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terça-feira, 14 de julho de 2020

1º ANO-ESCULTURA-ARTE-TERCEIRA AULA




Escultura

escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais”, queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade.
Das artes plásticas, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público. Isso porque, geralmente, elas são pensadas e produzidas com a finalidade de ocupar espaços públicos. É assim, por exemplo, com os conjuntos esculturais gregos e romanos; mas também com as esculturas produzidas na época do Renascimento ou em culturas de religiões tradicionais, como o budismo e o hinduísmo.
Muitas vezes, as esculturas são também projetadas para acompanhar complexos arquitetônicos, com o objetivo de compor um conjunto artístico harmonioso. É o caso das esculturas que acompanham as catedrais góticas da Idade Média e os palácios em estilo clássico do período das monarquias absolutistas. A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas. Uma das esculturas pré-históricas mais famosas é  a “Vênus de Willendorf”.
De acordo com a época, a civilização e a escola artística, a escultura sofre variações temáticas e formais. Isso se torna evidente quando comparamos as obras de um escultor renascentista ( período em que há o retorno das formas mais próximas do real buscando uma representação da beleza ideal, priorizando o homem – que é o centro da arte - século XVI), como Michelangelo, com as obras de um escultor primitivista ou cubista, como Picasso (do século XX). A Pietá de Michelangelo, por exemplo, seguramente, tem uma expressão realista típica do Renascimento, que busca transmitir a dor do tema da deposição do corpo de Cristo da cruz e a contemplação pela mãe.
Outro exemplo que merece destaque é O Pensador, do escultor francês Auguste Rodin. Essa estátua foi terminada e exposta ao público no ano de 1888, integrando o conjunto chamado Portões do Inferno. Rodin havia recebido uma encomenda de esculturas especiais sobre os temas presentes no livro Inferno, da Comédia de Dante Alighieri. Muitos especialistas em arte acreditam que O Pensador seja uma representação do próprio Dante. A expressividade dessa estátua é única no movimento impressionista e, como acentua o historiador da arte Stephen Farthing: […] Cada componente de O Pensador é ilustrativo da concentração mental. Como observou Rodin: 'Ele não pensa só com o cérebro, a testa franzina, as narinas distendidas e os lábios comprimidos, mas com todos os músculos do braço, das costas e das pernas, os punhos fechados e os dedos contraídos'. Esta obra-prima é um exemplo da extraordinária força expressiva que Rodin imprimia ao corpo humano nu.
Veja, abaixo, a imagem de O Pensador e observe as características apontadas nos parágrafos anteriores:
“O Pensador”, de Rodin, veio a público no ano de 1888
“O Pensador”, de Rodin, veio a público no ano de 1888

Origem

A escultura, como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, talvez pelo apelo sensual. A Grécia Clássica é o berço ocidental da arte de esculpir, desde os seus primeiros artefatos em mármore ou bronze a partir do século 10 a.C., até o apogeu da era de Péricles, com as esculturas da Acrópole de Atenas. Posteriormente, os romanos aderiram à cultura clássica e continuaram a produzir esculturas até o fim do império, difundindo o trabalho em mármore por todo o império. 
Foi no Renascimento que a escultura se destacou, com a famosa estátua de David, de Michelangelo. Donatello e Verocchio foram outros mestres importantes do período. Entre os séculos XIX e XX, destacam-se os artistas Constantin Brancuse e August Rodin, dois mestres da escultura que influenciaram vários outros artistas.
A partir do início do século XX, a escultura passou a ajustar-se às propostas das vanguardas artísticas que emergiram na Europa, como o cubismo, o dadaísmo, o abstracionismo e o construtivismo. Escultores  como Picasso, Constantin Brancusi e Henry Moore, tornaram-se célebres dentro das vanguardas modernistas, que, até hoje, seguem influenciando a produção contemporânea de esculturas. A escultura contemporânea se caracteriza pelas possibilidades de experimentar formas e conteúdos menos tradicionais, garantindo maior liberdade de produção ao artista.




A “Pietá”, do italiano Michelangelo, é uma das mais expressivas esculturas do Renascimento
A “Pietá” (1499), do italiano Michelangelo, é uma das mais expressivas esculturas do Renascimento


Pontos importantes

Escultura pré-histórica: Predominância da figura feminina (cultos de fertilidade). Vênus de Willendorf, 25000aC. Escultura descoberta em 1908 na Áustria pelo arqueólogo Josef Szombathy.
Escultura clássica Grega (sec. IV-II a.C.): Apresentam realismo e leveza. São figuras humanas que parecem se movimentar, mesmo sendo feitas de pedra. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem. 
Alto-relevo da idade média (sec.V – XV): Dentro da cultura do cristianismo, passam a ser mais simbólicas, ligadas à representação de santos. Nesse período encontra-se a escultura gótica que está associada à arquitetura.
Renascentista (sec. XIV-XVI): Traz de volta as formas mais próximas do real (beleza absoluta das obras). Voltando a ideia dos gregos antigos. Existe até uma relação matemática em que as proporções do corpo humano são estudadas e seguidas na criação.
Barroca (sec. XVI-XVII): As formas são mais volumosas, com o objetivo de retratar maior movimento, em uma expressão grandiosa e dramática.
Neoclássica (sec. XVIII-XIX): Retomada da arte antiga, especialmente a greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção. Influência do período renascentista. Valorização do passado histórico, Influência da arte clássica (greco-romana), oposição ao barroco e ao rococó, harmonia e beleza estética, imitação da natureza.
Moderna (sec. XIX-XX): Surgem inúmeras possibilidades, desde as esculturas figurativas até as expressionistas, abstratas e tantas outras tendências.
Contemporânea (sec. XX até hoje): Abandona a ênfase na tridimensionalidade e nos materiais tradicionais. Representa a liberdade de expressão do artista, exercita a liberdade de atuação do artista, sem obrigação institucional que o limitam (características religiosas ou políticas).






Atividade 1º ano (responder preferencialmente pelo FORMS)

1.     Destacou-se como escultor no período renascentista. Entre suas esculturas evidenciam-se pelo menos duas. A primeira feita em 1499 e a segunda, entre 1501 e 1504. Quando esculpiu a primeira o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano. O texto refere-se a que artista;
a)     Leonard Da Vinci;
b)    Rafael Sanzio;
c)     Michelangelo;
d)    Rodin;
e)     Alexander Calder.

2.     Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.
I. Nesse período predominam, em geral, as figuras femininas, com a cabeça    surgindo como prolongamento do pescoço e seios volumosos.
II. Nesse período as esculturas possibilitam o abandono de suportes  tradicionais, liberdade e subjetividade na produção, efemeridade das obras e mesclam diferentes estilos e materiais. Representa a liberdade de expressão do artista;
III. Nesse período as esculturas apresentam a beleza absoluta, características da escultura clássica, expressando o pensamento humanista e a tridimensionalidade profunda;
IV. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem. 
V. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas.
(  ) Escultura Contemporânea;
(  ) Escultura Pré-histórica;
(  ) Escultura Clássica;
(  ) Escultura Gótica;
(  ) Escultura Renascentista.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a)     V, I, II, III, IV;
b)    I, II, IV, III, V;
c)     II, I, IV, V, III;
d)    II, I, IV, III, V;
e)     II, III, I, IV, V.

3.     Sobre uma das mais famosas esculturas da pré-história, a Vênus de Willendorf”, é correto afirmar que:
a) foi encontrada no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Sul do Piauí.
b) foi descoberta em 1990, por um arqueólogo chamado Willendorf.
c) serviu diretamente como modelo para a criação da “Vênus de Milo”, na Grécia     Antiga
d) está relacionada a cultos arcaicos de fertilidade.
e) foi encontrada ao lado de uma múmia, no Vale de Gizé, no Egito.















Referências: