COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
PROFESSORA Me. Carla
Correia
2º ano do EM- 2ª semana
OBS: RESPONDER ÀS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIAR FOTOS DAS ATIVIDADES PELO WHATSAPP ATÉ DIA 10/07/2020 (SEMPRE DAS 08H ATÉ 18H)
- LEIAM O RESUMO DO ASSUNTO COM ATENÇÃO;
- ASSISTAM ÀS VÍDEOAULAS SUGERIDAS;
- MANDEM FOTOS LEGÍVEIS
Romantismo em
Portugal
O Romantismo em Portugal teve início em 1825 e estendeu-se
até o final do século, em três fases distintas, cada qual enfatizando
determinada temática dentro das características da estética romântica, com
importantes personalidades da literatura mundial.
Contexto histórico
O século XVIII foi marcado, na Europa, pelo avanço dos
ideais iluministas, pautados na busca pela liberdade e na consagração da razão.
Herdeiros da Revolução Científica do século XVII, os iluministas acreditavam
que o progresso da humanidade estava atrelado ao desenvolvimento do
conhecimento, pautado na investigação científica. O homem deveria ter a
liberdade de conhecer, sem ser impedido por dogmas religiosos ou instituições
políticas, de modo que o iluminismo atacou diretamente o poder clerical e os
déspotas do Antigo Regime. Foram os ideais iluministas que impulsionaram a
Revolução Francesa, transformando completamente a maneira de viver dos
europeus.
Com a queda do Antigo Regime e o advento da Revolução
Industrial, as nações europeias transformavam-se política e economicamente. A
industrialização desencadeava o êxodo rural e o surgimento dos primeiros
centros urbanos. A burguesia tornava-se a nova classe dominante, ao passo que a
nobreza ia aceleradamente perdendo sua importância. Em Portugal, havia também
uma luta para derrubar o regime monárquico. Com a transferência da família real
portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, em fuga das tropas francesas e o fim
do monopólio dos portos brasileiros, a nobreza portuguesa via-se enfraquecida.
Em 1820, eclodiu a Revolução Liberal na cidade de Porto. Os revolucionários,
chamados de vintistas, conseguiram a vitória e convocaram assembleias para
escrever uma nova Constituição cujos parâmetros fossem inspirados nos ideais
democráticos da Revolução Francesa. Em 1821, a família real retornou a Portugal
e, em 1822, promulgou-se a primeira Constituição portuguesa, que transformou o
país absolutista em monarquia constitucional. Com a morte de D. João VI, em
1826, teve início uma disputa pela sucessão do trono. As tensões entre liberais
e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como
Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria
até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o
romantismo surgiu em Portugal.
Características
• Individualismo
e egocentrismo
·
Certa liberdade formal
·
Adjetivação abundante
·
Uso intenso de exclamações, interrogações e
reticências
·
Subjetividade e originalidade
·
Idealização do amor e da mulher
·
Exagero sentimental
·
Medievalismo: teocentrismo
Romantismo no Brasil
O Romantismo
foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como
marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves
de Magalhães, em 1836. Possuindo manifestações tanto em prosa quanto em verso,
o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais marcos da Literatura em
nosso país. Uma das razões para isso é a importância da estética romântica para
o momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a chegada da
Família Real e a reclassificação do território nacional, deixando de ser uma
colônia de exploração e, doravante, passando a intitular-se Reino Unido a
Portugal. Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de
Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Contexto histórico
O principal
fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real
portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma
colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil
e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
Algumas das principais delas são:
·
criação da imprensa brasileira;
·
construção do Museu Nacional (incendiado em
2018);
·
fundação do Banco do Brasil;
·
decreto de abertura dos portos às nações amigas;
·
criação do Ministério da Marinha, das Relações
Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação
do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).
Fases do Romantismo na poesia
A poesia
romântica brasileira, para ser mais bem compreendida, pode ser dividida dentro
dos três grupos ou gerações que a abarcam: os indianistas, os ultrarromânticos
e os condoreiros.
⇒ Indianistas (Primeira Geração Romântica): tiveram como principal
expoente o poeta Gonçalves Dias. Os poetas indianistas
foram os mais nacionalistas entre os românticos. Em seus poemas, como o célebre
I-Juca Pirama, nota-se a exaltação da natureza nacional e a construção do índio
como herói brasileiro;
⇒ Ultrarromânticos (Segunda Geração Romântica): também conhecida como byroniana ou spleen, é marcada pelo
sentimentalismo acentuado, pessimismo e fuga da realidade — pela morte, pelo
sonho, pela loucura ou pela arte. Os principais representantes desse grupo
foram Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
⇒ Condoreiros (Terceira Geração Romântica): chamada também de social ou hugoana (em homenagem ao escritor francês Victor Hugo, uma espécie de pai
dessa geração), é
notadamente marcada pela denúncia social. O principal escritor dessa vertente
romântica, no Brasil, foi Castro Alves, e, em seus versos, percebe-se
claramente um discurso combatente à escravidão vigente em país.
ESTUDE MAIS!
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/romantismo-no-brasil.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996
https://www.todamateria.com.br/romantismo-em-portugal/
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
O Romantismo brasileiro encontrou no índio
a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo,
é correto afirmar:
I-
O indianismo foi uma das principais tendências
do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de
Alencar, na prosa.
II-
No indianismo, encontramos elementos como a
depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características
encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
III-
Constituiu um painel de estilos diversificados,
cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a
afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
IV-
No indianismo, é comum ver a representação do
índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo
de nacionalidade.
V-
Seus principais representantes foram Visconde de
Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
a) I e IV. b) I, II e IV. c) II e V. d)
II, III e V. e) I e
III.
QUESTÃO 2
A obra romanesca
de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de
romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que
tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo,
ainda que modificados, foram:
a) Indianista e
histórico; b)
Histórico e urbano;
c) Urbano e
regional; d)
Regional e indianista;
e) Indianista e
urbano.
QUESTÃO 3
Sobre o romance regional estão corretas,
exceto:
a) O romance
regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir
seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou
maior autonomia.
b) Os escritores
do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam
sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de
leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.
c) Foram quatro
os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores
românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços
das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
d) Seus
principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de
Taunay.
e) Um dos
principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da
variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal
característica é o emprego da norma culta.
QUESTÃO 4
(ENEM) Leia o soneto abaixo:
“Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!”
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo
temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém
configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O
fundamento desse lirismo é:
a) a angústia
alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia
que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole
das emoções provocado pela auto piedade.
d) o desejo de
morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela
escuridão como solução para o sofrimento.
QUESTÃO
5
A ficção
romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única
possibilidade de realização, personagens burguesas idealizadas, culminando
sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”.
Assinale a
alternativa que não corresponde à afirmação acima:
a) O amor
constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da
vida.
b) Não há defesa
do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração
amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os
protagonistas são retratados como personagens belas, puras, corajosas.
e) A economia
burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.