Marcadores

quarta-feira, 15 de julho de 2020

2º Anos A / B - 3ª Atividade de história

A Mentalidade Indígena e os conflitos com os Europeus


As duas primeiras aulas anteriores  foram ministradas com intuito de mostrar uma forma mais ampla sobre A Mentalidade Europeia  e a Economia Colonial no Brasil nas próximas aulas teremos  dois objetos de Estudo:

O primeiro  A Mentalidade Indígena e os conflitos com os Europeus na invenção do Brasil  e o segundo   A Escravidão  e as Resistências no Atlântico.

Essa aula terá como base de estudo dois documentários curtos que trata da  relação indígena com os  europeus. Nele podermos observar que o mundo atual é fruto de uma série de lutas e múltiplas resistências em nosso cotidiano. Verificaremos as estratégias e manipulações na construção do Brasil.

Vamos perceber que o processo de naturalização (propaganda que o mundo é pronto e não modificável) tem como um dos objetivos a permaneça nos desinteresses da população em entender a si próprio. Nessa ação alguém e algo sai vitorioso pode ser pessoas ou um sistema (conjuntos de práticas com guia em um objeto de veneração), não questionar é a primeira forma de controle.



Esses documentários são moldados em uma pergunta simples:

Como chegamos aqui?

Na  tentativa de resolução dessa pergunta analisa paradigmas contemporâneos

1. Grandes Latifúndios – De que forma foram construídas as grandes propriedades e por que tamanha veneração por esse tipo de exploração-;

2. Culto a Grandes Personalidades – Em qual molde obtemos essa crença no heroísmo que esconde práticas e responsabilidades  individuais-;

3. Espetáculo da violência com grupos específicos da sociedade – As razões empáticas da naturalização da violência onde grupos étnicos são tratados como um produto o qual tem que ser destruído  com  o objetivo da manutenção de  uma ordem social-.

Essas tradições impregnadas que anda e vira são discutidas mas permanece com grupos específicos sendo beneficiados. Um exemplo dessa prática é a estética vigente em nossa sociedade a qual tem base nas etnias  vencedoras de um conflito desenhado a séculos.


Estudo Dirigido

Primeiro Episódio  da série  Histórias do Brasil . Antes do Brasil, Cabo Frio, 1530 produzido pela TV BRASIL em 2011



https://www.youtube.com/watch?v=lIVU79GTsw4

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Copiar no caderno perguntas e respostas e enviar por foto para o whatsapp do professor até o dia 28/07


1. O que os Europeus encontraram no século XVI onde viria ser o Brasil?

2.Qual era o objetivo da Guerra Indígena?

3.Como era feita a simbologia da Guerra no corpo Tupinambá?

4.Mostre a aliança entre Europeus e Indígenas.

5.Caracterize a lógica antropofágica do Tupi.

6.Defina riqueza no contato entre Indígenas e Europeus.

7.Resuma o rito da Execução Tupinambá.