Arte contemporânea (origem)
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da pop art e do minimalismo.
Essa vertente artística constitui uma nova forma de produzir e apreciar arte, sendo produzida até os dias de hoje. Mais preocupada em aliar a vida cotidiana ao universo artístico, a arte contemporânea tende a unir diferentes linguagens.
Apesar de ainda preservar alguns valores artístico da Arte Moderna, como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas, a arte da contemporaneidade apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos (ação de ruptura moderna), ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.
O conceito, a atitude e a ideia da obra são mais valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, compartilham um espírito comum: em suma, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.
As obras contemporâneas articulam uma diversidade de linguagens, desafiando as classificações convencionais, pondo em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Mais do que contemplar a natureza estética, a Arte Contemporânea busca refletir de modo subjetivo sobre a obra artística.
Atualmente, utiliza a tecnologia e os meio digitais como grandes aliados a fim de provocar questionamentos e experiências inovadoras tanto para os artistas quanto pra o público.
Contexto Histórico
Podemos considerar que a arte contemporânea começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60. Nesse momento, o contexto que se vivia era do pós-guerra, do desenvolvimento tecnológico e do fortalecimento do capitalismo e da globalização. Por volta da década de 1950, a efervescência cultural da década e os questionamentos da sociedade do pós-guerra voltavam-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
O sentimento do momento era de reconstrução da sociedade. Amparados no avanço da globalização, das novas tecnologias e mídias, os artistas estavam voltados para a verdade do inconsciente e, desde então, passaram a enxergar novos meios de se expressar artisticamente.
Em uma sociedade marcada pelo avanço da globalização, pela cultura de massa e pelo desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, a arte possibilitou novas experiências baseadas nos processos artísticos em detrimento do objeto.
Desse modo, a passagem da era moderna para a era contemporânea, proporcionou mudanças significativas no campo da cultura e das artes, emergindo uma tendência artística que priorizava a ideia, o conceito e a atitude acima do objeto artístico final. A ciência e a tecnologia possibilitaram a percepção das pessoas de que a arte feita por outros, poderia ser a tradução de suas próprias vidas. Assim nasceu a Arte Contemporânea, uma tendência artística que tem por objetivo a produção da arte, ao passo que propõe uma reflexão sobre a mesma.
Posteriormente, novos desdobramentos ocorreram e possibilitaram o surgimento de outras formas de expressão, como performances, videoarte, instalações e outras.
Atividade 2º ano - ARTE - fazer preferencialmente pelo Google Forms.
1. Sobre a arte contemporânea é correto o que se diz em:
(a) Não há preocupação em aliar a vida cotidiana ao universo artístico;
(b) A configuração de uma nova mentalidade no mundo artístico foi proporcionada, entre outros fatos, pela ruptura da arte contemporânea com alguns aspectos modernos;
(c) A atitude, a ideia da obra e o conceito são menos valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final;
(d) As novas orientações artísticas carregam consigo um compartilhamento de espírito incomum;
(e) Mais do que contemplar a natureza estética, essa vertente busca refletir de modo objetivo sobre a obra artística.
2. Infere-se do contexto sobre a origem da arte contemporânea que:
(a) Por volta da década de 1950, a efervescência cultural da década e os questionamentos da sociedade do pós-guerra voltavam-se em pró do estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura;
(b) Amparados no avanço da globalização, das novas tecnologias e mídias, os artistas estavam voltados para a verdade do consciente e, desde então, passaram a enxergar novos meios de se expressar artisticamente;
(c) Emergindo como uma tendência artística que priorizava a ideia, o conceito e a atitude acima do objeto artístico final, a passagem da era moderna para a era contemporânea, proporcionou mudanças significativas no campo da cultura e das artes;
(d) A ciência e a tecnologia impossibilitaram a percepção das pessoas de que a arte feita por outros, poderia ser a tradução de suas próprias vidas;
(e) A performance, bem como a videoarte, não são consideradas arte contemporânea.
Referências
https://www.youtube.com/watch?v=YMAuFPWbufM (arte contemporânea 1)
https://www.youtube.com/watch?v=fDp6gXqoWCc (arte contemporânea 2)