Marcadores

quarta-feira, 29 de julho de 2020

2ª SÉRIES A,B 4ª ATIVIDADE DE HISTÓRIA


O PONTO DE VISTA INDÍGENA FRENTE A CONSTRUÇÃO DO BRASIL

Primeiro Episódio da série Guerras do Brasil. As Guerras da Conquista produzida pela TV BRASIL em 2017



Para que vocês compreendam melhor o assunto da terceira aula, nesta quarta aula estudaremos a colonização a partir ponto de vista dos indígenas frente a construção do Brasil. Para que vocês aprendam nós trabalharemos um documentário da série Guerras do Brasil especificamente o primeiro episódio.

Nele é possível verificar que o Brasil  é bastante seletivo em seus termos, do tocante aos eventos históricos. Pouco é usada a palavra Guerra em nosso país quando tem conflitos internos essa prática passa a ter uma propaganda que poucos apoiam a causa e poucos participam destes protestos, passando a imagem que os viventes do território brasileiro são harmoniosos, mas inúmeros são os conflitos passados em nosso território comprovando que o cotidiano não reforça bem essa ideia de convivência harmoniosa. Existe um conjunto de interesses sobre esse fato provavelmente tem relações com os beneficiados da ordem vigente em nosso país.

Em nossa sociedade geralmente O CIDADÃO que questiona é tratado com olhos de negação, devendo ser extinto ou levado a margem da existência perante os demais que não possuem senso crítico. A atualidade de nossa sociedade reflete bem isso, com cidadãos que negam os problemas vivenciados em nosso país, não participam das decisões e não tem habito de ler para se informa sobre a política que dirigi a todos, temos um país com pessoas passivas de entendimento.

Entre um dos milhares problemas do Brasil está a questão indígena e no documentário, ela é apresentada tanto do ponto de vista Histórico quanto do olhar Contemporâneo ou seja  a luta marca os dois tempos.

Quando nós estudantes refletimos a questão indígena, estamos amadurecendo opiniões sobre os seguintes itens: qual tipo de sociedade estamos tendo e o que ganharemos a curto, a médio e a longo prazo com essa situação. Assim chego a fazer uma observação para vocês estudantes: “Quem ganha financeiramente com a questão indígena são os descendentes de quem já ganhou em um passado” enfim menciono esse trecho da música de Cazuza para que vocês percebam a ideia da linearidade do poder: passado, presente e futuro nas mesmas mãos e apoiado pelo ser não pensante, passivo e quieto que a nossa sociedade forma.


            Eu vejo o futuro repetir o passado
            Eu vejo um museu de grandes novidades
            O tempo não para
            Não para não, não para


ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

1. Por que o Brasil é uma invenção?
2.Defina cosmo visão  Guarani.
3.Por que hoje podemos dizer que havia várias civilizações
4.Explique a razão da diversidade da Mata Atlântica.
5.Como era a rede de comunicação dos povos indígenas?
6.Resuma o Mito da fundação do Brasil.
7.Como era os brancos que chegavam ao Brasil?
8.Coloque o objetivo dos primeiros 100 anos da construção do Brasil.
9. Mostre a diferença de mentalidade entre indígenas e  os brancos.
10. Como os portugueses manipularam o rito da Guerra em seu favor?
11.Demonstre a reação indígena contra os portugueses.
12. Por que os Mundos estão em Guerra?
13. O que a Guerra Justa colocava?
14.Qual a razão dos índios serem considerado Bárbaro?
15.Coloque o uso da Guerra Biológica contra os indígenas.
16.O que o extermínio deixou em relação ao território?
17.Exponha o motivo dos índios não serem mortos em sua totalidade.
18.Por que a Guerra contra os indígenas é constante?
19. Fale da disputa entre Indígenas e Ruralista.   

AVISO:Copiar e responder no caderno a caneta para averiguação no retorno. Enviar para o whatsapp da professor em até 13 dias por meio de foto, print ou mensagem a resposta da atividade.Não esqueça de colocar o nome, série e turma.