Marcadores

terça-feira, 14 de julho de 2020

2º ANOS A, B,C,D- 3ª ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA


MÍDIA E O CULTO Á BELEZA DO CORPO

·      Leitura do material didático: páginas 15 e 16.

Assista o Vídeo


Leitura do texto complementar

Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltados para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.
Da mesma forma, podemos pensar em relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído para isso.
Os programas de televisão, revistas e jornais têm dedicado espaços em suas programações cada vez maiores para apresentar novidades em setores de cosméticos, de alimentação e vestuário. Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da “beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas.
Evidentemente que a existência de cuidados com o corpo não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter uma especial atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós a mesmos.


EXERCÍCIO DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


1 - Na atualidade, o corpo tem sido tratado como elemento de   identidade   e   pertencimento   a   uma   sociedade   de   consumo que impõe padrões de beleza.  Sobre o assunto, assinale o que for incorreto.
a) Pessoas com anorexia nervosa têm medo de engordar e uma imensa necessidade de controlar o peso e a forma    do    corpo.    Para    tanto, utilizam, como    estratégias, dietas, indução   do   vômito, uso   de   laxantes e diuréticos, bem como a atividade física que, para muitas pessoas, constitui-se em uma dessas estratégias para perder e controlar peso.
b)  A construção imaginária de um corpo perfeito ou ideal, na maioria das vezes associada a um discurso relacionado à saúde, pode   provocar   danos   ou   enfermidades. Dentre eles, é possível citar problemas ligados à imagem corporal e, consequentemente, aos distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia. 
c)  Na sociedade contemporânea, a adesão à prática de exercícios físicos não reside no desejo de modelagem estética   das   formas   corporais, mas   está   atrelada   unicamente à prevenção de determinadas doenças.
d) Atingir o padrão de corpo ideal por meio da atividade física, bem como pela dieta, cirurgia e produtos farmacêuticos, é quase sempre inacessível para a maior parte da população.  Isso porque demanda, entre   outros   aspectos, tempo   livre   disponível   e   recursos financeiros.

2- Transtorno do comer compulsivo.
O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimento de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
a.    Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
b.    Narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
c.    Aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
d.    Expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
e.    Encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.

3- Sobre transtornos alimentares, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os transtornos alimentares são considerados um distúrbio no comportamento alimentar e têm como principal característica uma séria perturbação da imagem corporal e o temor exagerado de engordar. Entre os principais transtornos estão: a - bulimia que é caracterizada por uma recusa a manter, em um nível saudável, o peso corporal - e a anorexia nervosa, que é caracterizada por uma ingestão descontrolada de muitos alimentos, seguida de comportamentos de expulsão, como vômitos, jejuns e exercício físicos excessivos;
II. Tanto a anorexia nervosa (AN) quanto a bulimia nervosa (BN) e o transtorno alimentar sem outra especificação (TASOE) envolvem comportamentos alimentares desorganizados e desequilibrados, além de distorção da imagem corporal. São caracterizados por recaídas frequentes e o seguimento, na maioria dos casos, é longo e extremamente trabalhoso. O tratamento objetiva a completa reabilitação do paciente nos aspectos clínicos, nutricionais e psicológicos, e o trabalho em equipe multidisciplinar com estrutura básica formada por médicos psiquiatra e clínico geral ou nutrólogo, nutricionista e psicólogo é reconhecido como a forma mais adequada de acompanhamento;
III. Pacientes com Transtornos Alimentares tendem a negar a doença e usam com frequência racionalizações para justificar sua sintomatologia. Muitas vezes, declaram tratar-se de um estilo de vida que resolveram seguir, uma opção que tomaram conscientemente para lidar com suas preocupações com o corpo e, por consequência, minimizam os riscos potenciais aos quais se expõem, inclusive de morte;
IV. O nível de cuidado apropriado para os transtornos alimentares é determinado no momento do diagnóstico inicial e, posteriormente, sempre que uma mudança relevante em sua condição exija uma transição para um nível diferente. As configurações incluem o seguimento ambulatorial, tratamento domiciliar e hospitalização parcial em Hospitais-Dia (HD). A hospitalização integral não é recomendável, mesmo para pacientes graves que necessitem de tratamento para as complicações agudas da doença;
V. A dinâmica de personalidade da pessoa com Anorexia Nervosa é marcada pelo uso de mecanismos de defesa do tipo obsessivo-compulsivo (meticulosidade, perfeccionismo, ruminação mental), na tentativa de se proteger de sentimentos de inferioridade, inadequação e insegurança, com predomínio de emoções negativas, retraimento social e condutas de evitação.
a. Somente os itens I, II, III estão corretos.
b. Somente os itens II, IV, V estão corretos.
c. Somente os itens II, III, V estão corretos.
d. Somente os itens I, III, IV estão corretos.
e. Somente os itens I, IV, V estão corretos.


4- A ortorexia e a vigorexia são dois transtornos corporais que se encontram representados na imagem. Quais análises podemos fazer dela?


5- A imagem abaixo faz referência a bulimia e a anorexia. Embora as duas sejam definidas como transtornos dismórficos corporais, apresentam características diferentes. Cite algumas dessas diferenças:




AVISO:
A RESPOSTA DA ATIVIDADE DEVE SER ESCRITA POR MENSAGEM E  DEVE SER ENVIADA PARA O WHATSAPP DA PROFESSORA ATÉ DIA 27-07-2020, DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8HORAS AS 18 HORAS .