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quarta-feira, 15 de julho de 2020

1º Séries do Ensino Médio - Terceira Atividade Remota de História -


Colégio Estadual Fausto Cardoso
Turma/Série: 1º série A, B, C e D - Ensino Médio
Disciplina: História
Professor: Antonio José dos Santos Junior
Tema: História, cultura, patrimônio e tempo

Patrimônio e Cultura 



Patrimônio Cultural 



O que é cultura?

   A resposta a essa pergunta envolve uma definição complexa, mas que é vivenciada no dia a dia por todos nós. Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.

Diversidade cultural brasileira

  Esse conhecimento nem sempre é formal — ninguém precisou fazer um curso para aprender a cultura de seu próprio povo. Ela foi transmitida para as gerações seguintes no cotidiano: na conversa, nas atividades diárias, nas festas e comemorações, no exemplo das outras pessoas.

Patrimônio Cultural

  A palavra patrimônio vem de pater, que significa pai e tem origem no latim. Patrimônio é o que o pai deixa para o seu filho. Assim, a palavra patrimônio passou a ser usada quando nos referimos aos bens ou riquezas de uma pessoa, de uma família, de uma empresa. Essa ideia começou a adquirir o sentido de propriedade coletiva com a Revolução Francesa no século XVIII.

  Hoje, em praticamente todos os lugares, nos deparamos com monumentos classificados como patrimônio cultural ou histórico. Mas você sabia que patrimônio vai muito além do que apenas um monumento antigo?

  Ao ouvirmos o termo “patrimônio” comumente associamos a algo físico, geralmente monumentos ou construções antigas já deterioradas. De fato, esta definição não é errada, entretanto é uma definição incompleta.

  Para que possamos entender mais o que patrimônio cultural significa por completo, devemos dividir os termos para irmos por partes. Primeiramente, o termo patrimônio histórico pode ser definido como uma herança composta por diversos bens históricos, ou seja, são diversas peças históricas que evocam um passado que se pretende rememorar.

  O estudo acerca do que se define como patrimônio se desenvolveu ao longo do século XXI e a noção de patrimônio histórico passou a ser substituída por patrimônio cultural.
Patrimônio cultural é um termo bem mais abrangente, ele envolve questões com um alcance mais amplo. Este conceito, além de envolver a questão histórica que se refere à memória e resgate de experiências passadas, traz também a questão ecológica de alguma região.

  Por exemplo, a Mata Atlântica, tombada desde 1999, e a região do Pantanal, tombada desde 2000, são considerados patrimônios naturais, principalmente por sua variedade biológica e por sua importância local.

Região do Pantanal, localizada principalmente na divisão Centro-oeste do Brasil.

  Patrimônio cultural, por fim, envolve uma série de características específicas. Envolve, então, um complexo de monumentos, conjuntos arquitetônicos, sítios históricos arqueológicos, parques nacionais de preservação de certa região que possui uma carga de resgate histórico e artístico.

  Esta definição, mais aceita nos estudos sobre patrimônios, originou-se do documento elaborado pela Convenção sobre Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural de 1972, que foi promovida pela UNESCO. Nesta ocasião o patrimônio cultural foi definido como obras arquitetônicas, monumentos artísticos ou escriturais ou mesmo estruturas arqueológicas que tenham algum valor histórico universal do ponto de vista científico.

Patrimônio cultural material

  São os bens concretos e que geralmente possuem valor comercial, como as pinturas, esculturas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que pode ser preservado e tem uma durabilidade considerável.

Colégio Estadual Fausto Cardoso/ Simão Dias - Patrimônio Cultural Material

Patrimônio Imaterial

  Embora a questão física seja importante para que possamos identificar um patrimônio cultural, existem os patrimônios imateriais. É mais fácil do que parece, o patrimônio imaterial não faz referência a algo místico ou inalcançável, na verdade podemos defini-lo como a produção humana que não se restringe à produção material, e que se estende à produção intelectual e emocional.

  Portanto, tudo que o ser humano produz para conhecer a si mesmo, enquanto indivíduo, e ao mundo que o cerca. No Brasil, a roda de capoeira é considerada um patrimônio imaterial, pois carrega toda uma herança histórica de resistência dos povos negros escravizados, a capoeira não pode ser tocada e não acabará assim que seus participantes decidirem parar de dançar. Enquanto a prática popular a manter viva, ela será um patrimônio cultural imaterial.

Roda de capoeira, patrimônio imaterial de resistência física e cultural dos povos escravizados.

Preservação do Patrimônio Cultural

  O Patrimônio Cultural deve ser valorizado por todos e sua proteção deve ser pensada para e pelos sujeitos que detém o conhecimento. A sensibilização e conscientização do por que e como preservar deve ser realizada através de políticas públicas que envolvam as comunidades e os agentes que se relacionam com os bens portadores da memória coletiva e da identidade cultural dos diversos grupos sociais.

Dança de roda do Pov. Sítio Alto/Simão Dias – Patrimônio Cultural Imaterial

  Existem dois caminhos principais para a preservação: primeiro, através da educação – ou seja, todas as atividades não governamentais que visem a conscientização da comunidade, direcionando-a ao conhecimento de si própria e de seus valores como um todo; segundo, pelo tombamento para bens materiais e registro para bens imateriais – ação do Estado. No Brasil, o órgão protetor do patrimônio cultural é o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

REFERÊNCIAS
Mota, Myriam Becho. História : das cavernas ao terceiro milênio / Myriam Becho Mota, Patrícia Ramos Braick. – 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.
HORTA, Matia de Lourdes Pareiras; MONTEIRO, Adriane Queiroz; GRUMBERG, Evelina. Guia Básico de Educação Patrimonial. BRASÍLIA: IPHAN, 1999.

Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
PATRIMÔNIO CULTURAL: O QUE É? Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/patrimonio-cultural-o-que-e. Acesso: 08/07/2020.
Patrimônio, Cultura e Memória no Enem - Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WkfH_IjDHk8. Acesso: 08/07/2020.
O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL? BENS MATERIAIS E IMATERIAIS - Exemplos no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BUU2nI-QZ_U. Acesso: 08/07/2020.


ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Entregar para o professor via whatsapp ou formulário google, ate o dia 29/07/2020


1. Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
A respeito do conceito de cultura, marque a resposta CORRETA.

a) Podemos  definir a cultura como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade.
b) É impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.
c) Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
d) Todas as alternativas estão corretas

2. Sobre o significado de Patrimônio Cultural e suas características. Marque resposta INCORRETA.

a) Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. 
b) Embora a questão física seja importante para que possamos identificar um patrimônio cultural, existem os patrimônios imateriais.
c) No Brasil, a roda de capoeira é considerada um patrimônio imaterial, pois carrega toda uma herança histórica de resistência dos povos negros escravizados.
d) Ao ouvirmos o termo “patrimônio” comumente associamos a algo físico, geralmente monumentos ou construções antigas já deterioradas. De fato, esta definição é errada.

3. No Brasil, qual o órgão protetor do patrimônio cultural?

a) IBGE
b) IPHAN
c)IBAMA
d)IHGB

4. A abordagem do patrimônio cultural, centrada nos aspectos técnicos da conservação e da restauração, tende a ocultar a ideia de que a sua preservação é uma prática social que implica um processo de interpretação da cultura, não apenas material como simbólica, portadora de referência à identidade, à ação e à memória dos grupos formadores da sociedade.
FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal. In: ABREU, R.; CHAGAS, M.
Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (adaptado).

A defesa do patrimônio histórico busca valorizar os bens que representam a nossa identidade. Nesse sentido, há manifestações culturais cuja preservação demanda seu reconhecimento como patrimônio imaterial. Essa concepção de patrimônio expressa-se:

a) no tombamento dos bens imóveis, como grupos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos.
b)no conjunto de bens culturais classificados segundo a sua natureza: arqueológica, histórica e etnográfica.
c) na preservação e proteção de monumentos históricos e bens culturais de diversas regiões brasileiras.
d)no conhecimento transmitido entre gerações e recriado pelas comunidades, gerando um sentimento de pertencimento.

5. Qual ação abaixo não é considerada uma forma de proteção do patrimônio Cultura?

a) Educação patrimonial – ou seja, todas as atividades não governamentais que visem a conscientização da comunidade.
b) Tombamento de bens materiais.
c) Registro de bens imateriais.
d) Demolição é reconstrução do patrimônio cultural imaterial.

6. Qual imagem abaixo representa um Patrimônio Cultural Imaterial?
a)Dança de Roda







b)Cristo Redentor 







c) Antiga residência do Barão de Santa Rosa

  




d)Colégio Estadual Fausto Cardoso