Marcadores

quarta-feira, 22 de julho de 2020

2º ANO D, 3ª ATIVIDADE DE QUÍMICA





   Olá, pessoal!

   Na aula de hoje, estudaremos as propriedades coligativas.
 
   Vamos nessa!

   Leia o texto a seguir:

   Carla é aluna do segundo ano do ensino médio. Durante as aulas de Química, a estudante está construindo o conhecimento referente ao conteúdo químico “soluções”. Estando bastante interessada pelo assunto, a estudante sempre busca observar as soluções presentes em seu cotidiano.

   Todas as manhãs, ao observar sua mãe preparar o café, ela percebia que, ao adicionar açúcar a essa solução em ebulição, esse processo cessava temporariamente e tentava buscar uma explicação para isso.

   O tio de Carla tem uma sorveteria. Certo dia, ao explicar o processo de fabricação de sorvete a sua sobrinha, ele afirmou que o recipiente que contém o sorvete gira dentro de uma mistura líquida de água e sal, a uma temperatura abaixo de 0ºC. Esse fato deixou a garota intrigada, pois, de acordo com o conhecimento da estudante, se 0º C é a temperatura que a água congela, seria impossível encontrar água no estado líquido, a uma temperatura negativa.

    Ao buscar explicações para esses dois fatos, a garota deparou-se com a necessidade de estudar as chamadas propriedades coligativas das soluções. Tais propriedades estão relacionadas à adição de um soluto não volátil a um solvente. Elas não dependem da natureza do soluto não volátil, mas sim da quantidade de partículas do mesmo.

   A videoaula, disponibilizada no link a seguir, bem como as informações disponíveis após o link ajudarão você a entender essas propriedades.

https://www.youtube.com/watch?v=rhVRaq1_7YI&t=766s


Propriedades coligativas:

Tonoscopia ou tonometria


   É o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil.

   Obs.: A pressão máxima de vapor é a pressão exercida pelo vapor quando existe um equilíbrio entre as fases líquida e de vapor, em uma dada temperatura.



Ebulioscopia ou ebuliometria

   É o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil.





Crioscopia ou criometria

   É o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil.

Pressão osmótica

Pressão externa que deve ser aplicada a uma solução concentrada para evitar a osmose.

Obs.: Osmose é a passagem do solvente para uma solução ou passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável.



ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

Obs.: O aluno deve responder às questões a seguir em seu caderno, utilizando caneta, e enviar foto das respostas para o professor, até o dia 04/08/2020. As respostas devem ser justificadas.


1) Sobre o texto presente em nossa aula, quais as duas propriedades coligativas que explicam as situações observadas por Carla?

a) Pressão osmótica e crioscopia.
b) Pressão osmótica e ebulioscopia.
c) Crioscopia e tonoscopia.
d) Tonoscopia e ebulioscopia.
e) Ebulioscopia e crioscopia.


2)  A presença de um soluto não volátil dissolvido em um solvente líquido altera o comportamento deste líquido na sua pressão de vapor que (x), no seu ponto de ebulição que (y) e no seu ponto de solidificação que (z). Respectivamente, podemos substituir x, y e z por:

a) aumenta, diminui e aumenta.
b) diminui, aumenta e diminui.
c) aumenta, aumenta e diminui.
d) diminui, diminui e aumenta.
e) diminui, aumenta e aumenta.


3) A adição de 150g de sacarose a um litro de água pura fará com que:
a) sua pressão de vapor diminua.
b) passe a conduzir corrente elétrica.
c) sua pressão de vapor aumente.
d) seu ponto de ebulição diminua.
e) seu ponto de congelamento aumente.


4) Sob mesma pressão, comparando-se as temperaturas de ebulição e de congelamento de uma solução aquosa de açúcar com as correspondentes para a água pura, tem-se:

a) valores maiores para as temperaturas referentes à solução.
b) valores menores para as temperaturas referentes à solução.
c) maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução.
d) menor temperatura de ebulição e maior temperatura de congelamento para a solução.
e) a mesma temperatura de ebulição e diferentes temperaturas de congelamento para a solução e a água.


5) Considere dois procedimentos distintos no cozimento de feijão. No procedimento A, foi usada uma panela de pressão contendo água e feijão, e no procedimento B foi usada uma panela de pressão contendo água, feijão e sal de cozinha. Com relação a esses procedimentos, é correto afirmar:

a) O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução B.
b) O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução B.
c) O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha.
d) O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha.
e) O tempo de cozimento será o mesmo nos procedimentos A e B.