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terça-feira, 28 de julho de 2020

1ª SÉRIES A, B,C, D - 4ª ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nossa aula de hoje será sobre "O esporte educação" e para você aluno(a) ficar bem informado(a)  aprendendo bastante o conteúdo. Se liga no passo-a-passo:

Ler o material didático as páginas : 4 e 5
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Ler o texto complementar
Responder às questões e enviar para a professora.



TEXTO COMPLEMENTAR

Esporte Educação, esporte participação e esporte performance/rendimento 
Diversas são as maneiras de classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL, 1972).
    Optamos por uma classificação que se mostra bem interessante e adequada aos propósitos que foi apresentada por TUBINO (2000) e TUBINO et al. (2001). Este autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.

O Esporte Educação

    Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.
    Concordando com Paes (2002) e Tubino (2002), temos que acreditar em nossos estudos, pois se o esporte está presente na vida do indivíduo, o mesmo, tem que ser inserido nas aulas de Educação Física escolar. Apresentando o objetivo de auxiliar na formação do cidadão e em sua convivência na sociedade.
    CRUM (1993) ajuda-nos a reforçar a idéia da necessidade de oferecimento do esporte na escola, pois segundo o autor, o esporte está presente em clubes, escolas especializadas em esporte, etc.; porém não é toda a camada da população que é atingida, além disso, apesar destas instituições também poderem atuar educacionalmente, os objetivos principais não são os mesmos do ambiente escolar.
        [...], partindo do princípio de é desejável que todos os jovens tenham oportunidades iguais para se familiarizarem com uma série de aspectos da cultura motora no seio da qual crescem, parece óbvio que a escola tem de desempenhar um papel central no processo de socialização de movimento (CRUM, 1993, p.143)

O Esporte Participação

    Referenciadas pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.
    É comum observarmos as pessoas se organizando para jogar futebol, basquetebol, voleibol, praticar ciclismos, ginástica, realizar caminhadas ou ainda esportes de aventura, em espaços públicos de lazer e esporte, nos clubes, nas praias, nas ruas e também em algumas instituições de ensino que cedem espaços para a realização de tais atividades nos finais de semana (escola da família) ou nos períodos de ociosidade das atividades cotidianas.

O Esporte Performance

    Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas, e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático. Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos, também a um grande número de aspectos positivos é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

1- A imagem abaixo faz referência a um dos pilares dos esportes o FAIR PLAY (jogo justo). Considerando que o cumprimento às regras e o respeito aos códigos éticos dentro do esporte performance deve ser seguido também pelos torcedores, que análise pode ser feita da imagem?


2- O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente:
a) nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.
b) nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.
c) nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.
d) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.


3- Sobre as dimensões sociais do esporte podemos afirmar:
I – Esporte performance
II – Esporte Educação
III – Esporte Participação

A – Voltado para a formação integral do ser humano, sendo o esporte um fator promotor de uma leitura crítica de mundo.
B – Busca a socialização, a prática de atividade prazerosa sem um compromisso formal com o rendimento esportivo.
C – Reservado a uma pequena parcela da população, visando o automatismo, a quebra de recordes e a mercantilização esportiva. 

a) I – B, II- C, III – A
b) I – C, II – A, III – B
c) I – A, II – B, III – C
d) I – C, II – B, III – A

4- O esporte de alto rendimento envolve atividades físicas de caráter competitivo, no qual os atletas competem consigo mesmos ou com outros, sujeitando-se a regras preestabelecidas aprovadas pelos organismos internacionais ou nacionais de cada modalidade. As grandes competições são reservadas aos grandes talentos e possibilitam a promoção de espetáculos que

 a) geram modelos de atletas, que passam a ser exemplos seguidos por jovens e crianças.
 b) permitem aos espectadores assistirem às partidas, fazendo parte de equipes.
 c) minimizam as possibilidades de participação e procura pelas práticas esportivas.
d) incentivam o abandono das práticas esportivas, além do sedentarismo nos indivíduos.

5- O trecho da música faz referência a uma dimensão social do esporte. Qual é ela? Justifique sua resposta. 
“O país ficou feliz depois daquele gol
Todo mundo satisfeito, todo mundo se abraçou
Muita gente até chorou com a comemoração
Orgulho de viver nesse país campeão.” (Música: Brazuca, Gabriel  O Pensador)