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segunda-feira, 29 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO A, B,C e D - 29/06/2020


COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
 PROFESSORA Me. Carla Correia
2º ano do EM- 2ª semana

OBS: RESPONDER ÀS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIAR FOTOS DAS ATIVIDADES PELO WHATSAPP ATÉ DIA 10/07/2020 (SEMPRE DAS 08H ATÉ 18H)

  • LEIAM O RESUMO DO ASSUNTO COM ATENÇÃO;
  • ASSISTAM ÀS VÍDEOAULAS SUGERIDAS;
  • MANDEM FOTOS LEGÍVEIS 

Romantismo em Portugal
O Romantismo em Portugal teve início em 1825 e estendeu-se até o final do século, em três fases distintas, cada qual enfatizando determinada temática dentro das características da estética romântica, com importantes personalidades da literatura mundial.
Contexto histórico
O século XVIII foi marcado, na Europa, pelo avanço dos ideais iluministas, pautados na busca pela liberdade e na consagração da razão. Herdeiros da Revolução Científica do século XVII, os iluministas acreditavam que o progresso da humanidade estava atrelado ao desenvolvimento do conhecimento, pautado na investigação científica. O homem deveria ter a liberdade de conhecer, sem ser impedido por dogmas religiosos ou instituições políticas, de modo que o iluminismo atacou diretamente o poder clerical e os déspotas do Antigo Regime. Foram os ideais iluministas que impulsionaram a Revolução Francesa, transformando completamente a maneira de viver dos europeus.
Com a queda do Antigo Regime e o advento da Revolução Industrial, as nações europeias transformavam-se política e economicamente. A industrialização desencadeava o êxodo rural e o surgimento dos primeiros centros urbanos. A burguesia tornava-se a nova classe dominante, ao passo que a nobreza ia aceleradamente perdendo sua importância. Em Portugal, havia também uma luta para derrubar o regime monárquico. Com a transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, em fuga das tropas francesas e o fim do monopólio dos portos brasileiros, a nobreza portuguesa via-se enfraquecida. Em 1820, eclodiu a Revolução Liberal na cidade de Porto. Os revolucionários, chamados de vintistas, conseguiram a vitória e convocaram assembleias para escrever uma nova Constituição cujos parâmetros fossem inspirados nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Em 1821, a família real retornou a Portugal e, em 1822, promulgou-se a primeira Constituição portuguesa, que transformou o país absolutista em monarquia constitucional. Com a morte de D. João VI, em 1826, teve início uma disputa pela sucessão do trono. As tensões entre liberais e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o romantismo surgiu em Portugal.
Características
             Individualismo e egocentrismo
·         Certa liberdade formal
·         Adjetivação abundante
·         Uso intenso de exclamações, interrogações e reticências
·         Subjetividade e originalidade
·         Idealização do amor e da mulher
·         Exagero sentimental
·         Medievalismo: teocentrismo

Romantismo no Brasil
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Possuindo manifestações tanto em prosa quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais marcos da Literatura em nosso país. Uma das razões para isso é a importância da estética romântica para o momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a chegada da Família Real e a reclassificação do território nacional, deixando de ser uma colônia de exploração e, doravante, passando a intitular-se Reino Unido a Portugal. Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Contexto histórico
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:
·         criação da imprensa brasileira;
·         construção do Museu Nacional (incendiado em 2018);
·         fundação do Banco do Brasil;
·         decreto de abertura dos portos às nações amigas;
·         criação do Ministério da Marinha, das Relações Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).
Fases do Romantismo na poesia
A poesia romântica brasileira, para ser mais bem compreendida, pode ser dividida dentro dos três grupos ou gerações que a abarcam: os indianistas, os ultrarromânticos e os condoreiros.

Indianistas (Primeira Geração Romântica): tiveram como principal expoente o poeta Gonçalves Dias. Os poetas indianistas foram os mais nacionalistas entre os românticos. Em seus poemas, como o célebre I-Juca Pirama, nota-se a exaltação da natureza nacional e a construção do índio como herói brasileiro;

Ultrarromânticos (Segunda Geração Romântica): também conhecida como byroniana ou spleen, é marcada pelo sentimentalismo acentuado, pessimismo e fuga da realidade — pela morte, pelo sonho, pela loucura ou pela arte. Os principais representantes desse grupo foram Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.


Condoreiros (Terceira Geração Romântica): chamada também de social ou hugoana (em homenagem ao escritor francês Victor Hugo, uma espécie de pai dessa geração), é notadamente marcada pela denúncia social. O principal escritor dessa vertente romântica, no Brasil, foi Castro Alves, e, em seus versos, percebe-se claramente um discurso combatente à escravidão vigente em país.

ESTUDE MAIS!

ATIVIDADE
QUESTÃO 1
O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:
I-                    O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.

II-                  No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.

III-                Constituiu um painel de estilos diversificados, cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

IV-               No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.

V-                 Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

a) I e IV.                b) I, II e IV.                       c) II e V.               d) II, III e V.                        e) I e III.
QUESTÃO 2
A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

a) Indianista e histórico;                              b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional;                                    d) Regional e indianista;
e) Indianista e urbano.

QUESTÃO 3
Sobre o romance regional estão corretas, exceto:

a) O romance regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou maior autonomia.
b) Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.
c) Foram quatro os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
d) Seus principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay.
e) Um dos principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal característica é o emprego da norma culta.

QUESTÃO 4
(ENEM) Leia o soneto abaixo:

“Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!”
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela auto piedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
QUESTÃO 5
A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burguesas idealizadas, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”.
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
a) O amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
b) Não há defesa do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como personagens belas, puras, corajosas.
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.