COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
PROFESSORA Me. Carla Correia e
Jackeline Araújo
OBS: RESPONDER ÀS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIAR FOTOS DAS ATIVIDADES PELO WHATSAPP ATÉ DIA 10/07/2020 (SEMPRE DAS 08H ATÉ 18H)
- LEIAM O RESUMO DO ASSUNTO COM ATENÇÃO;
- ASSISTAM ÀS VÍDEOAULAS SUGERIDAS;
- MANDEM FOTOS LEGÍVEIS
ASSUNTO:
O PRÉ- MODERNISMO
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Para muitos estudiosos, esse período não deve ser considerado uma escola literária, uma vez que apresenta inúmeras produções artísticas e literárias distintas. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas.
Características do Pré-Modernismo
·
Ruptura com o academicismo
·
Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana
·
Linguagem coloquial, simples
·
Exposição da realidade social brasileira
·
Regionalismo e nacionalismo
·
Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira,
o mulato
·
Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e
sociais
O Pré-modernismo é o período literário brasileiro que vai
de 1902 até 1922. Na Europa, o período que antecedeu ao modernismo foi marcado
pela tensão política entre os países imperialistas e pelo surgimento dos
movimentos de vanguarda. Já no Brasil, a Proclamação da República, o surgimento
das favelas e a Guerra de Canudos são alguns fatos históricos que levaram os
autores desse período a realizarem críticas sociais, econômicas e políticas em
suas obras. Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços
de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e
simbolismo. Além disso, é marcado por um nacionalismo crítico, ou seja, sem
idealizações românticas. Desse modo, autores como Lima Barreto, Graça Aranha e
Monteiro Lobato mostraram, em prosa, um Brasil sem retoques, enquanto o poeta
Augusto dos Anjos revelava sua descrença na espécie humana.
Contexto histórico do pré-modernismo
O final do século XIX e início do século XX, na Europa, foi marcado pela competição entre as grandes potências em relação à expansão imperialista, ou seja, a exploração econômica de países subdesenvolvidos. Isso gerou, portanto, um clima de tensão entre as nações dominantes e causou o crescimento de discursos nacionalistas que fomentavam essa rivalidade, desencadeando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Já no Brasil, em 1889, ocorreu a
Proclamação da República. A partir desse evento histórico, as grandes cidades
do país iniciaram um processo de reestruturação do espaço urbano. O objetivo
era eliminar as marcas da arquitetura portuguesa e, por extensão, do período
monárquico. Assim, em cidades como o Rio de Janeiro, ocorreu o chamado
“bota-abaixo”.
·
Augusto dos Anjos
·
Euclides da Cunha
·
Lima Barreto
ESTUDE MAIS!
https://www.youtube.com/watch?v=68lJyqO5gd8 – vídeo sobre Pré -Modernismo
https://www.youtube.com/watch?v=-1BK3KRLTtk – vídeo sobre Vanguardas europeias
REFERENCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=68lJyqO5gd8 – vídeo sobre Pré -Modernismo
https://www.youtube.com/watch?v=-1BK3KRLTtk – vídeo sobre Vanguardas europeias
REFERENCIAS:
CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÂES, Thereza Cocha. Português Linguagens - Vol. Único - Ensino Médio - 4ª Ed., 2013, Atual.
DE NICOLA, José. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 2003.
www.seed.se.gov.br (Referencial Curricular do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa- 1º EM)
ATIVIDADE
QUESTÃO 1 (Enem 2014)
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe–me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê–los,
E há de deixar–me apenas os cabelos,
Na frialdade ignorância da terra!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar, 1994.
A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de
uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à
poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam–se marcas dessa
literatura de transição, como
a) a forma do soneto, os versos metrificados, a
presença de rimas e o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam
conceitos estéticos vigentes no Modernismo.
b) o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia
simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e
relutância" e “influência má dos signos do zodíaco".
c) a seleção lexical emprestada ao cientificismo,
como se lê em “carbono e amoníaco", “epigênese da infância" e
“frialdade ignorância", que restitui a visão naturalista do homem.
d) a manutenção de elementos formais vinculados à
estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na
expressividade poética, e o desconcerto existencial.
e) a ênfase no processo de construção de uma poesia
descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e
científicos mais tarde renovados pelos modernistas.
QUESTÃO 2 (UFR)
"Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da
cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente,
pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do
Picapau Amarelo."
O nome do autor a que se refere a afirmativa acima
é:
a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego c) Monteiro Lobato
d) Mário de Andrade e)
Cassiano Ricardo
QUESTÃO 3
(PUC-SP)
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E
que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de
estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir
para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua
virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava,
como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de
ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não
amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza
necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe
absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam
os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a
felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele
tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore,
das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma
sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"
(Lima Barreto)
As obras do autor desse trecho integram o período
literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica,
porque ele:
a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às
vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez
antes do Modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações
modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das
culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de sua linguagem as
conquistas estilísticas do Modernismo.
QUESTÃO 4
(FCC-BA) Fazendo um paralelo entre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande
Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, no que respeita a essas obras, é importante
frisar:
Os Sertões é um relato histórico referente à Guerra
de Canudos. Obra mais emblemática de Euclides da Cunha, ela critica o
nacionalismo através do uso de linguagem cientificista.
É dividida em três partes: A Terra, O Homem e A
Luta. Na primeira parte, é feito um estudo geográfico, donde se descreve
aspectos da fauna e da flora, entre outros.
Por sua vez, Grande Sertão: Veredas, principal obra
de João Guimarães Rosa, e vencedora de vários prêmios, é um romance narrado em
linguagem coloquial. Nela, o protagonista reflete sobre a sua vida.
A obra é dividida em dois volumes e tem mais de 600
páginas.
Assim, pode-se afirmar:
a) Em ambas as obras predomina o espírito
científico, sendo analisados aspectos da realidade brasileira.
b) Ambas têm por cenário o sertão do Brasil
setentrional, sendo numerosas as referências à flora e à fauna.
c) Ambas as obras, criações de autores dotados de
gênio, muito enriqueceram a nossa literatura regional de ficção.
d) Ambas têm como principal objetivo denunciar o
nosso subdesenvolvimento, revelando a miséria física e moral do homem do
sertão.
e) Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas,
são ambas produto de intensa elaboração de linguagem.
QUESTÃO 5 Assinale
a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como uma escola literária
com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração
das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do
século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre
nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são
nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos
do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra "Os
Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos
para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação
brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da
crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos
parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
QUESTÃO 6 (UFRGS-RS) Lima Barreto
é um autor que se caracteriza por criar tipos:
a) rústicos, ligados ao campo.
b) aristocratas, ligados ao campo.
c) aristocratas, ligados à cidade.
d) burgueses, ligados à cidade.
e) populares, ligados ao subúrbio.
b) aristocratas, ligados ao campo.
c) aristocratas, ligados à cidade.
d) burgueses, ligados à cidade.
e) populares, ligados ao subúrbio.
QUESTÃO 7
Assinale a alternativa incorreta.
a) Nos primeiros vinte anos deste século, a
produção literária brasileira é marcada por diversidades, abrangendo, ao mesmo
tempo, obras que questionam a realidade social e obras voltadas para os
lugares-comuns herdados de autores anteriores.
b) Pode-se afirmar que um dos traços modernos de
Euclides da Cunha é o compromisso com os problemas de seu tempo.
c) A importância da obra de Lima Barreto situa-se
no plano do conteúdo, a partir do qual se revela seu caráter polêmico; a
linguagem descuidada, porém, revela pouca consciência estética, em virtude de
sua formação literária precária.
d) O estilo parnasiano permanece influenciando
autores e caracterizando boa parte da obra poética escrita durante o período
pré-modernista.
e) Graça Aranha faz parte do conjunto mais
significativo de escritores do Pré-Modernismo. Nos anos anteriores à Semana de
Arte Moderna, Graça Aranha interveio a favor da renovação artística a que se
propunham os escritores modernistas.