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terça-feira, 14 de julho de 2020

3º ANO- ARTE MODERNA-ARTE-TERCEIRA AULA




Arte Moderna: características, movimentos e artistas

A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.  Essas vanguardas artísticas, como ficaram conhecidas, prolongaram-se até a metade do século seguinte, chegando ao Brasil em torno dos anos 1920.  A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais.
Nessa época, os artistas buscavam outros olhares e maneiras de representar o mundo, descolando-se da arte tradicional. Assim, surgiram diversas vertentes nas artes plásticas como expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, futurismo, surrealismo e dadaísmo.
Arte Moderna no Brasil
No Brasil, o movimento modernista surgiu posteriormente às vanguardas europeias. Aqui, o período decisivo para sua consolidação foi a década de 20, com a Semana de Arte Moderna No Brasil, que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal da cidade de São Paulo. Entretanto, já havia artistas realizando obras com características modernas alguns anos antes.
Considera-se que a arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.
Principais Características da Arte Moderna
A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.
Assim, a arte também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade. Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.
Suas principais características são:
·       Rejeição ao academicismo
·       Informalidade
·       Liberdade de expressão
·       Pontuação relativa
·       Aproximação da linguagem popular e coloquial
·       Figuras deformadas e cenas sem lógica
·       Abandono da representação das formas de maneira realista
·       Arbitrariedade no uso das cores
·       Urbanismo
·       Humor, irreverência
·       Estranhamento
Principais Artistas do Modernismo
Esse foi um período de grande efervescência cultural em que muitos artistas puderam se expressar de maneira totalmente inovadora.

Artistas modernistas europeus

·      Wassily Kandinsky (1866-1944)
  • Pablo Picasso (1881-1973)
  • Georges Braque (1882-1963)
  • Edvard Munch (1863-1944)
  • Piet Mondrian (1872-1974)
  • Ernst Kirchner (1880-1938)
  • Fernand Léger (1881-1955)
  • Giorgio de Chirico (1888-1978)
  • Salvador Dalí (1904-1989)
  • Marc Chagall (1887-1985)
  • Umberto Boccioni (1882-1916)

Artistas modernistas brasileiros

Contagiados pelas vanguardas europeias, os artistas no Brasil desenvolveram a sua arte de forma mais ousada e buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores e os temas nacionais. No entanto, foram alvo de críticas dado o choque causado no público. Muitas pessoas se sentiram ofendidas com as novas propostas.

Os principais expoentes da arte moderna no país foram:
  • Na Literatura: Mário de Andrade  (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1975), Sérgio Milliet (1898-1966).
  • Na Pintura e no Desenho:  Anita Malfatti (1889-1964), que após estudar na Europa,  retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato; John Graz (1891-1980), Oswaldo Goeldi (1895-1961), Yan de Almeida Prado (1898-1991), Tarsila do Amaral (1886-1973)
  • Na Escultura: Hildegardo Leão Veloso (1899-1966), Victor Brecheret (1894-1955) e Wilhelm Haarberg (1891-1986).
  • Na Arquitetura: Georg Przyrembel (1885-1956).
  • Na música: Villa Lobos (1887-1959) - compositor e maestro. Um dos maiores músicos brasileiros, com grande reconhecimento internacional também. Sua estreia foi na Semana de Arte Moderna, onde sua obra não foi compreendida pelo público.

Principais movimentos da Arte Moderna -vanguardas

Futurismo: o futurismo teve origem italiana em 1909 e foi a primeira corrente vanguardista da época. Enaltecia as inovações tecnológicas da época em detrimento das artes mais antigas e tradicionais, chegando a pregar, inclusive, a destruição das bibliotecas e museus. As obras, tanto plásticas quanto literárias, valorizavam a guerra, as máquinas e a velocidade.
futurismo giacomo balla
Velocidade do automóvel (1923), obra futurista de Giacomo Balla.

Cubismo: o cubismo explorava as formas geométricas, com início entre 1908 e 1910. As obras promoviam a fragmentação e decomposição das figuras estáticas, e dessa forma, permitia a visualização simultaneamente de diversas perspectivas da mesma imagem. 

cubismo Picasso
As senhoritas D'Avignon (1907), de Pablo Picasso é considerada a primeira tela cubista

Dadaísmo: surgiu em 1916, com o intuito de chocar a população burguesa da época como uma reflexão das consequências geradas na Primeira Guerra Mundial. O dadaísmo levou em consideração a revolta, agressividade e indignação como resquícios da turbulência histórica, sendo passadas para as obras.
a fonte de duchamp
A fonte (1917), obra dadaísta atribuída a Marcel Duchamp causou e causa polêmica na arte.


Expressionismo: surgiu em 1912 na Alemanha e valorizava a subjetividade, em oposição ao impressionismo, corrente de maior popularidade na segunda metade do século XIX. Essa corrente empreendia a deformação intencional da realidade, a caricatura, a “estética do feio” como forma de retratar o mundo por um prisma pessoal. Enfatizava o desespero, a angústia, a solidão, todos os estados de espírito característicos da época. 
o grito
O Grito (1893), de Edvard Munch.



Surrealismo: origem francesa e se iniciou em 1924, no período pós primeira guerra. Valorizava o inconsciente humano e o universo onírico (o mundo dos sonhos e fantasias). O surrealismo dialogava com a psicanálise freudiana, principalmente, com as manifestações do subconsciente. 
A persistência da memória
A perspectiva da memoria, Salvador Dalí (1937)

Abstracionismo: A arte abstrata tem como intuito um tipo de expressão que não tem qualquer diálogo com o figurativismo. Seu maior expoente foi o pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944). No abstracionismo, a intenção é criar imagens explorando as formas, linhas, cores e nuances, sem o menor comprometimento com a realidade. Assim, em 1910, Kandinsky cria a sua primeira obra abstrata, o quadro Batalha.

a batalha kandinsky
Batalha (1910), de Kandinsky é considerada a primeira obra abstrata.















Atividade 3º ano (responder preferencialmente pelo FORMS)

1.     Objetivando criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas buscaram, exceto:
a)     à liberdade cromática fazendo uso de cores de forma muitas vezes arbitrária e irrestrita;
b)    Representar figuras e objetos muitas vezes de maneira diferente do real e não tinham compromisso com a cópia fiel da realidade;
c)     Descompromisso com a representação fiel da realidade e buscavam quebrar as normas acadêmicas;
d)    Manter a arte brasileira dentro das normas acadêmicas europeias, desvalorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais;
e)     O abandono da representação das formas de maneira realista,  a liberdade de expressão.
2.     Sobre os movimentos modernistas (vanguardistas), é correto afirmar:
a) Entre suas principais manifestações estão o cubismo, o futurismo, o impressionismo, o dadaísmo e o surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.
b) Tinham como proposta o retorno aos ideais clássicos nas artes e na literatura.
c) As vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como Modernismo.
d) A palavra “vanguarda” tem origem no italiano avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais.
e) havia um projeto artístico em comum que agregava os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta e, assim, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e  manter os padrões clássicos vigentes.
3.     Movimento artístico que procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Valorizava a subjetividade, em oposição ao impressionismo, corrente de maior popularidade na segunda metade do século XIX.
a)     Dadaísmo;
b)    Surrealismo;
c)     Cubismo;
d)    Expressionismo;
e)     Abstracionismo.




















Referências: