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Leitura do texto complementar
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ATIVIDADES FÍSICAS
A educação física adaptada é uma subdivisão da educação física convencional, mas o seu principal objetivo é promover o aprendizado de estudantes portadores de algum tipo de limitação física ou psicológica em atividades de esporte e lazer, principalmente dentro da escola.
A atividade física adaptada, de maneira geral, abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais. Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a sua infância até chegar à fase adulta. E a educação física adaptada é uma maneira de trabalhar a inclusão dessas pessoas em atividades comuns da disciplina.
Histórico da educação física adaptada
Assim como as outras disciplinas, um dos objetivos da educação física é garantir uma educação acessível para todos e isso inclui a participação de alunos portadores de necessidades especiais, sejam elas permanentes ou não.
Os primeiros sinais da educação física como esporte surgiram após a Primeira Guerra Mundial, período em que algumas atividades foram desenvolvidas, como uma maneira de reabilitar soldados que adquiriram lesões permanentes durante os conflitos.
Ao final da guerra, a educação física continuou sendo vista como um auxílio durante o tratamento de pessoas com deficiência. O hospital Stoke Mandeville, localizado na Inglaterra tinha a prática de realizar jogos internos anualmente. A prática, portanto, adquiriu força e serviu de impulso para a criação dos primeiros Jogos Paralímpicos, em 1960, na cidade de Roma.
Nesse contexto, é possível perceber a educação física adaptada como uma maneira de oferecer oportunidades aos alunos com necessidades educativas especiais de conhecer suas possibilidades e vencer os seus limites.
O conceito geral de educação física escolar inclui duas divisões na disciplina: a educação física inclusiva e a educação física adaptada. Mas, há uma diferença entre elas.
Na educação física inclusiva, os alunos participam das mesmas atividades propostas a todos. Por conta disso, cabe ao professor planejar as aulas de acordo com as especificidades dos estudantes de cada turma.
Já na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam as atividades físicas separadamente de seus colegas. Contudo, a prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que promova a inclusão e a valorização das diferenças.
Educação física adaptada
Como foi possível perceber nos tópicos anteriores, a educação física adaptada é considerada uma divisão da educação física escolar. Ela foi incluída pelo Conselho Federal de Educação na formação de educadores físicos apenas em 1987.
Para o autor Winnick (2004), os diversos conteúdos abordados pela educação física na escola como, por exemplo, jogos, brincadeiras, lutas, dança e diversos esportes são apontados como Patrimônio da Humanidade. Ele explica que há possibilidades múltiplas de aplicação dessas atividades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.
Segundo Carmo (2008), o objetivo da educação física adaptada é alcançar pessoas portadoras de transtornos, sejam eles físicos ou psicológicos, que impedem que elas participem ativamente de uma aula comum da disciplina, a exemplo dos portadores de deficiências mentais, visuais, auditivas, físicas, múltiplas deficiências, etc.
O autor relata que não só eles, mas também alunos superdotados, com síndromes neurológicas, psiquiátricas e psicológicas ou com dificuldade de aprendizagem são alvos da disciplina.
A sociedade está criando uma nova linha de pensamento para a educação física adaptada, o que promove a disciplina como uma maneira de encorajar e promover a atividade para todos os cidadãos.
Portanto, a disciplina tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor dos estudantes com deficiência. Além disso, ela é capaz de garantir o estudo e a intervenção do profissional no universo das pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática de exercícios.
O futebol para cegos é um exemplo de atividade física adaptada (Foto: Wikipedia)
Cuidados
É papel do profissional de educação física produzir conhecimentos, que sejam capazes de trazer contribuições e modificar o contexto social no qual vive as pessoas com deficiência (PCDs).
Uma aula bem estruturada é o primeiro passo durante o processo de inclusão das pessoas com deficiência na educação física adaptada. O professor não apenas permite que os alunos experimentem o prazer da aula prática, mas faz com que eles enxerguem as atividades como algo positivo no seu desenvolvimento.
O autor Soler (2005) lista alguns pontos importantes para lidar com os PCDs. São eles:
•Respeitar o ritmo, pois, geralmente os PCDs são mais lentos naquilo que fazem como falar, andar, pegar as coisas, entender uma ordem etc.;
•Ter paciência ao ouvi-los, pois alguns apresentam dificuldades na fala;
•Lembrar que as pessoas com deficiência não possuem doença grave e contagiosa, portanto, é importante a transmissão de carinho;
•Só tomar a atitude de ajudá-los em determinada atividade quando for solicitado, pois muitas vezes a “ajuda” mais atrapalha do que contribui de fato.
Esportes adaptados
A educação física adaptada baseia-se na prática de esportes convencionais, entretanto, as modalidades sofrem algum tipo de alteração, permitindo que as pessoas com deficiência participem das atividades esportivas.
Para se encaixar no contexto, algumas modalidades esportivas desenvolveram adaptações pensadas a partir de cada tipo de deficiência. Veja alguns exemplos:
Basquete em cadeira de rodas: O basquete em cadeira de rodas é uma modalidade praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora. Nesse esporte, as cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto nas regras.
Futebol para cegos: a modalidade é praticada por alunos com deficiência visual. Assim, como o esporte tradicional, o objetivo do futebol para cegos é marcar gols. Para isso, é necessário tocar a bola entre os companheiros de equipe e chutá-la na baliza adversária. O time que conseguir mais gols na partida, vence.
Por fim, vale destacar o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências, os Jogos Paralímpicos. Nos jogos, existem diversas modalidades esportivas adaptadas, entre elas: vôlei, basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, etc.
Texto disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/educacao-fisica-adaptada
EXERCÍCIO DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1- Sobre o esporte adaptado, marque a alternativa incorreta:
a. A educação física é uma área que não pode trabalhar com pessoas com deficiência, tendo em vista que a prioridade dela é a construção de um corpo perfeito.
b. Os primeiros sinais do esporte adaptado surgiram após a Primeira Guerra Mundial como uma maneira de reabilitar soldados que adquiriram lesões permanentes durante os conflitos.
c. A educação física adaptada engloba a prática de esportes convencionais, entretanto, as modalidades sofrem algum tipo de alteração, permitindo que as pessoas com deficiência participem das atividades esportivas.
d. O objetivo da educação física adaptada é alcançar pessoas portadoras de transtornos, sejam eles físicos ou psicológicos
2- Os atletas paralímpicos são exemplos de superação.
"Deus me tirou a capacidade de andar, mas me deu a de voar" Salvador Hernandez Mondragon (México), 52, cadeirante, bronze no atletismo (100 m)
Escreva, em poucas linhas, o exemplo de vida que podemos extrair da frase acima.
3- Qual análise pode ser feita a partir das imagens abaixo:
4- É preciso ter alguns cuidados com os atletas dos esportes paralímpicos:
I- Respeitar o ritmo, pois, geralmente os PCDs são mais lentos naquilo que fazem como falar, andar, pegar as coisas, entender uma ordem etc.;
II- Lembrar que as pessoas com deficiência não possuem doença grave e contagiosa, portanto, é importante a transmissão de carinho;
III- Só tomar a atitude de ajudá-los em determinada atividade quando for solicitado, pois muitas vezes a “ajuda” mais atrapalha do que contribui de fato.
a.Todas estão corretas
b.Todas estão erradas
c. Apenas I e II estão corretas
d. Apenas II está errada
5- O futebol para cegos é uma das modalidades de esporte adaptados mais conhecida. Sobre a modalidade é INCORRETO afirmar que:
a. A torcida segura o ímpeto por que o silêncio é fundamental para a concentração e nível de acerto dos atletas que se guiam por alguns sons específicos durante o jogo.
b. São 5 jogadores cegos, inclusive o goleiro. Há ainda um guia, o Chamador, que fica atrás do gol adversário orientando o ataque de seu time, dando a seus atletas a direção do gol, dentre outras informações importantes.
c. há uma bola especial, adaptada com guizos (tipo sininhos) que guiam sonoramente os atletas em direção à bola.
d. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.
AVISO PARA FORMA DE ENTREGAR A ATIVIDADE:
A atividade deve ser entregue até dia 25-07- 2020 via whatssap , a resposta deve ser escrita em forma de mensagem e enviada para a professora no privado, de segunda a sexta das 8horas as 18horas.
AVISO PARA FORMA DE ENTREGAR A ATIVIDADE:
A atividade deve ser entregue até dia 25-07- 2020 via whatssap , a resposta deve ser escrita em forma de mensagem e enviada para a professora no privado, de segunda a sexta das 8horas as 18horas.