Marcadores

terça-feira, 23 de junho de 2020

3º ANOS B, C e D - 1ª ATIVIDADE BIOLOGIA ( prof. Gardênia)

 GENÉTICA –1ª Lei de Mendel


prof. Gardênia Valéria


TEXTO 1 

1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores


A comprovação da hipótese de dominância e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou mais tarde à formulação da sua 1ª lei:
“Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
Mendel não tinha ideia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.

As bases celulares da segregação

A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam?
Em 1902, enquanto estudava a formação dos gametas em gafanhotos, o pesquisador norte americano Walter S. Sutton notou surpreendente semelhança entre o comportamento dos cromossomos homólogos, que se separavam durante a meiose, e os fatores imaginados por Mendel. Sutton lançou a hipótese de que os pares de fatores hereditários estavam localizados em pares de cromossomos homólogos, de tal maneira que a separação dos homólogos levava à segregação dos fatores.
Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu são os genes (do grego genos, originar, provir), e que realmente estão localizados nos cromossomos, como Sutton havia proposto. As diferentes formas sob as quais um gene pode se apresentar são denominadas alelos. A cor amarela e a cor verde da semente de ervilha, por exemplo, são determinadas por dois alelos, isto é, duas diferentes formas do gene para cor da semente.

Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal

Vamos estudar um exemplo da aplicação da primeira lei de Mendel em um animal, aproveitando para aplicar a terminologia modernamente usada em Genética. A característica que escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou branca. De acordo com uma convenção largamente aceita, representaremos por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca.
Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F2 é a montagem do quadrado de Punnet. Este consiste em um quadro, com número de fileiras e de colunas que correspondem respectivamente, aos tipos de gametas masculinos e femininos formados no cruzamento. O quadrado de Punnet para o cruzamento de cobaias heterozigotas é:


B
Gametas  paternos
b
Gametas maternos
  B                         b
BB
Preto
Bb
Preto
Bb
Preto
bb
Branco





TEXTO 2


Primeira Lei de Mendel



Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes. Conhecido como o pai da genética, Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro (Pisum sativa), escolha que foi uma das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta diversas vantagens como fácil cultivoprodução de grande quantidade de sementesciclo de vida curto, além de características contrastantes e de fácil identificação. Outro fato que contribuiu para o sucesso das pesquisas de Mendel foi que ele analisou apenas uma característica de cada vez, sem se preocupar com as demais características.

Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas. Você deve estar se perguntando, como Mendel sabia que as plantas eram puras? Pois bem, para que ele tivesse certeza de qual planta era pura, ele as observava durante seis gerações, período de aproximadamente dois anos. Se durante essas gerações as plantas originassem indivíduos diferentes da planta inicial, elas não eram consideradas puras, mas se ocorresse o contrário e elas só originassem descendentes com as mesmas características da planta inicial, eram consideradas puras. 

17 Melhores Ideias de Grupo de Genetica | Leis de mendel ...

Uma vez constatado que as plantas eram puras, Mendel escolheu uma característica, por exemplo, plantas puras de sementes amarelas com plantas puras de sementes verdes, e realizou o cruzamento. Essa primeira geração foi chamada de geração parental ou geração P. Como resultado desse cruzamento, Mendel obteve todas as sementes de cor amarela e a essa geração denominou de geração F1. Os indivíduos obtidos nesse cruzamento foram chamados por Mendel de híbridos, pois eles descendiam de pais com características diferentes.

Em seguida, Mendel realizou uma autofecundação entre os indivíduos da geração F1, chamando essa segunda geração de geração F2. Como resultado dessa autofecundação, Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde (3:1). A partir dos resultados obtidos, Mendel concluiu que como a cor verde não apareceu na geração F1, mas reapareceu na geração F2, as sementes verdes tinham um fator que era recessivo, enquanto as sementes amarelas tinham um fator dominante. Por esse motivo, Mendel chamou as sementes verdes de recessivas e as sementes amarelas de dominantes.

Em diversos outros experimentos, Mendel observou características diferentes na planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas elas algumas características sempre se sobressaíam às outras.

Diante desses resultados, Mendel pôde concluir que:

→ Cada ser vivo é único e possui um par de genes para cada característica;
 → As características hereditárias são herdadas metade do pai e metade da mãe;
→ Os genes são transmitidos através dos genes;
→ Os descendentes herdarão apenas um gene de cada característica de seus pais, ou seja, para uma determinada característica, haverá apenas um gene do par, tanto da mãe quanto do pai.

Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.
A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica
A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica


Assistir às vídeo aulas abaixo: 

Genética no vestibular: Leis de Mendel, genes, DNA e Cromossomos | quer que desenhe?- Descomplica



Primeira Lei de Mendel - Aula Grátis de Biologia - Genética - Lei da Segregação dos Fatores







OBS 1: Galera! os links abaixo são opcionais, ou seja, para aqueles que quiserem se aprofundar um pouco mais!

Links para leitura e aprofundamento:


1ª Lei de Mendel - Genética - Resumo Professor Gustavo




Conceitos Básicos em Genética e Primeira Lei de Mendel | Biologia | Descomplica

https://www.youtube.com/watch?v=v-x6UciKZYQ


Genética Princípios Básicos - Genótipo Fenótipo Gene Dominante e Recessivo - Aula Grátis Biologia


Gregor Johann Mendel




ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FAZER PREFERENCIALMENTE PELO GOOGLE FORMS, 
OU COPIAR NO CADERNO E ENVIAR FOTO PARA O WHATSAPP DO PROFESSOR.



1 – Sobre a 1ª lei de Mandel responda Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(   ) O Motivo da escolha de Mendel pelas ervilhas de cheiro e que foi essencial para as pesquisas em genética, incluíram: fácil cultivo, produção de grande quantidade de sementes, ciclo de vida curto, além de características contrastantes e de fácil identificação.
(  ) A primeira Lei de Mendel ou lei da segregação dos fatores diz que: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por DNA que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas - pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.
(  ) Entende-se por linhagens puras, nos estudos de Mendel, as plantas de ervilhas de sementes verdes que só originaram sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originaram sementes amarelas.
(  ) Após o cruzamento de plantas de Sementes puras (Verde X Amarela) Mendel observou que a primeira geração deu origem as plantas de sementes verdes e amarelas em igual proporção.

2 – Foi a partir da suas pesquisas com ervilhas de cheiro (Pisum sativa), que Gregor Mendel, nos forneceu a base da genética que hoje conhecemos. Descreva, resumidamente, como Mendel conduziu sua pesquisa e quais as observações relatadas a partir dela.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 3 -   Para entender Genética é necessário o domínio de conceitos introdutórios da mesma. Desse modo, relacione os termos abaixo as suas respectivas definições:


a) Genótipo
b)  Fenótipo
c)  Genes Alelos
d) Lócus Gênico
e)  Cromossomos homólogos
f)  Genes Dominantes
g) Genes Recessivos

( ) Cromossomos que formam pares durante a divisão celular
( ) Diz respeito às características físicas, fisiológicas ou comportamentais 
( ) Esse tipo de Gene manifesta sua característica na ausência de um gene dominante (aa)
( ) Segmento do DNA encontrado aos pares ( um proveniente da mãe e outro do pai) representados, para estudo, por letras do alfabeto( AA, Aa, aa...)
( ) Esse tipo de Gene determina uma característica mesmo quando em dose simples no genótipo – Homozigoto (AA) ou heterozigoto ( Aa)
 ( ) Diz respeito aos genes que um indivíduo possui( ) Posição que um gene ocupa em um cromossomo


BONS ESTUDOS!