Marcadores

terça-feira, 23 de junho de 2020

3º ano A, 1ª ATIVIDADE DE BIOLOGIA

Ecologia          


Olá queridos alunos, vamos revisar hoje os assuntos que já vimos até agora na disciplina de Biologia? Ecologia é um dos assuntos que mais são cobrados no Enem e possui desdobramentos para temas bastante atuais, como conservação do meio ambiente e sustentabilidade. Na atividade de Biologia dessa semana, vamos nos atentar aos textos abaixo e depois responder os exercícios propostos.






TEXTO 1

O Tamanduá-bandeira

       O Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é encontrado nas florestas tropicais, nos cerrados e nas savanas desde a Guatemala até a Argentina, sendo comum no Brasil.
            É um animal de hábitos diurnos, que vive cerca de 25 anos. As fêmeas têm um filhote por vez, em geral na primavera. Alimenta-se, principalmente, de cupins e formigas (myrmecophaga significa “comedor de formiga”), localizados com seu longo focinho e olfato bem desenvolvido. Suas patas dianteiras possuem fortes garras que usa para cavar a terra onde estão os cupinzeiros e formigueiros (usa-a também na defesa contra predadores). Ele introduz no buraco o focinho e a língua pegajosa e comprida (mais de 50 centímetros de comprimento), na qual prende os insetos e os engole (ele não tem dentes). Pode comer até 30 mil formigas.
             É uma espécie em risco de extinção por causa da destruição de seu ambiente natural e da caça pelo ser humano.

(Adaptado de Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Vol 3, Editora Ática, pp. 238-239.)




TEXTO 2

O perigo do mercúrio

        Quando os garimpeiros misturam mercúrio ao ouro, forma-se uma amálgama.  Aquecendo essa liga, o mercúrio é vaporizado e fica o ouro puro. Nesse processo o garimpeiro pode se contaminar ao inalar os vapores tóxicos do mercúrio, e o vapor se condensa e contamina o solo e as águas. Pela cadeia alimentar, na forma de um composto orgânico, o metilmercúrio, passa para os peixes e outros animais silvestres.
     A ingestão pelo ser humano de animais contaminados provoca intoxicação crônica, com problemas nos rins e no sistema nervoso. A ingestão por mulheres grávidas pode provocar má-formações no feto e problemas no seu desenvolvimento.
        Mas o garimpo não é a única fonte de contaminação. Na Amazônia, o desmatamento faz com que os solos fiquem mais expostos à erosão pelas chuvas. Com isso, o mercúrio inorgânico, que existe em grande quantidade em alguns solos, é levado para os rios, nos quais se transforma em metilmercúrio. Se não houvesse o desmatamento, esse mercúrio não iria para o ambiente aquático e não causaria danos.
         É necessário que o governo invista no monitoramento da concentração de mercúrio no ambiente e nos habitantes das regiões de garimpo e no fornecimento de equipamentos que evitam que o mercúrio escape para a atmosfera.

(Fonte: Daher, Valquiria. No rastro do mercúrio. Ciência Hoje, SBPC, Rio de Janeiro, n. 153 apud Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Vol 3, Editora Ática).



ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
COPIAR NO CADERNO E ENVIAR FOTO PARA O WHATSAPP DO PROFESSOR.

Tentem responder estas questões sem olhar os assuntos no caderno. São questões discursivas. Vamos ver se vocês ainda lembram dos assuntos de Ecologia?

Sobre o TEXTO 1, responda em seu caderno:

1) Qual o habitat do tamanduá-bandeira?
2) Cite alguns trechos do texto que falam do nicho desse animal.
3) Parte da anatomia de um animal é uma adaptação a seu nicho. Que adaptações podemos encontrar no tamanduá-bandeira?

Sobre o TEXTO 2, responda:

4) Qual o nome do processo de acumulação de substâncias tóxicas, como o metilmercúrio, ao longo dos níveis de uma cadeia alimentar?
5) Por que nas regiões de garimpo os peixes carnívoros, como a piranha, apresentam uma concentração de mercúrio maior que os peixes herbívoros?


EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ( OPCIONAL )

Abaixo seguem links para exercícios complementares. Eles já possuem o gabarito, então não é preciso me enviar as respostas. 

Respondam as perguntas e observem se acertaram. Enviem-me por whatsapp as dúvidas que vocês tiveram, as questões que responderam errado ou que não concordam com a resposta. Vamos debater!


Brasil Escola (Depois de cada pergunta há um botão rosa para ir até a resposta)


Mundo Educação (o botão pra ver o gabarito é azul e está abaixo de cada pergunta)






Abraços e se atentem para o plantão de dúvidas de Biologia na quinta-feira (dia 25 de junho).