO. PRECISAMOS DE SINAIS PARA TRANSMITIR A MENSAGEM A NOSSOS RECEPTORES. ESTES SINAIS SÃO OS CÓDIGOS, NOSSO PRINCIPAL CÓDIGO É A LÍNGUA PORTUGUESA.

Conforme estudamos o esquema fica assim:

 




Atividades para aprofundar os conhecimentos ( não obrigatório ) 

https://brasilescola.uol.com.br/portugues/diferenca-entre-lingua-linguagem.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996

https://www.youtube.com/watch?v=Gd5oa0Jc328




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Leia a tira:

1.  Para que a comunicação aconteça, é importante que os interlocutores se compreendam mutuamente. No 1º quadrinho, o atendente faz uma pergunta ao cliente da padaria. Tendo em vista a situação de comunicação em que os interlocutores estão inseridos, o que se espera que o cliente responda?
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2.      No 2º quadrinho, percebe-se que o cliente ignora a situação de comunicação em que ele e seu interlocutor estão inseridos e responde considerando outras situações compatíveis com o verbo desejar. Com base nos diferentes sentidos que podem ser atribuídos a um mesmo termo, explique como se constrói o efeito de humor da tira.
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3.      Após ter toda a tira, levante hipóteses: o cliente teve dificuldade para entender a pergunta do garçom? Justifique sua resposta.
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4- O conceito de língua pode ser apresentado como:
a) um conjunto de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a
possibilidade de uma comunicação;
b) uma união de símbolos verbais ou não usados para a comunicação;
c) signos unidos não-convencionais que facilitam a comunicação entre os membros de uma
comunidade;
d) um conjunto de significantes convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a
possibilidade de uma comunicação;
e) uma união de signos convencionais ou não que possibilita a comunicação entre os membros
de uma comunidade.


5 - Pode-se definir a linguagem como:
a) a utilização individual da l íngua;
b) a ação ou a faculdade de utilização da l íngua;
c) a marca própria, individual, que recebe o nome de estilo;
d) a representação do pensamento humano através de sinais que garantem a comunicação e
a interação entre as pessoas;
e) um código formado por palavras e combinações de leis por meio do qual as pessoas se
comunicam entre si.


6-A fala tem por definição:
a) a comunicação coletiva por meio de palavras e combinações de leis;
b) a ação ou a faculdade de utilização da língua;
c) o estilo de cada um;
d) é a representação do pensamento humano;
e) um conjunto de sinais que permitem a comunicação.


7 - É correto afirmar que discurso é:
a) a combinação das palavras por meio de leis;
b) a representação do pensamento humano através de sinais utilizados na comunicação;
c) a utilização individual da língua;
d) a ação ou a faculdade de utilização da l íngua;
e) a utilização coletiva da língua.


8-As palavras nunca estão sozinhas. E qualquer discussão sobre a linguagem, seu sentido e sua natureza deverá, obrigatoriamente, discutir também as condições reais em que ela existe.
(Faraco & Cristóvão Tezza)
Baseado no trecho acima, podemos afirmar que:
a) Os conceitos de erro e acerto não são relativos.
b) A diversidade linguística da oralidade está inegavelmente associada à ignorância do falante.
c) A linguagem é uma realidade exclusivamente escrita.
d) Toda língua é um conjunto de variedades que devem ser consideradas.
e) Não há diferença entre a língua falada e a língua escrita.


9.  Coloque C para afirmações corretas e E para afirmações erradas.
a(    ) Linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio do processo de interação comunicativa.
b(    ) A linguagem não é exclusiva do homem, uma vez que outros seres podem utilizá-la.
c(    ) A língua é o mais completo e natural sistema de comunicação.
d(    ) A língua é estática, isto é, não evolui com o processo de desenvolvimento da comunidade.
e(    ) As línguas apresentam-se sob as formas oral e escrita.
f(    ) Quando nos comunicamos por meio de palavras (oral ou escrita), estamos utilizando a linguagem verbal.
g(    ) Se fazemos uso de gestos e sinais em nossa comunicação, estamos utilizando a linguagem não verbal.
h(    ) Receptor é o falante da mensagem; emissor é o ouvinte da mensagem.
i(    ) Fala é a utilização individual da língua; é um fenômeno fonético (sons).
j(    ) A língua está sempre atualizada com novas palavras, por isso move-se rapidamente.
k(    ) A língua é potencial, social e possui código com estrutura própria.
l(    ) A linguagem verbal é mais rápida e eficaz que a linguagem visual, uma vez que transmite a mensagem de forma completa e objetiva.


10. Corrija os erros apresentados na questão 9.
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