Marcadores

segunda-feira, 27 de julho de 2020

1º Ano - 4ª Atividade de Arte





Origem do Cinema 



A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”.
Um dos fenômenos tecnológicos mais impressionantes de nossa história é a capacidade de captação (ou captura) da “imagem-movimento”, isto é, da apreensão de imagens dinâmicas da realidade, e não estáticas, como é o caso da fotografia. A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison. Esse invento e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje, ou seja, a arte cinematográfica.
O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos. Nesse sentido, a experiência visual proporcionada pelo cinetoscópio não podia ser feita coletivamente. Edison não chegou a patentear o invento, o que abriu portas para outros inventores, sobretudo da Europa, aperfeiçoarem o modelo.
No ano de 1892, o francês Léon Bouly conseguiu, a partir do cinetoscópio, desenvolver o cinematógrafo, um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela, em quadros por segundo. Contudo, Bouly não possuía dinheiro para registrar a patente do invento. O cinematógrafo acabou por ser patenteado pelos irmãos Lumière, que passaram, a partir de 1895, a fazer várias produções cinematográficas de pequena capacidade e a exibi-las em sessões especiais para isso.
A primeira exibição de filme feito por Auguste e Louis Lumière ocorreu em 22 de março de 1895. O filme era intitulado “La Sortie de L'usine Lumière à Lyon” (A saída da Fábrica Lumière em Lyon) e registrava a saída dos funcionários do interior da empresa Lumière, na cidade de Lyon, na França. Foi ainda com os irmãos Lumière que começaram as primeiras “direções cênicas” para o cinema. O cinematógrafo logo passou a registrar não apenas cenas do cotidiano, mas também cenas dramáticas, elaboradas com certo nível de teatralidade, como bem atesta o sociólogo Edgar Morin na obra “O Cinema, ou O homem imaginário. A 'espetacularidade cênica' aparece assim ao mesmo tempo que o cinematógrafo.”
 “Mas, por sua própria natureza, e desde o seu aparecimento, o cinematógrafo era essencialmente espetáculo: ele exibia suas cenas a espectadores, para espectadores, e implicava assim a teatralidade que ele desenvolveria em seguida através da direção, da mise-en-scène. De resto, os primeiros filmes do cinetoscópio já apresentavam lutas de boxe, atrações de music-hall e pequenas cenas. O próprio cinematógrafo, desde seu primeiro dia, já mostrava o homem que regava as plantas sendo regado pela mangueira”.
Mas seria nas três primeiras décadas do século XX que o cinema afirmar-se-ia enquanto arte. E isso ocorreu sobretudo pela ação de artistas interessados em teatro, mágica (e ilusionismo) e todo tipo possível de efeito cênico. Um dos principais nomes dessa fase do cinema foi Georges Meliès, que dirigiu “Viagem à Lua”, em 1902, conseguindo com esse filme efeitos visuais verdadeiramente impressionantes para a época.


Pontos importantes
      
     A partir do caminho apontado pela fotografia ao registrar imagens estáticas, e com o desenvolvimento das técnicas por parte de pesquisadores, o cinema pôde alcançar o formato conhecido atualmente, registrando uma série  de imagens de um mesmo acontecimento em movimento que, quando projetadas em grande velocidade, criam a sensação de movimento contínuo.  Esse processo foi longo. Foram necessários muitos estudos e grande conhecimento técnico das mais variadas áreas para a associação entre as imagens estáticas da fotografia.














Atividade – fazer preferencialmente pelo Google Forms.


1.     Existe relação entre fotografia e cinema? Justifique sua resposta.

2.     Sobre a origem do cinema, é correto o que se afirma em:
(a)   Seu surgimento se deu no século XXI
(b)  O primeiro filme da história foi feito pelos irmãos Auguste e Louis Lumière e sua exibição ocorreu no inicio do século XX. Tal filme era intitulado “A saída da fabríca Lumière em Lyon”;
(c)   Através do aparelho denominado Cinetoscópio pôde-se ter a apreensão de imagens-movimento;
(d)  O cinematógrafo permitia ao espectador observar as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos. Essa experiência visual proporcionada por esse aparelho não podia ser feita coletivamente;
(e)   O cinema afirma-se como arte na segunda metade do século XX.




















Referências